segunda-feira, 29 de julho de 2019

Atos 1:6

Atos 1:6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
A REUNIÃO. Cristo havia sido crucificado e morto pelos pecados da humanidade. Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia de entre os mortos. Apareceu muitas vezes a várias pessoas. Já havia passados quarenta dias de sua ressurreição e fazia a última reunião com os seus apóstolos antes de sua ascensão as mansões celestiais. Era natural que os seus amigos e companheiros de ministério tirassem as suas dúvidas sobre as coisas futuras, principalmente sobre o povo de Deus Israel.

A ESPERANÇA MESSIÂNICA DO POVO JUDEU. Depois de Israel se tornar uma nação já havia passado por dois cativeiros, um com os sírios e outro com os babilônicos. No tempo de Cristo o povo judeu se encontrava subjugado ao domínio romano. A grande esperança do povo naquele momento era de que o Messias, como filho de Davi, tomaria o reino de Israel do poder romano. Todavia, Jesus mesmo sendo o descendente de Davi, deixou bem claro de que o seu Reino não é terreno, mas espiritual. E na sua primeira vinda não cumpriu as expectativas do povo neste particular.

O TEMPO DA RESTAURAÇÃO. As profecias referentes à antiga dispensação eram condicionais. A restauração de Israel na dispensação vinculado a vinda do Messias dependia da resposta positiva do povo ao plano de Deus. Como Israel não recebeu o seu Cristo como devia (João 1:11) essas promessas foram adiadas para o tempo do fim, provavelmente no período do milênio. O que era um fato histórico passou a ser uma realidade espiritual. A proposta da nova aliança e a restauração da alma.

O REINO DE ISRAEL. No princípio da formação de Israel como nação não havia um reino humano com uma organização estatal. O que prevalecia era a Teocracia, ou seja, o Reino de Deus sobre a nação e sobre a vida do seu povo. Com uma legislação bem definida por meio da lei de Moisés. Depois, o povo instituiu o estado de Israel como uma instituição humana com o domínio da nação per um rei. Mas, não demorou muito para que essa hegemonia governamental perdesse a primazia, vindo à nação inteira a ser dominada por outras nações.

CRISTO VEIO COM A PROPOSTA DA IMPLANTAÇÃO DO REINO DE DEUS. O projeto da nova aliança de Cristo para a humanidade não é de um reino terreno. O novo pacto de Deus com os homens é a concretização da Teocracia Divina sobre a vida individual das pessoas. Israel como nação falou no recebimento desta projeção de Deus para que voltasse a Teocracia. O Messias, Jesus Cristo, propõe um reino muito mais abrangente do que nacionalista. O alcance deste Reino de Cristo é universal para todas as nações.

O REINO DE DEUS. É um Reino Teocrático, onde o Deus todo poderoso domina sobre tudo e sobre todos. Cristo é o príncipe este Reino de Deus por meio de uma nova dispensação, chamada dispensação da graça. O Espírito Santo vem organizando este Reino de Deus, desde que o Rei Jesus subiu para estar assentado a destra de Deus Pai. Os súditos deste Reino de Deus são todos aqueles que se enquadram o perfil da nova aliança de Deus para com os homens. As boas novas do evangelho de Cristo Jesus.

Atos 1:5

Atos 1:5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
JOÃO BATISTA. O seu nome quer dizer: Deus tem misericórdia. João Batista, o Precursor de Cristo Jesus nosso Senhor. A vinda de João foi profetizada por (Isaías 40.3), e por (Malaquias 4.5) e (Mateus 11.14), sendo o seu nascimento anunciado aos seus idosos pais por ‘um anjo do Senhor’ (Lucas 1.5 a 23). Seu pai Zacarias era sacerdote, e sua mãe Isabel ‘era das filhas de Arão’. Ele era a voz que clama no deserto. Pregava o batismo de arrependimento e a chagada o Messias de Deus.

