sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Atos 2:1-2

Atos 2:1-2 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E CUMPRINDO-SE O DIA DE PENTECOSTES. De fato, o dia de pentecostes era uma sucessão de eventos em que se cumpriam e se consumavam sete semanas desde o dia da Páscoa. Quando o Senhor Jesus comemorou a última Páscoa com os seus apóstolos, então tem início a contagem destas sete semanas, até que se cumprisse o dia de Pentecostes. De conformidade com a cultura judaica, pelo menos três festas anuais eram celebradas em Jerusalém, que eram a Páscoa, o Pentecostes e do tabernáculo.

ESTAVAM TODOS CONCORDEMENTE. Os apóstolos aprenderam com Cristo que a Páscoa celebrada por Cristo seria a última, em que a partir de então, seria celebrada a Santa Ceia do Senhor. Mas quanto ao dia de Pentecostes, que era cinquenta dias depois da Páscoa como seria? Não há dúvida que havia uma crença comum de que no dia de Pentecostes Cristo cumpriria a sua palavra do derramamento do Espírito Santo.

NO MESMO LUGAR. Este lugar é descrito como sendo o Cenáculo, conforme (Atos 1:13). Depois da morte do Cordeiro de Deus até este momento, havia uma grande expectativa sobre tudo que tinha acontecido. E este lugar era um local propício para que o rebanho de Cristo se reunisse para deliberar as primeiras providências sobre a obra de Deus. Foi neste lugar que Cristo fez a promessa da descida do Espírito Santo.

E DE REPENTE VEIO DO CÉU. As melhores e mais preciosas coisas que o ser humano pode receber como dádiva só pode vir do céu, que é a morada de Deus e de Cristo Jesus. Os apóstolos viram que o Senhor Jesus foi assunto ao céu, (Atos 1:9-11), e de lá é que eles estavam esperança a descida do Espírito Santo de Deus. Certamente os discípulos de Cristo, estavam orando, quando de repente algo maravilhoso aconteceu.

UM SOM, COMO DE UM VENTO VEEMENTE E IMPETUOSO. Este é um tipo de som dos mais difíceis de descrever, porque não é um só específico, uma vez que, o som do vento é um tanto sobrenatural. Como este som era um tanto indescritível, então, o Dr. Lucas afirma que ele era intenso e impetuoso. Não houve vento, como alguns pregadores costumam dizer, mas o som é que era como se fosse um zunido forte.

E ENCHEU TODA A CASA. Esta casa, sobre a qual escreve o Dr. Lucas, diz respeito o Cenáculo, em que os discípulos de Cristo estavam reunidos para o dia de Pentecostes, o mesmo lugar em que Cristo prometeu enviar ou derramar o Espírito Santo sobre sua igreja. Neste momento, aquele som forte ficou localizado no ambiente do Cenáculo, e isso foi um momento único, em que Deus se fez presente poderosamente, mediante o enchimento de todos pelo Santo Espírito da promessa, o que já era esperando.

EM QUE ESTAVAM ASSENTADOS. Não está definido o que estava ocorrendo naquele ambiente de quando houve o derramamento do Espírito Santo sobre a igreja remida de Cristo. Há quem diga que alguém estava neste momento falando da palavra de Deus, enquanto que o restante se encontrava assentados. Também existem aqueles que defendem que neste momento a igreja reunida estava orando, mas assentados.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:26

Atos 1:26 - E, lançando-lhes a sortes, a sorte caiu sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
LANÇANDO LHES A SORTE. Esta história remonta aos tempos do antigo testamento. Porque até este momento a igreja ainda não usava o método da imposição das mãos. O lançamento de sorte era uma espécie de cerimônia que vinha dos tempos mais antigos do judaísmo. Comumente se colocava a quantidade de pedras de cores diferente em (no caso em destaque seria duas) um vaso e balançava até cair à primeira. Também se utilizavam tabuinhas com os nomes das pessoas, e é bem provável que neste caso tenha sido feito neste método, com os nomes dos dois.

A SORTE CAIU SOBRE MATIAS. Lançada a sorte e isso na presença de toda a igreja para que a escolha fosse com total transparência. Esta veio a cair sobre Matias. Não que José Barsabás não tivesse qualificação para ocupar tal cargo. A ressalva é que tinha que ser escolhido apenas um dos candidatos. Matias foi convertido em apóstolo após a ascensão de Jesus. Não há nenhum relato sobre sua vida depois de sua escolha como apóstolo sucessor de Judas Iscariotes. A tradição diz que pregou e foi martirizado na Etiópia. Atos.1:23-26.

