segunda-feira, 29 de julho de 2019

Atos 1:4

Atos 1:4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
ESTANDO COM ELES. Provavelmente isso se refere à última reunião do Senhor Jesus com os seus apóstolos antes de sua ascensão. Depois de sua ressurreição de entre os mortos ao terceiro dia, ele se apresentou aos seus apóstolos para lhes dar instruções sobre como deveriam dar continuidade a sua igreja depois de sua ascensão aos céus para se assentar a destra de Deus Pai. E para lhes falar sobre as coisas do Reino de Deus. Os quarenta dias em que Jesus passou ainda na terra antes da ascensão foram importantes.

DETERMINOU-LHES. O Messias que veio cumprir a redenção da humanidade neste ínterim, já havia consumado a obra a que fora enviado como ungido de Deus a realizar. Verdadeiramente, tinha conquistado o respeito dos seus seguidores e principalmente dos seus apóstolos. Com isso tinha autoridade o suficiente para determinar ou ordenar o que fosse conveniente no plano de Deus para a vida deles e da igreja. E essa determinação da parte de Cristo era para que se cumprisse a sua palavra.

QUE NÃO SE AUSENTASSEM DE JERUSALÉM. A capital de Israel era o berço da antiga aliança de Deus com os Hebreus. A vontade de Cristo Jesus era que também se tornasse o centro de onde nasceria o Cristianismo com todos os elementos da Nova Aliança de Deus para com a humanidade por meio do seu Filho Jesus. Foi em Jerusalém que Jesus fez grandes prodígios e ensinou as coisas do reino de Deus, além de ter sido crucificado em seu entorno e também ressuscitado.

MAS QUE ESPERASSEM A PROMESSA DO PAI. No período da antiga aliança, O Espírito santo era dado não a todos, mas a pessoas específicas para cumprirem determinadas tarefas ou missões. Todavia, havia da parte de Deus profecias do derramamento do Espírito do Senhor em plenitude nos tempos da nova aliança. Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. É um exemplo desta promessa do Senhor ao seu povo da nova dispensação.

QUE DE MIM OUVISTES. Certamente, o Senhor Jesus se refere neste particular as palavras de João Batista, dando testemunho a respeito dele. João 1: 32-33 - E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Só quem pode batizar com o Espírito Santo é Jesus de Nazaré.

NOTA: COBERTURA DO LIVRO DE ATOS. Este volume histórico do Novo Testamento não cobre todo o período da Igreja primitiva, mas abrange mais ou menos três décadas dos primórdios da Igreja, provavelmente entre os anos de 33 à cerca de 63 d.c. Metade do seu conteúdo fala sobre as atividades de Paulo e um terço as atividades de Pedro, enquanto que o restante se refere as atividades dos outros líderes da igreja de Cristo da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...