quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:25

Atos 1:25 - Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
PARA QUE TOME PARTE. O mais novo apóstolo que fosse escolhido a partir de então passaria a fazer parte do grupo de apóstolos que estiveram durante todo o tempo junto com Cristo em seu ministério. Com uma importante missão de dar testemunho de tudo aquilo que o Messias fez e realizou desde o batismo de João Batista até a sua ascensão às mansões celestiais. Passando é claro por sua morte remidora em prol da humanidade como também sua ressurreição de entre os mortos. Assumindo este novo posto o escolhido deixaria de ser um discípulo para ser um apóstolo de Cristo.

NESTE MINISTÉRIO. Quando o Messias ainda estava entre eles, o ministério apostólico não teve um destaque e uma importância o quanto a partir de então passava a desfrutar diante da igreja. Até porque antes, a atenção estava voltada inteiramente para o Cristo de Deus. Durante anos o povo de Israel ficou esperando a promessa da vinda do Messias e quando ele se apresentou ao seu povo gerou uma expectativa muito grande. No entanto, com a ascensão de Cristo o ministério apostólico passou a ser essencial para dar continuidade a obra de Jesus na terra.

E APOSTOLADO. Além de passar a fazer parte do ministério dos mais influentes líderes da igreja primitiva, o escolhido para assumir o lugar deixado por Judas Iscariotes, seria indicado pelo colegiado de líderes para receber o título de apóstolo, por agora, fazer parte do ministério apostólico. Fazer parte do apostolado junto aos demais escolhidos pelo próprio Cristo, era sair da estaca zero e chegar em um único passo ao degrau mais alto da escala de líderes importantes da igreja de Cristo. E neste particular a igreja vinha orando para que o novato fosse realmente escolhido por Deus.

JUDAS SE DESVIOU. Ele havia sido escolhido pelo Senhor Jesus, assim como os demais, Além disto, o Senhor Jesus fez mais uma escolha sobre ele o colocando como tesoureiro do grupo de apóstolos. Certamente ele era uma pessoa de confiança do nosso salvador. No entanto, se desviou dos propósitos para os quais foi chamado, escolhendo outro final, que foi um final de tragédia. Deus criou o homem com o direito a livre escolha pelas suas decisões. Cada um escolhe o caminho que desejar ir sem que com isto se exima de suas responsabilidades. Judas Iscariotes escolheu o lado do mal.

PARA IR PARA O SEU PRÓPRIO LUGAR. Judas Iscariotes fez a escolha pelo pior, recebendo com consequência da sua rebelião a punição pelo seu erro. Cometer erros e praticar falhas é coisa da natureza humana. A escritura diz que não há um único justo na face da terra, e também não há que não peque. O problema não estar em falhar ou errar, o mais grave é o caso de apostatar da fé. Judas Iscariotes esteve todo o tempo vendo com os próprios olhos os feitos de Cristo e pelo fato de que esteve ao lado do Mestre por muito tempo, não resta dúvida de que tinha a crença madura o suficiente para ter a certeza de que Jesus de Nazaré era de fato o Messias de Deus. A expressão: O seu próprio lugar. Não sabemos no que Pedro se referia, se o lugar do seu enforcamento ou numa linguagem mais forte, ao lugar da geena que era, conforme os conceitos judaicos, o lugar de punição para os que se rebelassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...