E POR VOTO COMUM. Além dos critérios estabelecidos pelo grupo de apóstolos, conforme aprendemos em Atos 1:21-22 - É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós. Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. Tinha que passar pelo crivo da aprovação dos demais apóstolos e da igreja ali reunida. Um exame criterioso neste caso da escolha do novo apóstolo que assumiu o lugar deixado por Judas Iscariotes, nos ensina de que hoje são feitas nomeações e indicações e não escolhas de alguém para fazer parte do ministério das igrejas.

FOI CONTADO. Não tem como saber se neste momento da igreja primitiva já havia um relatório ou estatuto com as relações dos membros e dos que faziam parte do ministério. Pelo menos, ao que tudo indica, havia uma relação com os nomes dos apóstolos, quando se diz: Foi contado. Certamente as demais funções ministeriais como pastores, bispos, presbíteros, diáconos e outros, se deram com o desenvolvimento e crescimento da igreja, até para suprir as demandas advindas deste crescimento. O que se sabe é que com o passar do tempo surgiram estes cargos.

COM OS ONZE APÓSTOLOS. Com a apostasia de Judas Iscariotes, procurando o seu próprio destino e perdição, houve vacância em uma das vagas do grupo de apóstolos escolhidos pelo Senhor Jesus, que era o número de doze. Mas agora, depois de todo o processo de escolha e aprovação do nome de Matias, este cargo na igreja primitiva já estava devidamente preenchido. Estava formada a cúpula ministerial da igreja.

Atos 1:25

Atos 1:25 - Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
PARA QUE TOME PARTE. O mais novo apóstolo que fosse escolhido a partir de então passaria a fazer parte do grupo de apóstolos que estiveram durante todo o tempo junto com Cristo em seu ministério. Com uma importante missão de dar testemunho de tudo aquilo que o Messias fez e realizou desde o batismo de João Batista até a sua ascensão às mansões celestiais. Passando é claro por sua morte remidora em prol da humanidade como também sua ressurreição de entre os mortos. Assumindo este novo posto o escolhido deixaria de ser um discípulo para ser um apóstolo de Cristo.

NESTE MINISTÉRIO. Quando o Messias ainda estava entre eles, o ministério apostólico não teve um destaque e uma importância o quanto a partir de então passava a desfrutar diante da igreja. Até porque antes, a atenção estava voltada inteiramente para o Cristo de Deus. Durante anos o povo de Israel ficou esperando a promessa da vinda do Messias e quando ele se apresentou ao seu povo gerou uma expectativa muito grande. No entanto, com a ascensão de Cristo o ministério apostólico passou a ser essencial para dar continuidade a obra de Jesus na terra.

E APOSTOLADO. Além de passar a fazer parte do ministério dos mais influentes líderes da igreja primitiva, o escolhido para assumir o lugar deixado por Judas Iscariotes, seria indicado pelo colegiado de líderes para receber o título de apóstolo, por agora, fazer parte do ministério apostólico. Fazer parte do apostolado junto aos demais escolhidos pelo próprio Cristo, era sair da estaca zero e chegar em um único passo ao degrau mais alto da escala de líderes importantes da igreja de Cristo. E neste particular a igreja vinha orando para que o novato fosse realmente escolhido por Deus.

JUDAS SE DESVIOU. Ele havia sido escolhido pelo Senhor Jesus, assim como os demais, Além disto, o Senhor Jesus fez mais uma escolha sobre ele o colocando como tesoureiro do grupo de apóstolos. Certamente ele era uma pessoa de confiança do nosso salvador. No entanto, se desviou dos propósitos para os quais foi chamado, escolhendo outro final, que foi um final de tragédia. Deus criou o homem com o direito a livre escolha pelas suas decisões. Cada um escolhe o caminho que desejar ir sem que com isto se exima de suas responsabilidades. Judas Iscariotes escolheu o lado do mal.

