quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:21

Atos 1:21 - É necessário, pois, que, escolhamos um dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós.
É NECESSÁRIO QUE SE ESCOLHA. A expressão, “é necessário” está ligada a necessidade da escolha de uma testemunha que presenciou os fatos que ocorreram durante o ministério de Cristo. Para o grupo de apóstolos não poderia ficar apenas nos onze, tinha que ser acrescentado mais um até porque o Senhor Jesus tinha escolhido doze e não menos que isso. Além do mais, o número doze tinha um significado especial para os Israelitas, porque representava as doze tribos de Israel. Como um dos doze escolhidos por Jesus tomou o seu próprio destino, era necessário colocar outro.

UM DOS HOMENS. Como o Senhor Jesus escolheu os seus apóstolos dentre todos foram homens. Na substituição de Judas Iscariotes não poderiam se diferente, tinha que ser um homem. As mulheres neste período, em razão da cultura, dificilmente exerciam funções públicas, mesmo que fosse no tocante as atividades religiosa. Jesus como homem tinha que escolher homens para que estivesse todo o tempo lhe auxiliando em suas atividades em torno do Reino de Deus. E o Escolhido tinha que ser alguém que tinha acompanhado de perto o ministério de Cristo Jesus nosso Senhor.

QUE CONVIVERAM CONOSCO. Não era qualquer um que estava apto a assumir aquela função entre o grupo de apóstolos. Conforme nos deixa transparecer o escritor desta obra literária haviam pré-requisitos para que alguém se qualificasse para o cargo. A indicação não era por amizade ou por ser alguém influente ou de poder aquisitivo, como acontece muito nos dias de hoje. Devia ser um varão que conviveu com Cristo e com os apóstolos durante todo o tempo.

TODO O TEMPO. Aprendemos com a escolha do novo apóstolo que outras pessoas, além dos doze apóstolos originais, sempre estiveram mesmo que anonimamente com o Senhor Jesus. Sem, no entanto, querer aparecer. Não é necessário que alguém se destaque no nosso meio para que se tenha a certeza de que esta ou aquela pessoa esteja realmente com Cristo. Os dois que se apresentaram, porque estavam aptos para tal, não eram citados como outros. Mas sempre estiveram acompanhando Jesus.

QUE O SENHOR JESUS ENTROU. Esta referencia a entrada de Cristo, não se refere ao seu nascimento na terra. Certamente, Pedro estava se referindo ao tempo em que depois que Jesus foi batizado por João Batista, e que começou a chamar os seus apóstolos. Esse pré-requisito era necessário, porque servia de testemunha dos começos do ministério do Senhor Jesus. Para também dar testemunho a respeito.

E SAIU DENTRE NÓS. A pessoa que deveria ocupar o cargo ou função deixada por Judas Iscariotes tinha que ter acompanhado o ministério de Cristo durante os mais de três anos e ser também testemunha dos últimos fatos que o envolveram, como a sua morte, sua ressurreição dentre os mortos e também a sua ascensão aos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...