domingo, 11 de janeiro de 2015

2 Pedro 1:9

2 Pedro 1:9 - Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
POIS AQUELE EM QUEM NÃO HÁ ESTAS COISAS. Seja ele quem for, cristão ou não, seja incrédulo ou ímpio, frequentares de denominações ou que nunca pise o pé em nenhuma delas. Sejam os materialistas ou os homens naturais, os profanos ou religiosos. Se não desenvolver as virtudes positivas alistadas pelo escritor, não passa de um deficiente visual, das coisas espirituais. Estas coisas a que se refere o autor desta carta, dizem respeito a sua lista de virtudes tais como: Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade. E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Estas virtudes positivas como frutos de uma vida cristã autêntica é o colírio da visão da alma.

É CEGO, NADA VENDO AO LONGE. Quem não busca estas virtudes positivas do reino de Deus, mediante uma íntima comunhão com o Espírito Santo, não passa de um cego, nada vendo ao longe. Neste caso o escritor fala em alegoria sobre a visão da alma e não da visão física. O ímpio, o incrédulo, o homem natural, o ser humano materialista e terreno, pode ter uma visão física perfeita, que ver além a conta, mas se não busca as virtudes espirituais é considerado como cego pelas sagradas escrituras. Nada vendo ao longe, se refere aos olhos da fé e da esperança, pelas quais coisas é que vemos e esperamos as coisas do porvir, ou seja, as coisas da salvação e da vida eterna. É pela visão da fé e da esperança que aguardamos as promessas de Deus para o nosso futuro.

HAVENDO-SE ESQUECIDO. Certamente, o pensamento do escritor trata da obra perfeita de Cristo em prol dos seres humanos. Ninguém deve se esquecer dos benefícios proporcionados pela missão do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Uma vez que, o seu sacrifício voluntário, fui à oferta aceitável pelo Criador como a obra de expiação pelos pecados da humanidade. A amnésia não pode nem deve ter efeito sobre a nossa alma, no sentido de roubar de nós a lembrança, que deve sempre estar presente em nossos corações de que, sem o sacrifício de Cristo, não há remissão de pecados. Razão porque, a ceia do Senhor é um memorial disto a ser celebrado pela igreja de Cristo, até a volta do mesmo para realizar o arrebatamento.

DA PURIFICAÇÃO. A missão do Cristo de Deus como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, teve e tem um efeito purificador de nossas almas, das antigas ofensas contra Deus. Com isto concorda o profeta Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

DOS SEUS ANTIGOS PECADOS. Com a prática da desobediência de Adão e Eva, a partir de então, foi deflagrado o pecado universal, e a história da humanidade, antes da vinda do Messias de Deus comprova isto. De forma que, o evangelho confirma que em Adão, todos pecaram, como também afirma que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23). Na nova dispensação, quem não recebe a Cristo como Senhor e Salvador, continua no mesmo estado negativo da rebelião e apostasia universal da humanidade.

2 Pedro 1:7-8

2 Pedro 1:7-8 - E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
E À PIEDADE O AMOR FRATERNAL. À piedade nos fala da nossa qualidade de vida que aplicamos ao reino de Deus e as coisas que são de cima. Em alguns casos, essa palavra é interpretada como a santidade, que representa a nossa separação do mundanismo e ao mesmo tempo, a nossa dedicação as coisas que agradam ao nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Mas não adianta muita coisa ser uma pessoa religiosa, se não for praticante do amor fraternal. O evangelho de Cristo se constitui de dois mandamentos importantes, onde o primeiro é amar a Deus sobre todas as coisas, e o segundo semelhante a este é; amar ao próximo como a si mesmo. Diante de Deus, ser uma pessoa que ama incondicionalmente o seu próximo é muito importante.

E AO AMOR FRATERNAL A CARIDADE. Este amor fraternal, que faz parte mesmo do nosso desenvolvimento espiritual, se traduz na prática pelos cuidados que devemos ter para com os nossos e depois para com os domésticos da fé. Sem, no entanto, deixar de lado a prática de boas ações para com o nosso próximo em geral. Acrescentando-se a este amor fraternal a caridade, que é justamente o amor fraternal sem acepção de pessoas. Estas virtudes cristãs na vida de quem segue a Cristo exala por todas as partes o perfume da compreensão e do entendimento entre todas as pessoas. Atrairemos mais pessoas ao reino de Deus com tais testemunhos do que com pregações e discursos sem práticas, do amor fraternal e da caridade.