PARA IR PARA O SEU PRÓPRIO LUGAR. Judas Iscariotes fez a escolha pelo pior, recebendo com consequência da sua rebelião a punição pelo seu erro. Cometer erros e praticar falhas é coisa da natureza humana. A escritura diz que não há um único justo na face da terra, e também não há que não peque. O problema não estar em falhar ou errar, o mais grave é o caso de apostatar da fé. Judas Iscariotes esteve todo o tempo vendo com os próprios olhos os feitos de Cristo e pelo fato de que esteve ao lado do Mestre por muito tempo, não resta dúvida de que tinha a crença madura o suficiente para ter a certeza de que Jesus de Nazaré era de fato o Messias de Deus. A expressão: O seu próprio lugar. Não sabemos no que Pedro se referia, se o lugar do seu enforcamento ou numa linguagem mais forte, ao lugar da geena que era, conforme os conceitos judaicos, o lugar de punição para os que se rebelassem.

Atos 1:24

Atos 1:24 - E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido.
E ORANDO. Na escolha daquele que tinha a possibilidade de ocupar a vaga deixada no apostolado por Judas Iscariotes a igreja primitiva decidiu que o melhor caminho é a oração a Deus. Não podia prevalecer a vontade humana neste negócio, que por demais importante para a comunidade cristã. Os líderes da igreja primitiva precisavam da orientação de Deus para escolher a pessoa certa. Infelizmente nos dias de hoje as indicações de pessoas para cargos nas igrejas não mais passa por este tema, porque são indicações humanas, por outros interesses e não pela escolha de Deus.

TU, SENHOR. Nenhum dos apóstolos tentou por mais influente que fosse fazer a indicação de qualquer um dos dois que foram apresentados. Decidiram de que esta era uma coisa que o Senhor é quem deveria fazer. Eles tinham conhecimento de que isto era coisa de tamanha importância, que apelaram para o ser Supremo, o Deus que tem o domínio absoluto em cima nos céus e em baixo na terra. Como servos que eram estavam se submetendo ao Senhorio do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Eles solicitaram que o Senhor escolhesse qual seria o mais indicado para o cargo.

CONHECEDOR DOS CORAÇÕES. Humanamente falando ambos os dois estavam aptos para assumir o cargo. Todavia, era necessário passar pelo crivo da sinceridade interior, passando em revista as intenções do coração. Como nenhum ser humano tem o direito de penetrar nos corações dos outros, eles pediram a Deus que sondasse o coração de ambos para que o mais ideal fosse o escolhido.

MOSTRA QUAL DOS DOIS. Os apóstolos estavam pedindo ao Senhor que revelasse qual dos dois seria a melhor opção para ser apóstolo juntamente com os doze. Eles tinham certeza de que o Senhor tem conhecimento de todas as coisas, ou seja, eles sabiam de que Deus é Onisciente. O Senhor conhece cada um de nós, não pela aparência apenas, mais ele sabe exatamente quais são os propósitos dos nossos corações e intenções.

TENS ESCOLHIDO. O pedido era bem objetivo e eles desejavam saber qual dentre os dois o Senhor já tinha escolhido para ser o mais novo apóstolo do grupo apostólico. As decisões individuais até certo ponto pode-se tomar por escolha pessoal. Todavia, quando se trata de decisões relativas a igreja, o Senhor Deus tem que ser consultado e o que deve prevalecer e a sua vontade, e não as deliberações dos seres humanos.

A ORAÇÃO. A oração cristã baseia-se na convicção de que o Pai Celeste, que tem providencial cuidado sobre nós (Mateus 6.26,30 - 10.29,30), que é ‘cheio de terna misericórdia’ (Tiago 5.11), ouvirá e responderá às petições dos seus filhos da maneira e no tempo que Ele julgue melhor. A oração deve, então, ser feita com toda a confiança (Filipenses 4.6), embora Deus saiba de tudo aquilo que necessitamos, antes de Lhe pedirmos (Mateus 6.8,32).

Atos 1:23

Atos 1:23 - E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome, o Justo, e Matias.
APRESENTARAM DOIS. O motivo principal desta reunião entre os que faziam parte do ministério apostólico e parte da igreja primitiva era a escolha de alguém para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes entre os apóstolos. Nos últimos dois versículos anteriores (21,22) foi explicado aos membros daquele pequeno concílio apostólico as qualificações que deveriam ter os candidatos que tinham a possibilidade de a partir de então fazer parte do grupo dos doze apóstolos. Feitas as ponderações pelo apóstolo Pedro, que neste momento ocupava a proeminência entre os demais, apresentaram dois nomes. Se fosse apenas um, encerraria a reunião, mas como apareceram dois, mais um critério teria que ser exposto. Teve então o lançamento de sorte.