O BATISMO DE JOÃO BATISTA. Ele batizava com água. No judaísmo helenístico, era comum gentios se converterem ao judaísmo. No entanto, segundo as tradições judaicas tinha que seguir os rituais estabelecidos pelas normas vigentes, para serem os gentios aceitos na comunidade judaica. João demonstrava que na nova aliança basta se converter, ser batizado com o batismo do arrependimento e essa pessoa era aceita como pertencente ao Reino de Deus. Por isso que João batizava com água.

MAS VÓS SEREIS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO. No período da antiga aliança, O Espírito santo era dado não a todos, mas a pessoas específicas para cumprirem determinadas tarefas ou missões. Todavia, havia da parte de Deus profecias do derramamento do Espírito do Senhor em plenitude nos tempos da nova aliança. Joel 2:28-29. Agora era chegada a dispensação da nova aliança e a promessa do derramamento do Espírito Santo ficou sendo chamada de Batismo no Espírito Santo.

O ESPÍRITO SANTO. O Espírito Santo, é a terceira Pessoa da Trindade. Nas Sagradas Escrituras é denominado ‘o Espirito’, ‘o Santo Espírito’, ‘o Espírito de Deus’, ‘o Espirito do Filho de Deus’, e o ‘Consolador’, “Paráclito divino”. Desde o primeiro livro da bíblia até o último deles é notável as atividades do Espírito santo de Deus. Esteve presente na vida de Cristo em todos os momentos e é prometido também na vida de todos aqueles que nascerem de novo. Ele é o portador dos dons espirituais.

NÃO MUITO DEPOIS DESTES DIAS. Seguindo a cronologia narrada por Lucas neste livro de Atos. Temos a ressurreição de Cristo e passados quarenta dias o Senhor Jesus se reúne com os seus apóstolos para lhes falar dos seus planos futuros para a sua igreja, lhes dando instruções concernentes ao Reino de Deus. Com mais dez dias a frente se cumpririam estas palavras ditas pelo Senhor Jesus Cristo. Que determinou que eles ficassem em Jerusalém até serem revestidos do poder e da virtude do Espírito Santo.

O DIA DE PENTECOSTES. Depois desta última reunião entre Jesus e os seus apóstolos, ele subiu aos céus para se assentar definitivamente a destra da majestade celestial. Os apóstolos e parte dos discípulos de Cristo tomaram o seu conselho e ficaram em Jerusalém. E no dia de pentecostes, cinquenta dias depois da ressurreição, estavam todos reunidos em um mesmo lugar e de repente foram todos cheios do Espírito Santo, no cumprimento da promessa.

Atos 1:4

Atos 1:4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
ESTANDO COM ELES. Provavelmente isso se refere à última reunião do Senhor Jesus com os seus apóstolos antes de sua ascensão. Depois de sua ressurreição de entre os mortos ao terceiro dia, ele se apresentou aos seus apóstolos para lhes dar instruções sobre como deveriam dar continuidade a sua igreja depois de sua ascensão aos céus para se assentar a destra de Deus Pai. E para lhes falar sobre as coisas do Reino de Deus. Os quarenta dias em que Jesus passou ainda na terra antes da ascensão foram importantes.

DETERMINOU-LHES. O Messias que veio cumprir a redenção da humanidade neste ínterim, já havia consumado a obra a que fora enviado como ungido de Deus a realizar. Verdadeiramente, tinha conquistado o respeito dos seus seguidores e principalmente dos seus apóstolos. Com isso tinha autoridade o suficiente para determinar ou ordenar o que fosse conveniente no plano de Deus para a vida deles e da igreja. E essa determinação da parte de Cristo era para que se cumprisse a sua palavra.

QUE NÃO SE AUSENTASSEM DE JERUSALÉM. A capital de Israel era o berço da antiga aliança de Deus com os Hebreus. A vontade de Cristo Jesus era que também se tornasse o centro de onde nasceria o Cristianismo com todos os elementos da Nova Aliança de Deus para com a humanidade por meio do seu Filho Jesus. Foi em Jerusalém que Jesus fez grandes prodígios e ensinou as coisas do reino de Deus, além de ter sido crucificado em seu entorno e também ressuscitado.