PORQUE SE EM VÓS HOUVER E ABUNDAR ESTAS COISAS. A que coisas se referem o escritor? Certamente ele descreve sobre sua lista de boas virtudes que devem ser vistas na vida dos representantes do reino de Deus aqui na terra. Estas virtudes positivas são: acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade. E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. É nisto que se caracteriza o nosso crescimento espiritual em qualidade e quantidade. É percebendo em nossas ações estas boas qualidades, que as pessoas darão testemunho que Cristo está em nossas vidas.

NÃO VOS DEIXARÃO OCIOSOS NEM ESTÉREIS. As virtudes de Deus sobre nossas vidas não são automáticas, mas, se faz necessário que vivamos de tal maneira que, o Senhor veja que temos força de vontade para exercê-las. Assim como, os dons espirituais são depositados na vida dos que mais buscam de forma persistente as coisas que são de cima. E ainda, os ministérios do Senhor são dados e depositados para aqueles que buscam se empenharem na obra do reino de Deus, e no serviço do evangelho de Cristo. Todas as virtudes e capacitações que vem do alto, estão à disposição dos que se esforçam em fazer a vontade de Deus com uma vida de dedicação.

NO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. O exercício das boas virtudes do reino de Deus em nossas vidas, gera o nosso desenvolvimento espiritual, que por sua vez nos conduz, ao crescimento no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Não são todos os cristãos que possuem profundidade de conhecimentos sobre o Cristo de Deus, e principalmente o alcance de sua missão em favor da humanidade.

2 Pedro 1:5-6

2 Pedro 1:5-6 - E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência. E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade.
E VÓS TAMBÉM, PONDO NISTO MESMO TODA A DILIGÊNCIA. Nos textos anteriores, o escritor vinha passando os seus conselhos aos seus leitores de como se livrar das concupiscências que há no mundo, tais como os vícios distorcidos da natureza humana decaída. Mas, a partir deste ponto ele começa então mostrando como se deve viver a vida cristã autêntica na presença de Deus, mediante a prática de boas virtudes cristãs. Quando alguém olhar para um seguidor de Cristo Jesus deve ver estas características, que primeiro habitavam no Mestre, Cristo Jesus, o Salvador.

ACRESCENTAI À VOSSA FÉ A VIRTUDE. Digamos que a fé no nome precioso de Cristo é o ponto de partida das demais qualidades que dignificam o discípulo do reino de Deus, até porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Mas fincados os pés no alicerce da fé, também são indispensáveis as demais virtudes cristãs citadas pelo autor desta carta, e também enumeradas em outras partes do evangelho glorioso do Senhor Jesus. Estas virtudes que devem fazer parte de nosso caráter cristão é quem nos vai distinguir dos incrédulos e dos ímpios que não vivem para Deus e o seu reino.

E À VIRTUDE A CIÊNCIA. Esta lista de virtudes descrita por Pedro, nos ensina sobre o nosso desenvolvimento espiritual, como servos de Cristo de do reino de Deus. A prática de boas ações não constitui patamares que deem direitos legais para o cristão ser salvo, mas os qualificam como alguém que segue as pisadas do Mestre, Jesus de Nazaré. Mas, não é somente aconselhável fazer boas coisas, o progresso espiritual avança a medida em que buscamos conhecer mais e mais os mistérios do reino de Deus, e isso tem um caminho chamado, crescer em ciência ou conhecimento.

E À CIÊNCIA A TEMPERANÇA. A medida em que vamos mergulhando nas profundezas do conhecimento dos mistérios das Sagradas Escrituras, vamos amadurecendo em desvendamento da vontade do nosso Deus e Pai. Os anti-intelectualistas perdem a base de suas teses, ao se depararem com esta declaração feita por um homem simples como Pedro, mas que nos deixou a recomendação do crescimento no conhecimento ou no estudo da teologia como desenvolvimento espiritual. Quanto mais se desenvolve no conhecimento de Deus (teologia, estudo de Deus) mais o cristão passa a ter consciência dos seus deveres como servo e discípulo de Cristo.

E À TEMPERANÇA A PACIÊNCIA. Essa temperança como virtude cristã representa o equilíbrio nas ações e no modo de falar e se expressar. Como também diz respeito ao domínio próprio ou agir pela razão e não simplesmente pela emoção ou estado emocional. A temperança leva o servo de Cristo a ter paciência naquilo em que espera e busca, por saber que Deus trabalha em prol dos que nele esperam.