AMBOS OS DOIS ESTAVAM APTOS PARA O CARGO.A maior parte das tradições mais antigas da igreja primitiva são unânimes em afirmarem de que estes dois que foram apresentados faziam parte do grupo dos setenta que foram comissionados pelo Senhor Jesus para cumprirem missões importantes ainda no tempo de Cristo (Lucas 10:1). Assim pode-se dizer que eles já haviam sido testados em uma missão elevada, quase como que de apóstolos e se achavam aptos a assumirem este tão importante ofício de testemunha ocular das coisas que Cristo fez e realizou na terra, provando de que ele era o Messias de Deus.

JOSÉ, CHAMADO BARSABÁS. Este José barsabás, ao que tudo indica era irmão de Judas Barsabás citado em Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. Barsabás é um patronímico que significa: Filho de Sabás, cujo sentido é: Filho de Juramento ou filho de sabedoria.

QUE TINHA POR SOBRENOME, O JUSTO. O seu sobrenome ou cognome era: O justo. Provavelmente uma designação romana que lhe fora dado, uma vez que muitos Judeus nesta época por estarem sobre os favores do império foram condecorados com sobrenomes de títulos estrangeiros. Há quem diga que este era apenas um apelido como falamos nos dias de hoje. Alguns comentaristas chegam a escrever de que este nome designativo dado a José Barsabás, foi justamente por conta do seu alto grau de santidade que desfrutava perante o Deus que fez os céus e a terra.

E MATIAS. Além de José Barsabás, também apresentaram outro discípulo de Cristo chamado Matias. Que significa: Dom de Jeová. Existem várias conjecturas por parte dos interpretes do novo testamento a respeito de quem seria este Matias. Há quem diga que ele seria o Zaqueu que aparece em Lucas 19:8, como também existem aqueles que defendem de que Matias seria o Natanael descrito em João 1:48.

NÃO SERIA MATIAS BARNABÉ? Esta hipótese é mais provável do que as demais. Talvez isso se deva ao fato de que em Atos 14:14, Barnabé é chamado de apóstolo. Que defende esta tese assim o faz pelo fato de que Barnabé teve um bom desempenho nos relatos do livro de Atos. Algumas fontes extra bíblica sustentam isso.

Atos 1:22

Atos 1:22 - Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
COMEÇANDO DESTE. Não era qualquer um que estava apto a assumir aquela função entre o grupo de apóstolos. Conforme nos deixa transparecer o escritor desta obra literária havia pré-requisitos para que alguém se qualificasse para o cargo. A indicação não era por amizade ou por ser alguém influente ou de poder aquisitivo, como acontece muito nos dias de hoje. Devia ser um varão que conviveu com Cristo desde a época em que o Messias cumpriu a justiça de Deus, sendo batizado por João Batista. Tinha que ser alguém que presenciou tudo para dar testemunho de todas as coisas.

O BATISMO DE JOÃO BATISTA. Ele batizava com água. No judaísmo helenístico, era comum gentios se converterem ao judaísmo. No entanto, segundo as tradições judaicas tinha que seguir os rituais estabelecidos pelas normas vigentes, para serem os gentios aceitos na comunidade judaica. João demonstrava que na nova aliança basta se converter e ser batizado com o batismo de arrependimento, e esta pessoa era aceita como pertencente ao Reino de Deus. Por isso que João batizava com água. O candidato ao apostolado tinha que saber destas verdades porque a partir de então seria testemunha destas realidades a respeito do batismo que João realizava no Rio Jordão, celebrando o batismo de arrependimento.

FOI RECEBIDO EM CIMA. A pessoa que deveria ocupar o cargo ou função deixada por Judas Iscariotes tinha que ter acompanhado o ministério de Cristo durante os mais de três anos e ser também testemunha dos últimos fatos que o envolveram, como a sua morte, sua ressurreição dentre os mortos e também a sua ascensão aos céus. Como que alguém poderia naquela época falar sobre algo que não tenha visto com os seus próprios olhos. Hoje as pessoas acreditam pelo testemunho dos que são discípulos do Senhor Jesus, mas naquela época, em meio as dúvidas, seria mais conveniente acreditar em alguém que tinha visto pessoalmente que Cristo subiu aos céus.

