quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:20

Atos 1:20 - Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado.
NO LIVRO DOS SALMOS ESTÁ ESCRITO. Considerando-se como fonte literária o livro dos salmos faz parte da categoria poética. No entanto, como faz parte das sagradas escrituras têm muitas e comprovadas partes proféticas. As referencias citadas por Pedro e, portanto escritas pelo Dr. Lucas são: Salmos 69:25 - Fique desolado a sua habitação; e não haja quem habite nas suas tendas. Salmos 109:8 - Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Essas palavras proféticas foram escritas mais ou menos mil anos antes do seu cumprimento.

FIQUE DESERTA A SUA HABITAÇÃO. É provável que o autor se refira ao campo de sangue que foi comprado com as moedas de prata que Judas Iscariotes atirou no templo e que os principais dos sacerdotes não puderam ficar com elas porque era preço de sangue, e sangue inocente. Tomando-as compraram o campo do oleiro. Que se tornou um cemitério, onde não habitava ninguém. Era um terreno murado que ninguém entrava, tinham portas no cume do muro por onde os mortos eram jogados. Nem os seus familiares aproveitaram o dinheiro da traição, porque era um dinheiro amaldiçoado, com ele Judas Iscariotes traiu o seu melhor amigo.

NÃO HAJA QUEM NELA HABITE. Com as trinta moedas de prata, poder-se-iam fazer muitas coisas outras. Dar aos pobres, devolver aos seus parentes, os sacerdotes poderiam ficar com elas, e etc. Todavia, para que se cumprisse a profecia do salmo o dinheiro foi destinado justamente para a compra de um terreno onde ninguém queria habitar. E todos que passavam pelo local lembravam do fato de que aquele campo estava desolado porque pelo seu preço foi que Judas Iscariotes vendeu o seu Mestre aos seu inimigos, no caso os príncipes dos sacerdotes, que desejavam matar a Cristo.

TOME OUTRO O SEU BISPADO. Esta é uma citação livre do Salmos 109:8, que os mais antigos chamavam de salmos do Iscariotes, por conter nele esta passagem profética que se cumpriu na história final e deplorável de Judas Iscariotes. O autor de livro de Atos neste particular se refere à função que Judas Iscariotes ocupava mais que foi por ele desprezada para ser ocupada por outro, no caso Matias, que assumiu o seu lugar no grupo dos apóstolos. Judas Iscariotes teve uma grande e valiosa oportunidade na vida de fazer parte dos amigos mais próximos e de confiança de Cristo. Porem, não deu o devido valor as funções que ocupava, de apóstolo, como também de tesoureiro.

O LIVRO DOS SALMOS. Esta é uma das porções da bíblia mais lida. Entre suas mensagens mais contemplativas nos fala a respeito de uma magnanimidade heroica, uma justiça perfeita, uma moderação severa, uma sabedoria rigorosa, um arrependimento sincero, uma paciência ilimitada, os mistérios de Deus, os sofrimentos de Cristo, o conforto da graça, as obras da Providência a respeito do mundo, e as prometidas alegrias daquele mundo para onde nos dirigimos, tudo aquilo, enfim, que importa conhecer, ou realizar, ou possuir, nós vamos encontrar na celestial e maravilhosa fonte dos Salmos. Nenhuma parte da Sagrada Escritura tem sido mais investigada e comentada do que os Salmos. o grande interesse, manifestado por esta parte da Bíblia, tem como única razão de ser o auxilio que presta à devoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...