quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:25

Atos 1:25 - Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
PARA QUE TOME PARTE. O mais novo apóstolo que fosse escolhido a partir de então passaria a fazer parte do grupo de apóstolos que estiveram durante todo o tempo junto com Cristo em seu ministério. Com uma importante missão de dar testemunho de tudo aquilo que o Messias fez e realizou desde o batismo de João Batista até a sua ascensão às mansões celestiais. Passando é claro por sua morte remidora em prol da humanidade como também sua ressurreição de entre os mortos. Assumindo este novo posto o escolhido deixaria de ser um discípulo para ser um apóstolo de Cristo.

NESTE MINISTÉRIO. Quando o Messias ainda estava entre eles, o ministério apostólico não teve um destaque e uma importância o quanto a partir de então passava a desfrutar diante da igreja. Até porque antes, a atenção estava voltada inteiramente para o Cristo de Deus. Durante anos o povo de Israel ficou esperando a promessa da vinda do Messias e quando ele se apresentou ao seu povo gerou uma expectativa muito grande. No entanto, com a ascensão de Cristo o ministério apostólico passou a ser essencial para dar continuidade a obra de Jesus na terra.

E APOSTOLADO. Além de passar a fazer parte do ministério dos mais influentes líderes da igreja primitiva, o escolhido para assumir o lugar deixado por Judas Iscariotes, seria indicado pelo colegiado de líderes para receber o título de apóstolo, por agora, fazer parte do ministério apostólico. Fazer parte do apostolado junto aos demais escolhidos pelo próprio Cristo, era sair da estaca zero e chegar em um único passo ao degrau mais alto da escala de líderes importantes da igreja de Cristo. E neste particular a igreja vinha orando para que o novato fosse realmente escolhido por Deus.

JUDAS SE DESVIOU. Ele havia sido escolhido pelo Senhor Jesus, assim como os demais, Além disto, o Senhor Jesus fez mais uma escolha sobre ele o colocando como tesoureiro do grupo de apóstolos. Certamente ele era uma pessoa de confiança do nosso salvador. No entanto, se desviou dos propósitos para os quais foi chamado, escolhendo outro final, que foi um final de tragédia. Deus criou o homem com o direito a livre escolha pelas suas decisões. Cada um escolhe o caminho que desejar ir sem que com isto se exima de suas responsabilidades. Judas Iscariotes escolheu o lado do mal.

PARA IR PARA O SEU PRÓPRIO LUGAR. Judas Iscariotes fez a escolha pelo pior, recebendo com consequência da sua rebelião a punição pelo seu erro. Cometer erros e praticar falhas é coisa da natureza humana. A escritura diz que não há um único justo na face da terra, e também não há que não peque. O problema não estar em falhar ou errar, o mais grave é o caso de apostatar da fé. Judas Iscariotes esteve todo o tempo vendo com os próprios olhos os feitos de Cristo e pelo fato de que esteve ao lado do Mestre por muito tempo, não resta dúvida de que tinha a crença madura o suficiente para ter a certeza de que Jesus de Nazaré era de fato o Messias de Deus. A expressão: O seu próprio lugar. Não sabemos no que Pedro se referia, se o lugar do seu enforcamento ou numa linguagem mais forte, ao lugar da geena que era, conforme os conceitos judaicos, o lugar de punição para os que se rebelassem.

Atos 1:24

Atos 1:24 - E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido.
E ORANDO. Na escolha daquele que tinha a possibilidade de ocupar a vaga deixada no apostolado por Judas Iscariotes a igreja primitiva decidiu que o melhor caminho é a oração a Deus. Não podia prevalecer a vontade humana neste negócio, que por demais importante para a comunidade cristã. Os líderes da igreja primitiva precisavam da orientação de Deus para escolher a pessoa certa. Infelizmente nos dias de hoje as indicações de pessoas para cargos nas igrejas não mais passa por este tema, porque são indicações humanas, por outros interesses e não pela escolha de Deus.

TU, SENHOR. Nenhum dos apóstolos tentou por mais influente que fosse fazer a indicação de qualquer um dos dois que foram apresentados. Decidiram de que esta era uma coisa que o Senhor é quem deveria fazer. Eles tinham conhecimento de que isto era coisa de tamanha importância, que apelaram para o ser Supremo, o Deus que tem o domínio absoluto em cima nos céus e em baixo na terra. Como servos que eram estavam se submetendo ao Senhorio do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Eles solicitaram que o Senhor escolhesse qual seria o mais indicado para o cargo.

