quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:23

Atos 1:23 - E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome, o Justo, e Matias.
APRESENTARAM DOIS. O motivo principal desta reunião entre os que faziam parte do ministério apostólico e parte da igreja primitiva era a escolha de alguém para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes entre os apóstolos. Nos últimos dois versículos anteriores (21,22) foi explicado aos membros daquele pequeno concílio apostólico as qualificações que deveriam ter os candidatos que tinham a possibilidade de a partir de então fazer parte do grupo dos doze apóstolos. Feitas as ponderações pelo apóstolo Pedro, que neste momento ocupava a proeminência entre os demais, apresentaram dois nomes. Se fosse apenas um, encerraria a reunião, mas como apareceram dois, mais um critério teria que ser exposto. Teve então o lançamento de sorte.

AMBOS OS DOIS ESTAVAM APTOS PARA O CARGO.A maior parte das tradições mais antigas da igreja primitiva são unânimes em afirmarem de que estes dois que foram apresentados faziam parte do grupo dos setenta que foram comissionados pelo Senhor Jesus para cumprirem missões importantes ainda no tempo de Cristo (Lucas 10:1). Assim pode-se dizer que eles já haviam sido testados em uma missão elevada, quase como que de apóstolos e se achavam aptos a assumirem este tão importante ofício de testemunha ocular das coisas que Cristo fez e realizou na terra, provando de que ele era o Messias de Deus.

JOSÉ, CHAMADO BARSABÁS. Este José barsabás, ao que tudo indica era irmão de Judas Barsabás citado em Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. Barsabás é um patronímico que significa: Filho de Sabás, cujo sentido é: Filho de Juramento ou filho de sabedoria.

QUE TINHA POR SOBRENOME, O JUSTO. O seu sobrenome ou cognome era: O justo. Provavelmente uma designação romana que lhe fora dado, uma vez que muitos Judeus nesta época por estarem sobre os favores do império foram condecorados com sobrenomes de títulos estrangeiros. Há quem diga que este era apenas um apelido como falamos nos dias de hoje. Alguns comentaristas chegam a escrever de que este nome designativo dado a José Barsabás, foi justamente por conta do seu alto grau de santidade que desfrutava perante o Deus que fez os céus e a terra.

E MATIAS. Além de José Barsabás, também apresentaram outro discípulo de Cristo chamado Matias. Que significa: Dom de Jeová. Existem várias conjecturas por parte dos interpretes do novo testamento a respeito de quem seria este Matias. Há quem diga que ele seria o Zaqueu que aparece em Lucas 19:8, como também existem aqueles que defendem de que Matias seria o Natanael descrito em João 1:48.

NÃO SERIA MATIAS BARNABÉ? Esta hipótese é mais provável do que as demais. Talvez isso se deva ao fato de que em Atos 14:14, Barnabé é chamado de apóstolo. Que defende esta tese assim o faz pelo fato de que Barnabé teve um bom desempenho nos relatos do livro de Atos. Algumas fontes extra bíblica sustentam isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...