quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:24

Atos 1:24 - E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido.
E ORANDO. Na escolha daquele que tinha a possibilidade de ocupar a vaga deixada no apostolado por Judas Iscariotes a igreja primitiva decidiu que o melhor caminho é a oração a Deus. Não podia prevalecer a vontade humana neste negócio, que por demais importante para a comunidade cristã. Os líderes da igreja primitiva precisavam da orientação de Deus para escolher a pessoa certa. Infelizmente nos dias de hoje as indicações de pessoas para cargos nas igrejas não mais passa por este tema, porque são indicações humanas, por outros interesses e não pela escolha de Deus.

TU, SENHOR. Nenhum dos apóstolos tentou por mais influente que fosse fazer a indicação de qualquer um dos dois que foram apresentados. Decidiram de que esta era uma coisa que o Senhor é quem deveria fazer. Eles tinham conhecimento de que isto era coisa de tamanha importância, que apelaram para o ser Supremo, o Deus que tem o domínio absoluto em cima nos céus e em baixo na terra. Como servos que eram estavam se submetendo ao Senhorio do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Eles solicitaram que o Senhor escolhesse qual seria o mais indicado para o cargo.

CONHECEDOR DOS CORAÇÕES. Humanamente falando ambos os dois estavam aptos para assumir o cargo. Todavia, era necessário passar pelo crivo da sinceridade interior, passando em revista as intenções do coração. Como nenhum ser humano tem o direito de penetrar nos corações dos outros, eles pediram a Deus que sondasse o coração de ambos para que o mais ideal fosse o escolhido.

MOSTRA QUAL DOS DOIS. Os apóstolos estavam pedindo ao Senhor que revelasse qual dos dois seria a melhor opção para ser apóstolo juntamente com os doze. Eles tinham certeza de que o Senhor tem conhecimento de todas as coisas, ou seja, eles sabiam de que Deus é Onisciente. O Senhor conhece cada um de nós, não pela aparência apenas, mais ele sabe exatamente quais são os propósitos dos nossos corações e intenções.

TENS ESCOLHIDO. O pedido era bem objetivo e eles desejavam saber qual dentre os dois o Senhor já tinha escolhido para ser o mais novo apóstolo do grupo apostólico. As decisões individuais até certo ponto pode-se tomar por escolha pessoal. Todavia, quando se trata de decisões relativas a igreja, o Senhor Deus tem que ser consultado e o que deve prevalecer e a sua vontade, e não as deliberações dos seres humanos.

A ORAÇÃO. A oração cristã baseia-se na convicção de que o Pai Celeste, que tem providencial cuidado sobre nós (Mateus 6.26,30 - 10.29,30), que é ‘cheio de terna misericórdia’ (Tiago 5.11), ouvirá e responderá às petições dos seus filhos da maneira e no tempo que Ele julgue melhor. A oração deve, então, ser feita com toda a confiança (Filipenses 4.6), embora Deus saiba de tudo aquilo que necessitamos, antes de Lhe pedirmos (Mateus 6.8,32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...