CONHECEDOR DOS CORAÇÕES. Humanamente falando ambos os dois estavam aptos para assumir o cargo. Todavia, era necessário passar pelo crivo da sinceridade interior, passando em revista as intenções do coração. Como nenhum ser humano tem o direito de penetrar nos corações dos outros, eles pediram a Deus que sondasse o coração de ambos para que o mais ideal fosse o escolhido.

MOSTRA QUAL DOS DOIS. Os apóstolos estavam pedindo ao Senhor que revelasse qual dos dois seria a melhor opção para ser apóstolo juntamente com os doze. Eles tinham certeza de que o Senhor tem conhecimento de todas as coisas, ou seja, eles sabiam de que Deus é Onisciente. O Senhor conhece cada um de nós, não pela aparência apenas, mais ele sabe exatamente quais são os propósitos dos nossos corações e intenções.

TENS ESCOLHIDO. O pedido era bem objetivo e eles desejavam saber qual dentre os dois o Senhor já tinha escolhido para ser o mais novo apóstolo do grupo apostólico. As decisões individuais até certo ponto pode-se tomar por escolha pessoal. Todavia, quando se trata de decisões relativas a igreja, o Senhor Deus tem que ser consultado e o que deve prevalecer e a sua vontade, e não as deliberações dos seres humanos.

A ORAÇÃO. A oração cristã baseia-se na convicção de que o Pai Celeste, que tem providencial cuidado sobre nós (Mateus 6.26,30 - 10.29,30), que é ‘cheio de terna misericórdia’ (Tiago 5.11), ouvirá e responderá às petições dos seus filhos da maneira e no tempo que Ele julgue melhor. A oração deve, então, ser feita com toda a confiança (Filipenses 4.6), embora Deus saiba de tudo aquilo que necessitamos, antes de Lhe pedirmos (Mateus 6.8,32).

Atos 1:23

Atos 1:23 - E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome, o Justo, e Matias.
APRESENTARAM DOIS. O motivo principal desta reunião entre os que faziam parte do ministério apostólico e parte da igreja primitiva era a escolha de alguém para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes entre os apóstolos. Nos últimos dois versículos anteriores (21,22) foi explicado aos membros daquele pequeno concílio apostólico as qualificações que deveriam ter os candidatos que tinham a possibilidade de a partir de então fazer parte do grupo dos doze apóstolos. Feitas as ponderações pelo apóstolo Pedro, que neste momento ocupava a proeminência entre os demais, apresentaram dois nomes. Se fosse apenas um, encerraria a reunião, mas como apareceram dois, mais um critério teria que ser exposto. Teve então o lançamento de sorte.

AMBOS OS DOIS ESTAVAM APTOS PARA O CARGO.A maior parte das tradições mais antigas da igreja primitiva são unânimes em afirmarem de que estes dois que foram apresentados faziam parte do grupo dos setenta que foram comissionados pelo Senhor Jesus para cumprirem missões importantes ainda no tempo de Cristo (Lucas 10:1). Assim pode-se dizer que eles já haviam sido testados em uma missão elevada, quase como que de apóstolos e se achavam aptos a assumirem este tão importante ofício de testemunha ocular das coisas que Cristo fez e realizou na terra, provando de que ele era o Messias de Deus.

JOSÉ, CHAMADO BARSABÁS. Este José barsabás, ao que tudo indica era irmão de Judas Barsabás citado em Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. Barsabás é um patronímico que significa: Filho de Sabás, cujo sentido é: Filho de Juramento ou filho de sabedoria.

QUE TINHA POR SOBRENOME, O JUSTO. O seu sobrenome ou cognome era: O justo. Provavelmente uma designação romana que lhe fora dado, uma vez que muitos Judeus nesta época por estarem sobre os favores do império foram condecorados com sobrenomes de títulos estrangeiros. Há quem diga que este era apenas um apelido como falamos nos dias de hoje. Alguns comentaristas chegam a escrever de que este nome designativo dado a José Barsabás, foi justamente por conta do seu alto grau de santidade que desfrutava perante o Deus que fez os céus e a terra.

E MATIAS. Além de José Barsabás, também apresentaram outro discípulo de Cristo chamado Matias. Que significa: Dom de Jeová. Existem várias conjecturas por parte dos interpretes do novo testamento a respeito de quem seria este Matias. Há quem diga que ele seria o Zaqueu que aparece em Lucas 19:8, como também existem aqueles que defendem de que Matias seria o Natanael descrito em João 1:48.

