quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:22

Atos 1:22 - Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
COMEÇANDO DESTE. Não era qualquer um que estava apto a assumir aquela função entre o grupo de apóstolos. Conforme nos deixa transparecer o escritor desta obra literária havia pré-requisitos para que alguém se qualificasse para o cargo. A indicação não era por amizade ou por ser alguém influente ou de poder aquisitivo, como acontece muito nos dias de hoje. Devia ser um varão que conviveu com Cristo desde a época em que o Messias cumpriu a justiça de Deus, sendo batizado por João Batista. Tinha que ser alguém que presenciou tudo para dar testemunho de todas as coisas.

O BATISMO DE JOÃO BATISTA. Ele batizava com água. No judaísmo helenístico, era comum gentios se converterem ao judaísmo. No entanto, segundo as tradições judaicas tinha que seguir os rituais estabelecidos pelas normas vigentes, para serem os gentios aceitos na comunidade judaica. João demonstrava que na nova aliança basta se converter e ser batizado com o batismo de arrependimento, e esta pessoa era aceita como pertencente ao Reino de Deus. Por isso que João batizava com água. O candidato ao apostolado tinha que saber destas verdades porque a partir de então seria testemunha destas realidades a respeito do batismo que João realizava no Rio Jordão, celebrando o batismo de arrependimento.

FOI RECEBIDO EM CIMA. A pessoa que deveria ocupar o cargo ou função deixada por Judas Iscariotes tinha que ter acompanhado o ministério de Cristo durante os mais de três anos e ser também testemunha dos últimos fatos que o envolveram, como a sua morte, sua ressurreição dentre os mortos e também a sua ascensão aos céus. Como que alguém poderia naquela época falar sobre algo que não tenha visto com os seus próprios olhos. Hoje as pessoas acreditam pelo testemunho dos que são discípulos do Senhor Jesus, mas naquela época, em meio as dúvidas, seria mais conveniente acreditar em alguém que tinha visto pessoalmente que Cristo subiu aos céus.

UM DELES SE FAÇA CONOSCO TESTEMUNHA. Alguém tinha que ser escolhido para dar testemunho juntamente com os demais apóstolos. Para o grupo não poderia ficar apenas nos onze, tinha que ser acrescentado mais um até porque o Senhor Jesus tinha escolhido doze e não menos que isso. Além do mais, o número doze tinha um significado especial para os Israelitas, porque representava as doze tribos de Israel. Como um dos doze escolhidos por Jesus tomou o seu próprio destino, era necessário colocar outro.

A RESSUREIÇÃO DE CRISTO. O cordeiro foi crucificado lá no calvário em nosso lugar. Morreu pelos nossos pecados no madeiro e morte de cruz. Foi sepultado entre os mortos, porem, ao terceiro dia ressuscitou para a vida. E se apresentou vivo para todo o sempre, porque a morte não pode o vencer, até porque ele é a ressurreição e vida (João 11:25). Quem ia assumir no lugar de Judas Iscariotes tinha que ser testemunha ocular de que tinha visto pessoalmente o Senhor Jesus depois de sua ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...