quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Atos 1:26

Atos 1:26 - E, lançando-lhes a sortes, a sorte caiu sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
LANÇANDO LHES A SORTE. Esta história remonta aos tempos do antigo testamento. Porque até este momento a igreja ainda não usava o método da imposição das mãos. O lançamento de sorte era uma espécie de cerimônia que vinha dos tempos mais antigos do judaísmo. Comumente se colocava a quantidade de pedras de cores diferente em (no caso em destaque seria duas) um vaso e balançava até cair à primeira. Também se utilizavam tabuinhas com os nomes das pessoas, e é bem provável que neste caso tenha sido feito neste método, com os nomes dos dois.

A SORTE CAIU SOBRE MATIAS. Lançada a sorte e isso na presença de toda a igreja para que a escolha fosse com total transparência. Esta veio a cair sobre Matias. Não que José Barsabás não tivesse qualificação para ocupar tal cargo. A ressalva é que tinha que ser escolhido apenas um dos candidatos. Matias foi convertido em apóstolo após a ascensão de Jesus. Não há nenhum relato sobre sua vida depois de sua escolha como apóstolo sucessor de Judas Iscariotes. A tradição diz que pregou e foi martirizado na Etiópia. Atos.1:23-26.

E POR VOTO COMUM. Além dos critérios estabelecidos pelo grupo de apóstolos, conforme aprendemos em Atos 1:21-22 - É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós. Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. Tinha que passar pelo crivo da aprovação dos demais apóstolos e da igreja ali reunida. Um exame criterioso neste caso da escolha do novo apóstolo que assumiu o lugar deixado por Judas Iscariotes, nos ensina de que hoje são feitas nomeações e indicações e não escolhas de alguém para fazer parte do ministério das igrejas.

FOI CONTADO. Não tem como saber se neste momento da igreja primitiva já havia um relatório ou estatuto com as relações dos membros e dos que faziam parte do ministério. Pelo menos, ao que tudo indica, havia uma relação com os nomes dos apóstolos, quando se diz: Foi contado. Certamente as demais funções ministeriais como pastores, bispos, presbíteros, diáconos e outros, se deram com o desenvolvimento e crescimento da igreja, até para suprir as demandas advindas deste crescimento. O que se sabe é que com o passar do tempo surgiram estes cargos.

COM OS ONZE APÓSTOLOS. Com a apostasia de Judas Iscariotes, procurando o seu próprio destino e perdição, houve vacância em uma das vagas do grupo de apóstolos escolhidos pelo Senhor Jesus, que era o número de doze. Mas agora, depois de todo o processo de escolha e aprovação do nome de Matias, este cargo na igreja primitiva já estava devidamente preenchido. Estava formada a cúpula ministerial da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...