NÃO SERIA MATIAS BARNABÉ? Esta hipótese é mais provável do que as demais. Talvez isso se deva ao fato de que em Atos 14:14, Barnabé é chamado de apóstolo. Que defende esta tese assim o faz pelo fato de que Barnabé teve um bom desempenho nos relatos do livro de Atos. Algumas fontes extra bíblica sustentam isso.

Atos 1:22

Atos 1:22 - Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
COMEÇANDO DESTE. Não era qualquer um que estava apto a assumir aquela função entre o grupo de apóstolos. Conforme nos deixa transparecer o escritor desta obra literária havia pré-requisitos para que alguém se qualificasse para o cargo. A indicação não era por amizade ou por ser alguém influente ou de poder aquisitivo, como acontece muito nos dias de hoje. Devia ser um varão que conviveu com Cristo desde a época em que o Messias cumpriu a justiça de Deus, sendo batizado por João Batista. Tinha que ser alguém que presenciou tudo para dar testemunho de todas as coisas.

O BATISMO DE JOÃO BATISTA. Ele batizava com água. No judaísmo helenístico, era comum gentios se converterem ao judaísmo. No entanto, segundo as tradições judaicas tinha que seguir os rituais estabelecidos pelas normas vigentes, para serem os gentios aceitos na comunidade judaica. João demonstrava que na nova aliança basta se converter e ser batizado com o batismo de arrependimento, e esta pessoa era aceita como pertencente ao Reino de Deus. Por isso que João batizava com água. O candidato ao apostolado tinha que saber destas verdades porque a partir de então seria testemunha destas realidades a respeito do batismo que João realizava no Rio Jordão, celebrando o batismo de arrependimento.

FOI RECEBIDO EM CIMA. A pessoa que deveria ocupar o cargo ou função deixada por Judas Iscariotes tinha que ter acompanhado o ministério de Cristo durante os mais de três anos e ser também testemunha dos últimos fatos que o envolveram, como a sua morte, sua ressurreição dentre os mortos e também a sua ascensão aos céus. Como que alguém poderia naquela época falar sobre algo que não tenha visto com os seus próprios olhos. Hoje as pessoas acreditam pelo testemunho dos que são discípulos do Senhor Jesus, mas naquela época, em meio as dúvidas, seria mais conveniente acreditar em alguém que tinha visto pessoalmente que Cristo subiu aos céus.

UM DELES SE FAÇA CONOSCO TESTEMUNHA. Alguém tinha que ser escolhido para dar testemunho juntamente com os demais apóstolos. Para o grupo não poderia ficar apenas nos onze, tinha que ser acrescentado mais um até porque o Senhor Jesus tinha escolhido doze e não menos que isso. Além do mais, o número doze tinha um significado especial para os Israelitas, porque representava as doze tribos de Israel. Como um dos doze escolhidos por Jesus tomou o seu próprio destino, era necessário colocar outro.

A RESSUREIÇÃO DE CRISTO. O cordeiro foi crucificado lá no calvário em nosso lugar. Morreu pelos nossos pecados no madeiro e morte de cruz. Foi sepultado entre os mortos, porem, ao terceiro dia ressuscitou para a vida. E se apresentou vivo para todo o sempre, porque a morte não pode o vencer, até porque ele é a ressurreição e vida (João 11:25). Quem ia assumir no lugar de Judas Iscariotes tinha que ser testemunha ocular de que tinha visto pessoalmente o Senhor Jesus depois de sua ressurreição.

Atos 1:21

Atos 1:21 - É necessário, pois, que, escolhamos um dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós.
É NECESSÁRIO QUE SE ESCOLHA. A expressão, “é necessário” está ligada a necessidade da escolha de uma testemunha que presenciou os fatos que ocorreram durante o ministério de Cristo. Para o grupo de apóstolos não poderia ficar apenas nos onze, tinha que ser acrescentado mais um até porque o Senhor Jesus tinha escolhido doze e não menos que isso. Além do mais, o número doze tinha um significado especial para os Israelitas, porque representava as doze tribos de Israel. Como um dos doze escolhidos por Jesus tomou o seu próprio destino, era necessário colocar outro.

