segunda-feira, 29 de julho de 2019

Atos 1:1

Atos 1:1 - FIZ o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.
AUTOR DE ATOS DOS APÓSTOLOS. Destaca-se acima de tudo a autoria comum e a unidade sobre Atos-Lucas. Isso faz do Dr. Lucas o mais extensivo escritor de todo o Novo Testamento. Somando-se esses dois volumes Atos-Lucas têm então mais de um quarto do volume de todo do Novo Testamento. Considerando-se Atos-Lucas de mesma autoria, porque é universalmente reconhecida como de Lucas, são duas divisões de uma mesma obra literária. Portanto, o livro de Atos é de autoria de Lucas.

O PRIMEIRO TRATADO. Diz respeito ao evangelho de Lucas. O livro de Atos é a continuação da narração do levantamento e propagação do cristianismo. Sendo que a primeira parte, ao que o autor chama de primeiro tratado se refere ao livro de Lucas. O texto que estamos comentando não deixa dúvida de que estes dois volumes, o evangelho de Lucas e o livro de Atos fazem parte de um mesmo esforço literário do discípulo e não apóstolo Lucas. O primeiro tratado faz parte dos evangelhos sinóticos.

QUEM FOI TEÓFILO? Seu nome significa: “Aquele que ama a Deus, ou amigo de Deus”. Ele é o mesmo que foi tratado de excelentíssimo no evangelho de Lucas 1:3. Todavia, Teófilo continua sendo um nome próprio e não tem nenhum significado, além disto. Ele foi a pessoa a quem Lucas dedica o seu Evangelho e os Atos dos Apóstolos (Lucas 1.3 - Atos 1.1). Julga-se que ele tinha sido um gentio de alta categoria, que, sob a influência da pregação evangélica, veio para o Cristianismo. Ao que tudo indica era uma autoridade.

O AUTOR DIZ QUE O PRIMEIRO TRATADO FALA SOBRE O QUE JESUS COMEÇOU. Na realidade o que o Dr. Lucas deixou registrado em seu evangelho não diz respeito à totalidade dos feitos de Cristo. O autor deixa claro de que ele deu apenas um lampejo das coisas que Jesus realizou. Evangelho de João 21:25 - Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Essa é a realidade.

O QUE JESUS FEZ. Diz respeito às grandes obras que ele prodigalizou durante o seu ministério em prol de todos aqueles que vieram ao seu encontro em busca de sua ajuda. Refere-se às muitas e diversas curas e milagres que ele realizou em benefício dos enfermos como também os atos de libertação dos que eram atormentados per espírito maus. O que Jesus fez ficou registrado nos evangelhos, do qual faz parte o primeiro tratado citado pelo autor de Atos, como feitos insuperáveis por qualquer outro.

O QUE JESUS ENSINOU. Um dos títulos de Jesus foi Rabi, que traduzido quer dizer mestre. Nenhum outro na história da humanidade superou ao Cristo de Deus em ensinos profundos e ao mesmo tempo simples e de fácil compreensão. Sua metodologia didática e pedagógica tem a capacidade de alcançar a todas as classes sociais e mentalidades culturais. Sua forma de ensinar não era apenas teórica, porque suas palavras e pregações encontravam ressonância no que ele fazia e realizava. Seus ensinos vinham carregados de autoridade e poder. Ele é o verbo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...