quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:19

Atos 1:19 - E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.
FOI NOTÓRIO A TODOS. O autor desta obra literária estava escrevendo aos seus leitores gentios, para que eles tomassem conhecimento da veracidade das suas informações. Porque o que ele estava afirmando era do conhecimento de todos. E o que ele escrevia teve uma notoriedade pujante em sua repercussão. Não eram apenas os apóstolos ou os discípulos seguidores de Cristo quem sabiam deste fato. Todos é uma palavra que abrange muito mais o círculo dos que seguiam a cristianismo. A tragédia com que teve fim o traidor de Jesus se propalou em todas as direções.

HABITANTES DE JERUSALÉM. Já os habitantes de Jerusalém, não somente tomaram conhecimento do fato envolvendo a morte for enforcamento de Judas Iscariotes, mas eles mesmo chegaram a ver o opróbrio que ele alcançou. Ao que tudo indica ele não foi sepultado, mas ficou pendurado pelo pescoço. Exposto ao sol inchou tanto que chegou a estourar pelo meio, ao ponto de suas vísceras ficarem expostas ao relento. Com isso, certamente foi comido pelas aves e pelos animais. Essas foram as consequências pelo seu ato maligno em trair o seu melhor amigo.

NA SUA PRÓPRIA LÍNGUA. O idioma aqui mencionado é o aramaico (siríaco) que era a língua comum dos habitantes da Palestina, nos tempos do Senhor Jesus Cristo. Portanto o hebraico clássico não era mais falado pelo povo comum de Jerusalém nesta época. O aramaico era uma língua semita, aparentada do hebraico antigo dos Israelitas. ARAMAICO: Grupo de dialetos intimamente relacionados com o HEBRAICO e falados na Terra de Israel e em outros países do mundo bíblico (2 Reis 18:26). HEBRAICO: Língua em que foi escrito o Antigo Testamento. Sendo que fora alguns poucos trechos que foram escritos em ARAMAICO.

O CAMPO SE CHAMA ACELDAMA. A palavra aceldama é uma transliteração da língua grega conhecida como: Akeldamache, Por isso que alguns comentaristas bíblicos traduz à frase como campo da morte, dada a forma com que Judas terminou a sua história. Já outros estudiosos chamam de campo do cemitério, porque as trintas moedas de prata sérvio para comprar um terreno onde ficou sendo utilizado como cemitério. Ambas as proposituras tem um pouco de sentido figurando, no entanto, o certo mesmo é campo de sangue, se referindo ao que disse o próprio Judas Iscariotes: Pequei, traindo sangue inocente.

CAMPO DE SANGUE. Esse campo conforme alguns têm sustentado foi cercado por quatro muros. Essas muralhas cercavam um terreno que media vinte e dois metros de cumprimentos por quinze de largura. Ficava perto do vale de Hinon, na vertente sul do monte Sião. Antes de ser comprado por preço de sangue ele pertencia a um oleiro, que por sua vez tirou do local a terra boa, o tornando em um terreno estéreo.

JERUSALÉM. É a capital declarada de Israel e sua maior cidade tanto em população quanto área, com 732 100 residentes em uma área de 125,1 km² ou 49 milhas quadradas. Localizada nas Montanhas da Judeia, entre o mar mediterrâneo e o norte do Mar Morto, a Jerusalém moderna tem crescido aos arredores da cidade antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...