UM DOS HOMENS. Como o Senhor Jesus escolheu os seus apóstolos dentre todos foram homens. Na substituição de Judas Iscariotes não poderiam se diferente, tinha que ser um homem. As mulheres neste período, em razão da cultura, dificilmente exerciam funções públicas, mesmo que fosse no tocante as atividades religiosa. Jesus como homem tinha que escolher homens para que estivesse todo o tempo lhe auxiliando em suas atividades em torno do Reino de Deus. E o Escolhido tinha que ser alguém que tinha acompanhado de perto o ministério de Cristo Jesus nosso Senhor.

QUE CONVIVERAM CONOSCO. Não era qualquer um que estava apto a assumir aquela função entre o grupo de apóstolos. Conforme nos deixa transparecer o escritor desta obra literária haviam pré-requisitos para que alguém se qualificasse para o cargo. A indicação não era por amizade ou por ser alguém influente ou de poder aquisitivo, como acontece muito nos dias de hoje. Devia ser um varão que conviveu com Cristo e com os apóstolos durante todo o tempo.

TODO O TEMPO. Aprendemos com a escolha do novo apóstolo que outras pessoas, além dos doze apóstolos originais, sempre estiveram mesmo que anonimamente com o Senhor Jesus. Sem, no entanto, querer aparecer. Não é necessário que alguém se destaque no nosso meio para que se tenha a certeza de que esta ou aquela pessoa esteja realmente com Cristo. Os dois que se apresentaram, porque estavam aptos para tal, não eram citados como outros. Mas sempre estiveram acompanhando Jesus.

QUE O SENHOR JESUS ENTROU. Esta referencia a entrada de Cristo, não se refere ao seu nascimento na terra. Certamente, Pedro estava se referindo ao tempo em que depois que Jesus foi batizado por João Batista, e que começou a chamar os seus apóstolos. Esse pré-requisito era necessário, porque servia de testemunha dos começos do ministério do Senhor Jesus. Para também dar testemunho a respeito.

E SAIU DENTRE NÓS. A pessoa que deveria ocupar o cargo ou função deixada por Judas Iscariotes tinha que ter acompanhado o ministério de Cristo durante os mais de três anos e ser também testemunha dos últimos fatos que o envolveram, como a sua morte, sua ressurreição dentre os mortos e também a sua ascensão aos céus.

Atos 1:20

Atos 1:20 - Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado.
NO LIVRO DOS SALMOS ESTÁ ESCRITO. Considerando-se como fonte literária o livro dos salmos faz parte da categoria poética. No entanto, como faz parte das sagradas escrituras têm muitas e comprovadas partes proféticas. As referencias citadas por Pedro e, portanto escritas pelo Dr. Lucas são: Salmos 69:25 - Fique desolado a sua habitação; e não haja quem habite nas suas tendas. Salmos 109:8 - Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Essas palavras proféticas foram escritas mais ou menos mil anos antes do seu cumprimento.

FIQUE DESERTA A SUA HABITAÇÃO. É provável que o autor se refira ao campo de sangue que foi comprado com as moedas de prata que Judas Iscariotes atirou no templo e que os principais dos sacerdotes não puderam ficar com elas porque era preço de sangue, e sangue inocente. Tomando-as compraram o campo do oleiro. Que se tornou um cemitério, onde não habitava ninguém. Era um terreno murado que ninguém entrava, tinham portas no cume do muro por onde os mortos eram jogados. Nem os seus familiares aproveitaram o dinheiro da traição, porque era um dinheiro amaldiçoado, com ele Judas Iscariotes traiu o seu melhor amigo.

NÃO HAJA QUEM NELA HABITE. Com as trinta moedas de prata, poder-se-iam fazer muitas coisas outras. Dar aos pobres, devolver aos seus parentes, os sacerdotes poderiam ficar com elas, e etc. Todavia, para que se cumprisse a profecia do salmo o dinheiro foi destinado justamente para a compra de um terreno onde ninguém queria habitar. E todos que passavam pelo local lembravam do fato de que aquele campo estava desolado porque pelo seu preço foi que Judas Iscariotes vendeu o seu Mestre aos seu inimigos, no caso os príncipes dos sacerdotes, que desejavam matar a Cristo.

TOME OUTRO O SEU BISPADO. Esta é uma citação livre do Salmos 109:8, que os mais antigos chamavam de salmos do Iscariotes, por conter nele esta passagem profética que se cumpriu na história final e deplorável de Judas Iscariotes. O autor de livro de Atos neste particular se refere à função que Judas Iscariotes ocupava mais que foi por ele desprezada para ser ocupada por outro, no caso Matias, que assumiu o seu lugar no grupo dos apóstolos. Judas Iscariotes teve uma grande e valiosa oportunidade na vida de fazer parte dos amigos mais próximos e de confiança de Cristo. Porem, não deu o devido valor as funções que ocupava, de apóstolo, como também de tesoureiro.

