sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Atos 2:1-2

Atos 2:1-2 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E CUMPRINDO-SE O DIA DE PENTECOSTES. De fato, o dia de pentecostes era uma sucessão de eventos em que se cumpriam e se consumavam sete semanas desde o dia da Páscoa. Quando o Senhor Jesus comemorou a última Páscoa com os seus apóstolos, então tem início a contagem destas sete semanas, até que se cumprisse o dia de Pentecostes. De conformidade com a cultura judaica, pelo menos três festas anuais eram celebradas em Jerusalém, que eram a Páscoa, o Pentecostes e do tabernáculo.

ESTAVAM TODOS CONCORDEMENTE. Os apóstolos aprenderam com Cristo que a Páscoa celebrada por Cristo seria a última, em que a partir de então, seria celebrada a Santa Ceia do Senhor. Mas quanto ao dia de Pentecostes, que era cinquenta dias depois da Páscoa como seria? Não há dúvida que havia uma crença comum de que no dia de Pentecostes Cristo cumpriria a sua palavra do derramamento do Espírito Santo.

NO MESMO LUGAR. Este lugar é descrito como sendo o Cenáculo, conforme (Atos 1:13). Depois da morte do Cordeiro de Deus até este momento, havia uma grande expectativa sobre tudo que tinha acontecido. E este lugar era um local propício para que o rebanho de Cristo se reunisse para deliberar as primeiras providências sobre a obra de Deus. Foi neste lugar que Cristo fez a promessa da descida do Espírito Santo.

E DE REPENTE VEIO DO CÉU. As melhores e mais preciosas coisas que o ser humano pode receber como dádiva só pode vir do céu, que é a morada de Deus e de Cristo Jesus. Os apóstolos viram que o Senhor Jesus foi assunto ao céu, (Atos 1:9-11), e de lá é que eles estavam esperança a descida do Espírito Santo de Deus. Certamente os discípulos de Cristo, estavam orando, quando de repente algo maravilhoso aconteceu.

UM SOM, COMO DE UM VENTO VEEMENTE E IMPETUOSO. Este é um tipo de som dos mais difíceis de descrever, porque não é um só específico, uma vez que, o som do vento é um tanto sobrenatural. Como este som era um tanto indescritível, então, o Dr. Lucas afirma que ele era intenso e impetuoso. Não houve vento, como alguns pregadores costumam dizer, mas o som é que era como se fosse um zunido forte.

E ENCHEU TODA A CASA. Esta casa, sobre a qual escreve o Dr. Lucas, diz respeito o Cenáculo, em que os discípulos de Cristo estavam reunidos para o dia de Pentecostes, o mesmo lugar em que Cristo prometeu enviar ou derramar o Espírito Santo sobre sua igreja. Neste momento, aquele som forte ficou localizado no ambiente do Cenáculo, e isso foi um momento único, em que Deus se fez presente poderosamente, mediante o enchimento de todos pelo Santo Espírito da promessa, o que já era esperando.

EM QUE ESTAVAM ASSENTADOS. Não está definido o que estava ocorrendo naquele ambiente de quando houve o derramamento do Espírito Santo sobre a igreja remida de Cristo. Há quem diga que alguém estava neste momento falando da palavra de Deus, enquanto que o restante se encontrava assentados. Também existem aqueles que defendem que neste momento a igreja reunida estava orando, mas assentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...