terça-feira, 30 de abril de 2019

Romanos 11:7

Romanos 11:7 - Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
POIS QUÊ? O QUE ISRAEL. É notório que o escritor continua falando aos seus irmãos e conterrâneos judeus, eles que se achavam melhores do que os demais povos do mundo antigo, por fazerem parte da aliança da lei. E na verdade, os hebreus de princípio, ao conquistarem a terra de Canaã, enquanto se mantinham fieis a legislação de Moisés era o povo especial de Deus, porem, depois que se desviaram do concerto do Senhor, se tornaram iguais aos demais povos, por causa da rebelião e apostasia.

BUSCAVA. De acordo com o pensamento de Paulo, os judeus perderam a essência da lei de Moisés, quando deixaram de confiar no Senhor para confiarem nos seus méritos pessoas, com isso passaram a ser meros hipócritas religiosos, reprovando as demais nações, mas que no fundo no fundo, também se encontravam na mesma condição do que os pagãos. O embotamento da mente religiosa leva o homem ao desvio de Deus.

NÃO ALCANÇOU. A lei de Moisés não era material, mas sim, espiritual, e precisava do tempero da fé, como está escrito que, o justo viverá da fé. Mas os seguidores do judaísmo transformaram a lei de Moisés em letra morta, com suas exigências impraticáveis. Na realidade, os filhos de Israel se esqueceram de que Abraão foi justificado por fé em Deus e não por méritos pessoais, como acontece com os remidos.

MAS OS ELEITOS. Estes eleitos sobre os quais fala o autor dizem respeito aos eleitos segundo a graça de Deus e não por terem capacidade própria para tanto. Certamente Paulo se reporta sobre aqueles que dentre os judeus acharam graça diante de Deus, em que o Senhor lhes deu entendimento para crerem de que Cristo Jesus era o Messias de Deus. Bem como os eleitos também são os gentios remidos por Cristo Jesus, uma vez que, a nova dispensação da graça de Deus é universal e não nacional.

ALCANÇARAM. Bem-aventurados são aqueles que acharam esta graça de Cristo, porque Ele disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Alcançar o favor divino já dentro do tempo da nova aliança da graça de Deus chegar diante do trono da graça e ser favorecido com todos os benefícios que o evangelho promete aos escolhidos de Deus, tanto judeus quanto gentios também.

E OS OUTROS. Mas nem todos que faziam parte do povo judeu alcançaram a graça de Deus para compreenderem que o simples Jesus de Nazaré era de fato o Messias prometido por Deus, nas Sagradas Escritoras dos hebreus. Por isso que, Ele veio para os que eram seus, e os seus não o receberam. Estes que não reconheceram que Jesus Cristo era o Emanuel de Deus, foram os mesmos que o condenaram a morte de cruz.

FORAM ENDURECIDOS. Nisto se percebe a rejeição ativa de Deus aos incrédulos judeus, como aconteceu com Faraó no Egito, que foi por Deus endurecido em seu coração, a fim de que o poder de Deus fosse manifesto naquela terra. Deus é soberano e Ele faz como lhe apraz, e como tal, Ele chama para seu reino e luz quem lhe agradar, e rejeita também a todos aqueles que não se submetem a sua vontade. Portanto, quem é um eleito de Deus, deve render ao Senhor glória e ações de graças sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...