O LIVRO DOS SALMOS. Esta é uma das porções da bíblia mais lida. Entre suas mensagens mais contemplativas nos fala a respeito de uma magnanimidade heroica, uma justiça perfeita, uma moderação severa, uma sabedoria rigorosa, um arrependimento sincero, uma paciência ilimitada, os mistérios de Deus, os sofrimentos de Cristo, o conforto da graça, as obras da Providência a respeito do mundo, e as prometidas alegrias daquele mundo para onde nos dirigimos, tudo aquilo, enfim, que importa conhecer, ou realizar, ou possuir, nós vamos encontrar na celestial e maravilhosa fonte dos Salmos. Nenhuma parte da Sagrada Escritura tem sido mais investigada e comentada do que os Salmos. o grande interesse, manifestado por esta parte da Bíblia, tem como única razão de ser o auxilio que presta à devoção.

Atos 1:19

Atos 1:19 - E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
FOI NOTÓRIO A TODOS. O autor desta obra literária estava escrevendo aos seus leitores gentios, para que eles tomassem conhecimento da veracidade das suas informações. Porque o que ele estava afirmando era do conhecimento de todos. E o que ele escrevia teve uma notoriedade pujante em sua repercussão. Não eram apenas os apóstolos ou os discípulos seguidores de Cristo quem sabiam deste fato. Todos é uma palavra que abrange muito mais o círculo dos que seguiam a cristianismo. A tragédia com que teve fim o traidor de Jesus se propalou em todas as direções.

HABITANTES DE JERUSALÉM. Já os habitantes de Jerusalém, não somente tomaram conhecimento do fato envolvendo a morte for enforcamento de Judas Iscariotes, mas eles mesmo chegaram a ver o opróbrio que ele alcançou. Ao que tudo indica ele não foi sepultado, mas ficou pendurado pelo pescoço. Exposto ao sol inchou tanto que chegou a estourar pelo meio, ao ponto de suas vísceras ficarem expostas ao relento. Com isso, certamente foi comido pelas aves e pelos animais. Essas foram as consequências pelo seu ato maligno em trair o seu melhor amigo.

NA SUA PRÓPRIA LÍNGUA. O idioma aqui mencionado é o aramaico (siríaco) que era a língua comum dos habitantes da Palestina, nos tempos do Senhor Jesus Cristo. Portanto o hebraico clássico não era mais falado pelo povo comum de Jerusalém nesta época. O aramaico era uma língua semita, aparentada do hebraico antigo dos Israelitas. ARAMAICO: Grupo de dialetos intimamente relacionados com o HEBRAICO e falados na Terra de Israel e em outros países do mundo bíblico (2 Reis 18:26). HEBRAICO: Língua em que foi escrito o Antigo Testamento. Sendo que fora alguns poucos trechos que foram escritos em ARAMAICO.

O CAMPO SE CHAMA ACELDAMA. A palavra aceldama é uma transliteração da língua grega conhecida como: Akeldamache, Por isso que alguns comentaristas bíblicos traduz à frase como campo da morte, dada a forma com que Judas terminou a sua história. Já outros estudiosos chamam de campo do cemitério, porque as trintas moedas de prata sérvio para comprar um terreno onde ficou sendo utilizado como cemitério. Ambas as proposituras tem um pouco de sentido figurando, no entanto, o certo mesmo é campo de sangue, se referindo ao que disse o próprio Judas Iscariotes: Pequei, traindo sangue inocente.

CAMPO DE SANGUE. Esse campo conforme alguns têm sustentado foi cercado por quatro muros. Essas muralhas cercavam um terreno que media vinte e dois metros de cumprimentos por quinze de largura. Ficava perto do vale de Hinon, na vertente sul do monte Sião. Antes de ser comprado por preço de sangue ele pertencia a um oleiro, que por sua vez tirou do local a terra boa, o tornando em um terreno estéreo.

JERUSALÉM. É a capital declarada de Israel e sua maior cidade tanto em população quanto área, com 732 100 residentes em uma área de 125,1 km² ou 49 milhas quadradas. Localizada nas Montanhas da Judeia, entre o mar mediterrâneo e o norte do Mar Morto, a Jerusalém moderna tem crescido aos arredores da cidade antiga.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...