MAS QUE ESPERASSEM A PROMESSA DO PAI. No período da antiga aliança, O Espírito santo era dado não a todos, mas a pessoas específicas para cumprirem determinadas tarefas ou missões. Todavia, havia da parte de Deus profecias do derramamento do Espírito do Senhor em plenitude nos tempos da nova aliança. Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. É um exemplo desta promessa do Senhor ao seu povo da nova dispensação.

QUE DE MIM OUVISTES. Certamente, o Senhor Jesus se refere neste particular as palavras de João Batista, dando testemunho a respeito dele. João 1: 32-33 - E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Só quem pode batizar com o Espírito Santo é Jesus de Nazaré.

NOTA: COBERTURA DO LIVRO DE ATOS. Este volume histórico do Novo Testamento não cobre todo o período da Igreja primitiva, mas abrange mais ou menos três décadas dos primórdios da Igreja, provavelmente entre os anos de 33 à cerca de 63 d.c. Metade do seu conteúdo fala sobre as atividades de Paulo e um terço as atividades de Pedro, enquanto que o restante se refere as atividades dos outros líderes da igreja de Cristo da época.

Atos 1:3

Atos 1:3 - Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
DEPOIS DE TER PADECIDO. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). O seu sacrifício já era previsto nas profecias messiânicas. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

APRESENTOU-SE VIVO. O cordeiro foi crucificado na cruz do calvário em nosso lugar. Morreu pelos nossos pecados no madeiro e morte de cruz. Foi sepultado entre os mortos, porem, ao terceiro dia ressuscitou para a vida. E se apresentou vivo para todo o sempre, porque a morte não pode o vencer, até porque ele é a ressurreição e vida (João 11:25).

COM MUITAS E INFALÍVEIS PROVAS. O Novo Testamento está recheado destas provas da ressurreição de Cristo de entre os mortos. Ele apareceu às mulheres (Mateus 28:8,10). Apareceu a Maria Madalena (Marcos 16:9). Também a Pedro (1 Coríntios 15:5). Aos dois discípulos (Lucas 24:15-16,30-35). Aos dez (Lucas 24:36-3. Aos onze (Marcos 16:14) E muitas outras passagens.

SENDO VISTO DURANTE QUARENTA DIAS. É somente o livro de Atos que nos fornece esse relato de que houve um intervalo de pelo menos quarenta dias entre a ressurreição de Cristo e a sua ascensão as mansões celestiais. Por conseguinte, devemos a este livro histórico do Novo Testamento este fato importante da vida de Cristo. Não encontramos em nenhum dos evangelhos sinóticos esta informação.

FALANDO DAS COISAS DO REINO DE DEUS. Foi para isso que ele também veio em sua missão. Fazia parte do ministério de Cristo falar das boas novas do Reino de Deus. Isaías 61:1-2 - O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos. A apregoar o ano aceitável do SENHOR.

NOTA: O LIVRO DE ATOS. Este volume é a única história da igreja cristã em essência, escrita antes do século III d.c. Bastaria este fato para se reconhecer universalmente o valor desta obra literária, não somente como um mero documento histórico, mas como uma obra prima que registra os começos da igreja cristã no mundo.

Atos 1:2

Atos 1:2 - Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera.
ATÉ O DIA DE SUA ASCENSÃO. O primeiro tratado ao qual se refere o Dr. Lucas trata de um resumo da vida de Cristo desde o seu nascimento até a sua ascensão às mansões celestiais. Onde ele faz um lampejo dos atos poderosos de Jesus de Nazaré demonstrando de que ele era o Messias de Deus. Além do mais, o conteúdo literário do evangelho de Lucas traz uma síntese dos ensinamentos de Cristo. Protagonizando os parâmetros da nova aliança de Deus com os homens.

RECEBIDO EM CIMA. Está expressão bíblica se refere ao momento da ascensão de Cristo e da sua entronização a destra de Deus. Atos 1:9-11 – Nos fala justamente sobre o momento da ascensão do Senhor Jesus. Depois de ressuscitar de entre os mortos chegou o momento de retornar para de onde veio. Já em muitas outas partes nos ensina a palavra do Senhor de que o Cristo de Deus foi recebido com honra plena à destra de Deus Pai todo poderoso. Filipenses 2:9 – Deus o exaltou soberanamente.