UM DELES SE FAÇA CONOSCO TESTEMUNHA. Alguém tinha que ser escolhido para dar testemunho juntamente com os demais apóstolos. Para o grupo não poderia ficar apenas nos onze, tinha que ser acrescentado mais um até porque o Senhor Jesus tinha escolhido doze e não menos que isso. Além do mais, o número doze tinha um significado especial para os Israelitas, porque representava as doze tribos de Israel. Como um dos doze escolhidos por Jesus tomou o seu próprio destino, era necessário colocar outro.

A RESSUREIÇÃO DE CRISTO. O cordeiro foi crucificado lá no calvário em nosso lugar. Morreu pelos nossos pecados no madeiro e morte de cruz. Foi sepultado entre os mortos, porem, ao terceiro dia ressuscitou para a vida. E se apresentou vivo para todo o sempre, porque a morte não pode o vencer, até porque ele é a ressurreição e vida (João 11:25). Quem ia assumir no lugar de Judas Iscariotes tinha que ser testemunha ocular de que tinha visto pessoalmente o Senhor Jesus depois de sua ressurreição.

Atos 1:21

Atos 1:21 - É necessário, pois, que, escolhamos um dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós.
É NECESSÁRIO QUE SE ESCOLHA. A expressão, “é necessário” está ligada a necessidade da escolha de uma testemunha que presenciou os fatos que ocorreram durante o ministério de Cristo. Para o grupo de apóstolos não poderia ficar apenas nos onze, tinha que ser acrescentado mais um até porque o Senhor Jesus tinha escolhido doze e não menos que isso. Além do mais, o número doze tinha um significado especial para os Israelitas, porque representava as doze tribos de Israel. Como um dos doze escolhidos por Jesus tomou o seu próprio destino, era necessário colocar outro.

UM DOS HOMENS. Como o Senhor Jesus escolheu os seus apóstolos dentre todos foram homens. Na substituição de Judas Iscariotes não poderiam se diferente, tinha que ser um homem. As mulheres neste período, em razão da cultura, dificilmente exerciam funções públicas, mesmo que fosse no tocante as atividades religiosa. Jesus como homem tinha que escolher homens para que estivesse todo o tempo lhe auxiliando em suas atividades em torno do Reino de Deus. E o Escolhido tinha que ser alguém que tinha acompanhado de perto o ministério de Cristo Jesus nosso Senhor.

QUE CONVIVERAM CONOSCO. Não era qualquer um que estava apto a assumir aquela função entre o grupo de apóstolos. Conforme nos deixa transparecer o escritor desta obra literária haviam pré-requisitos para que alguém se qualificasse para o cargo. A indicação não era por amizade ou por ser alguém influente ou de poder aquisitivo, como acontece muito nos dias de hoje. Devia ser um varão que conviveu com Cristo e com os apóstolos durante todo o tempo.

TODO O TEMPO. Aprendemos com a escolha do novo apóstolo que outras pessoas, além dos doze apóstolos originais, sempre estiveram mesmo que anonimamente com o Senhor Jesus. Sem, no entanto, querer aparecer. Não é necessário que alguém se destaque no nosso meio para que se tenha a certeza de que esta ou aquela pessoa esteja realmente com Cristo. Os dois que se apresentaram, porque estavam aptos para tal, não eram citados como outros. Mas sempre estiveram acompanhando Jesus.

QUE O SENHOR JESUS ENTROU. Esta referencia a entrada de Cristo, não se refere ao seu nascimento na terra. Certamente, Pedro estava se referindo ao tempo em que depois que Jesus foi batizado por João Batista, e que começou a chamar os seus apóstolos. Esse pré-requisito era necessário, porque servia de testemunha dos começos do ministério do Senhor Jesus. Para também dar testemunho a respeito.

E SAIU DENTRE NÓS. A pessoa que deveria ocupar o cargo ou função deixada por Judas Iscariotes tinha que ter acompanhado o ministério de Cristo durante os mais de três anos e ser também testemunha dos últimos fatos que o envolveram, como a sua morte, sua ressurreição dentre os mortos e também a sua ascensão aos céus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...