segunda-feira, 29 de julho de 2019

Atos 1:6

Atos 1:6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
A REUNIÃO. Cristo havia sido crucificado e morto pelos pecados da humanidade. Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia de entre os mortos. Apareceu muitas vezes a várias pessoas. Já havia passados quarenta dias de sua ressurreição e fazia a última reunião com os seus apóstolos antes de sua ascensão as mansões celestiais. Era natural que os seus amigos e companheiros de ministério tirassem as suas dúvidas sobre as coisas futuras, principalmente sobre o povo de Deus Israel.

A ESPERANÇA MESSIÂNICA DO POVO JUDEU. Depois de Israel se tornar uma nação já havia passado por dois cativeiros, um com os sírios e outro com os babilônicos. No tempo de Cristo o povo judeu se encontrava subjugado ao domínio romano. A grande esperança do povo naquele momento era de que o Messias, como filho de Davi, tomaria o reino de Israel do poder romano. Todavia, Jesus mesmo sendo o descendente de Davi, deixou bem claro de que o seu Reino não é terreno, mas espiritual. E na sua primeira vinda não cumpriu as expectativas do povo neste particular.

O TEMPO DA RESTAURAÇÃO. As profecias referentes à antiga dispensação eram condicionais. A restauração de Israel na dispensação vinculado a vinda do Messias dependia da resposta positiva do povo ao plano de Deus. Como Israel não recebeu o seu Cristo como devia (João 1:11) essas promessas foram adiadas para o tempo do fim, provavelmente no período do milênio. O que era um fato histórico passou a ser uma realidade espiritual. A proposta da nova aliança e a restauração da alma.

O REINO DE ISRAEL. No princípio da formação de Israel como nação não havia um reino humano com uma organização estatal. O que prevalecia era a Teocracia, ou seja, o Reino de Deus sobre a nação e sobre a vida do seu povo. Com uma legislação bem definida por meio da lei de Moisés. Depois, o povo instituiu o estado de Israel como uma instituição humana com o domínio da nação per um rei. Mas, não demorou muito para que essa hegemonia governamental perdesse a primazia, vindo à nação inteira a ser dominada por outras nações.

CRISTO VEIO COM A PROPOSTA DA IMPLANTAÇÃO DO REINO DE DEUS. O projeto da nova aliança de Cristo para a humanidade não é de um reino terreno. O novo pacto de Deus com os homens é a concretização da Teocracia Divina sobre a vida individual das pessoas. Israel como nação falou no recebimento desta projeção de Deus para que voltasse a Teocracia. O Messias, Jesus Cristo, propõe um reino muito mais abrangente do que nacionalista. O alcance deste Reino de Cristo é universal para todas as nações.

O REINO DE DEUS. É um Reino Teocrático, onde o Deus todo poderoso domina sobre tudo e sobre todos. Cristo é o príncipe este Reino de Deus por meio de uma nova dispensação, chamada dispensação da graça. O Espírito Santo vem organizando este Reino de Deus, desde que o Rei Jesus subiu para estar assentado a destra de Deus Pai. Os súditos deste Reino de Deus são todos aqueles que se enquadram o perfil da nova aliança de Deus para com os homens. As boas novas do evangelho de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...