OS ENSINOS DE CRISTO. Um dos títulos de Jesus foi Rabi, que traduzido quer dizer mestre. Nenhum outro na história da humanidade superou ao Cristo de Deus em ensinos profundos e ao mesmo tempo simples e de fácil compreensão. Sua metodologia didática e pedagógica tem a capacidade de alcançar a todas as classes sociais e mentalidades culturais. Sua forma de ensinar não era apenas teórica, porque suas palavras e pregações encontravam ressonância no que ele fazia e realizava. Seus ensinos vinham carregados de autoridade e poder. Ele é o verbo de Deus.

ESPÍRITO SANTO. Cristo transmitia os seus ensinamentos pelo Espírito de Deus. E na bíblia está escrito de que o Espírito do Senhor é quem revela as profundezas de Deus, conforme 1 Coríntios 2:10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Eis a razão porque o Senhor Jesus foi, é e sempre será o maior de todos os Mestres de toda a história da humanidade. Isso porque ele ensinava as coisas do Reino de Deus pelo Espírito Santo.

AOS APÓSTOLOS. A sua metodologia pedagógica de ensino estava a disposição de todos os que desejassem lhe ouvir. No entanto, a preocupação do Senhor Jesus era preparar um grupo de discípulos a quem veio a ser chamado de Apóstolos para dar continuidade a sua obra no que diz respeito a sua igreja. Jesus sabia de que seria crucificado e morto pela humanidade. E depois de sua morte, quem daria continuidade a sua obra na terra? Os apóstolos, que foram aqueles que conviveram com Cristo!

ESCOLHIDOS. A escritura declara de que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Dentre muitos discípulos o próprio Cristo escolheu para se o grupo dos doze, a quem deu o nome de apóstolos. Mateus 10:2-4 - Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Foram eles que receberam os ensinos de Jesus para dar continuidade a igreja em seus primórdios.

Atos 1:1

Atos 1:1 - FIZ o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.
AUTOR DE ATOS DOS APÓSTOLOS. Destaca-se acima de tudo a autoria comum e a unidade sobre Atos-Lucas. Isso faz do Dr. Lucas o mais extensivo escritor de todo o Novo Testamento. Somando-se esses dois volumes Atos-Lucas têm então mais de um quarto do volume de todo do Novo Testamento. Considerando-se Atos-Lucas de mesma autoria, porque é universalmente reconhecida como de Lucas, são duas divisões de uma mesma obra literária. Portanto, o livro de Atos é de autoria de Lucas.

O PRIMEIRO TRATADO. Diz respeito ao evangelho de Lucas. O livro de Atos é a continuação da narração do levantamento e propagação do cristianismo. Sendo que a primeira parte, ao que o autor chama de primeiro tratado se refere ao livro de Lucas. O texto que estamos comentando não deixa dúvida de que estes dois volumes, o evangelho de Lucas e o livro de Atos fazem parte de um mesmo esforço literário do discípulo e não apóstolo Lucas. O primeiro tratado faz parte dos evangelhos sinóticos.

QUEM FOI TEÓFILO? Seu nome significa: “Aquele que ama a Deus, ou amigo de Deus”. Ele é o mesmo que foi tratado de excelentíssimo no evangelho de Lucas 1:3. Todavia, Teófilo continua sendo um nome próprio e não tem nenhum significado, além disto. Ele foi a pessoa a quem Lucas dedica o seu Evangelho e os Atos dos Apóstolos (Lucas 1.3 - Atos 1.1). Julga-se que ele tinha sido um gentio de alta categoria, que, sob a influência da pregação evangélica, veio para o Cristianismo. Ao que tudo indica era uma autoridade.

