segunda-feira, 29 de julho de 2019

Atos 1:5

Atos 1:5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
JOÃO BATISTA. O seu nome quer dizer: Deus tem misericórdia. João Batista, o Precursor de Cristo Jesus nosso Senhor. A vinda de João foi profetizada por (Isaías 40.3), e por (Malaquias 4.5) e (Mateus 11.14), sendo o seu nascimento anunciado aos seus idosos pais por ‘um anjo do Senhor’ (Lucas 1.5 a 23). Seu pai Zacarias era sacerdote, e sua mãe Isabel ‘era das filhas de Arão’. Ele era a voz que clama no deserto. Pregava o batismo de arrependimento e a chagada o Messias de Deus.

O BATISMO DE JOÃO BATISTA. Ele batizava com água. No judaísmo helenístico, era comum gentios se converterem ao judaísmo. No entanto, segundo as tradições judaicas tinha que seguir os rituais estabelecidos pelas normas vigentes, para serem os gentios aceitos na comunidade judaica. João demonstrava que na nova aliança basta se converter, ser batizado com o batismo do arrependimento e essa pessoa era aceita como pertencente ao Reino de Deus. Por isso que João batizava com água.

MAS VÓS SEREIS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO. No período da antiga aliança, O Espírito santo era dado não a todos, mas a pessoas específicas para cumprirem determinadas tarefas ou missões. Todavia, havia da parte de Deus profecias do derramamento do Espírito do Senhor em plenitude nos tempos da nova aliança. Joel 2:28-29. Agora era chegada a dispensação da nova aliança e a promessa do derramamento do Espírito Santo ficou sendo chamada de Batismo no Espírito Santo.

O ESPÍRITO SANTO. O Espírito Santo, é a terceira Pessoa da Trindade. Nas Sagradas Escrituras é denominado ‘o Espirito’, ‘o Santo Espírito’, ‘o Espírito de Deus’, ‘o Espirito do Filho de Deus’, e o ‘Consolador’, “Paráclito divino”. Desde o primeiro livro da bíblia até o último deles é notável as atividades do Espírito santo de Deus. Esteve presente na vida de Cristo em todos os momentos e é prometido também na vida de todos aqueles que nascerem de novo. Ele é o portador dos dons espirituais.

NÃO MUITO DEPOIS DESTES DIAS. Seguindo a cronologia narrada por Lucas neste livro de Atos. Temos a ressurreição de Cristo e passados quarenta dias o Senhor Jesus se reúne com os seus apóstolos para lhes falar dos seus planos futuros para a sua igreja, lhes dando instruções concernentes ao Reino de Deus. Com mais dez dias a frente se cumpririam estas palavras ditas pelo Senhor Jesus Cristo. Que determinou que eles ficassem em Jerusalém até serem revestidos do poder e da virtude do Espírito Santo.

O DIA DE PENTECOSTES. Depois desta última reunião entre Jesus e os seus apóstolos, ele subiu aos céus para se assentar definitivamente a destra da majestade celestial. Os apóstolos e parte dos discípulos de Cristo tomaram o seu conselho e ficaram em Jerusalém. E no dia de pentecostes, cinquenta dias depois da ressurreição, estavam todos reunidos em um mesmo lugar e de repente foram todos cheios do Espírito Santo, no cumprimento da promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...