O AUTOR DIZ QUE O PRIMEIRO TRATADO FALA SOBRE O QUE JESUS COMEÇOU. Na realidade o que o Dr. Lucas deixou registrado em seu evangelho não diz respeito à totalidade dos feitos de Cristo. O autor deixa claro de que ele deu apenas um lampejo das coisas que Jesus realizou. Evangelho de João 21:25 - Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Essa é a realidade.

O QUE JESUS FEZ. Diz respeito às grandes obras que ele prodigalizou durante o seu ministério em prol de todos aqueles que vieram ao seu encontro em busca de sua ajuda. Refere-se às muitas e diversas curas e milagres que ele realizou em benefício dos enfermos como também os atos de libertação dos que eram atormentados per espírito maus. O que Jesus fez ficou registrado nos evangelhos, do qual faz parte o primeiro tratado citado pelo autor de Atos, como feitos insuperáveis por qualquer outro.

O QUE JESUS ENSINOU. Um dos títulos de Jesus foi Rabi, que traduzido quer dizer mestre. Nenhum outro na história da humanidade superou ao Cristo de Deus em ensinos profundos e ao mesmo tempo simples e de fácil compreensão. Sua metodologia didática e pedagógica tem a capacidade de alcançar a todas as classes sociais e mentalidades culturais. Sua forma de ensinar não era apenas teórica, porque suas palavras e pregações encontravam ressonância no que ele fazia e realizava. Seus ensinos vinham carregados de autoridade e poder. Ele é o verbo de Deus.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Apocalipse 22:20-21

Apocalipse 22:20-21 - Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
AQUELE QUE TESTIFICA. Aquele que testifica neste versículo é o mesmo que testifica em Apocalipse 22:18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro. Portanto, quem testifica é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Ele que enviou o seu anjo para testificar estas coisas a João, e João por sua vez ficou encarregado de escrever este livro e repassar para as igrejas.

ESTAS COISAS DIZ. Não há dúvida que o livro, neste particular, fala a respeito de tudo que está registrado em seu conteúdo, que serve de alerta para a igreja remida de Cristo, com o fim dos servos de Cristo se preparar para a volta gloriosa do Filho de Deus, para arrebatar seus escolhidos para si mesmo. Mas também serve de aviso ao mundo, no que diz respeito a tocar a trombeta de alerta sobre os juízos de Deus.

CERTAMENTE CEDO VENHO. AMÉM. Somente neste capítulo há quatro referência sobre a vida de Cristo Jesus para buscar a sua igreja amada, conforme ele prometeu, em João 14:2-3 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

ORA VEM SENHOR JESUS. Esse é o chamado do Espírito Santo, bem como da igreja viva do Cristo ressurrecto, conforme Apocalipse 22:17 - E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. No momento determinado por Deus, tanto o Espírito Santo, quanto a igreja de Cristo, estarão clamando para que o Filho de Deus volte para nos buscar.

A GRAÇA. Assim como muitos dos livros, cartas ou missivas do Novo Testamento terminam falando da graça de Cristo, este livro não poderia ser diferente. Há quem diga que este livro, pelo menos de princípio foi escrito exclusivamente para os gentios, porque contem apenas a palavra “graça” e não também a palavra paz. Falar sobre a graça de Cristo é descrever sobre a nova dispensação pelo evangelho das boas novas.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Encontramos mais uma vez o título completo do Filho de Deus, que é nosso Senhor Jesus Cristo. João termina seu livro reconhecendo o senhorio de Cristo, Ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16). Jesus é o nome próprio do Filho de Deus é quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome Cristo fala a respeito da missão do Emanuel, que é o Messias de Deus, e fala do ungido de Deus e o enviado como Salvador.

SEJA COM TODOS VÓS. AMÉM. Finalizamos este comentário dizendo que, este livro sempre teve um valor muito grande para a história da igreja de Cristo, como alerta aos servos de Deus. No futuro, este livro vai nortear os acontecimentos dos juízos de Deus sobre a terra e seus moradores. Quero agradecer imensamente ao Espírito Santo de Deus pela inspiração e iluminação na exposição deste comentário do Apocalipse. F.A.S.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...