E À PACIÊNCIA A PIEDADE. Esta paciência se transforma em confiança de que no momento de Deus, tudo que ele determinar a nosso respeito, há de ter o seu fiel cumprimento. E esta paciência nos fornece as características ideais de um verdadeiro seguidor de Cristo. Quando alguém ver em nós a suportabilidade diz: este é um cristão verdadeiro, que segue as pisadas do Mestre.

2 Pedro 1:4

2 Pedro 1:4 - Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
PELAS QUAIS ELE. O autor se refere à glória e a virtude de Cristo, Pelas quais ele nos chamou. E esta glória de Cristo a qual se refere o escritor, diz respeito à forma como o Cristo de Deus foi exaltado à destra de Deus nas maiores alturas. Sua virtude, que é a mesma coisa que seu poder, pode ser visto durante o seu ministério, pela realização dos seus milagres, pela prodigalização dos seus feitos poderosos e pela sua ressurreição dentre os mortos, como Senhor da ressurreição e da vida. Quanto à palavra “ele” diz respeito ao Filho de Deus, ele que é o nosso Deus e Salvador, que com sua graça nos chamou para a vida e vida com abundância. Ele que com sua obra redentora, nos direciona rumo à salvação e vida eterna, mediante o seu evangelho.

NOS TEM DADO GRANDÍSSIMAS E PRECIOSAS PROMESSAS. A partir do momento da vitória de Cristo em prol da sua igreja, os céus se abriram para os remidos, por isso que se diz no evangelho que fomos alcançados com toda sorte de bênçãos espirituais, nos lugares celestiais. A obra perfeita de Cristo pela sua igreja veio carregada de todas as promessas de grandíssimas riquezas e bênçãos da parte do nosso Deus para a nossa alma. Essas promessas são preciosíssimas porque são mais valiosas do que tudo que há neste mundo. As riquezas desta vida terrena são passageiras e temporais, mas as heranças e os galardões dos remidos em Cristo são eternos e muito valiosos. Cristo nos promete a posse destas bênçãos eternas.

PARA QUE POR ELAS FIQUEIS PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA. As escrituras no seu começo nos ensinam de que fomos criados a imagem e semelhança de Deus, conforme Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Já na mensagem do evangelho de Cristo Jesus aprendemos que estamos sendo transformados na imagem de Cristo 2 Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Esta é uma tese realista da promessa de Deus para os remidos.

HAVENDO ESCAPADO DA CORRUPÇÃO. O escritor ver o mundo com o seu sistema profano como algo maléfico e perigoso para a igreja do Senhor Jesus. Algo que prejudica a nossa comunhão com Deus e que nos afasta do reino de Cristo. Ao se converter das trevas para a luz do evangelho de Cristo o remido esta escapando de algo que é nocivo a sua alma. Quando o autor fala sobre a corrupção do mundo, ele esta se referindo à forma como as coisas desta vida são degradantes e o quanto elas procuram tirar os seres humanos dos planos de Deus, que é comunhão plena com o Criador, e por fim, a promessa de salvação e vida eterna, o alvo de nossa existência.

QUE PELA CONCUPISCÊNCIA HÁ NO MUNDO. Estas concupiscências que há no mundo, dizem respeito aos vícios mais vis que o homem natural tende a seguir, quando não é guiado pelo Espírito de Deus. São as concupiscências da carne, a soberba da vida e a perversão da natureza humana para a vida de incredulidade e rebelião, contra o Criador e os seus planos, que são os melhores para os homens.

2 Pedro 1:3

2 Pedro 1:3 - Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude.
VISTO COMO O SEU DIVINO PODER. O autor tinha destacado a importância do conhecimento de Deus e de Cristo, para se alcançar o alvo mesmo da nossa existência, que é um final feliz, sendo absorvido pela salvação e vida eterna. Mas, neste ponto, o escritor mostra como opera este conhecimento de Deus e de Cristo, para o nosso benefício imediato, ainda nesta vida presente, com a esperança de coisas maiores e melhores na vida futura. Nisto tudo está incluso o divino poder de Cristo Jesus o Senhor e Salvador. Antes, Pedro já havia tocado no ponto da divindade de Cristo, e agora, ele nos faz saber, que divino também é o poder do Cristo de Deus Pai.

NOS DEU TUDO O QUE DIZ RESPEITO A VIDA E PIEDADE. A vinda do Messias de Deus com a missão de transmitir todas as bênçãos celestiais para os remidos, não foi somente em demonstração pessoal de poder e virtude. Mas, o Cristo de Deus e da igreja veio nos outorgar e compartilhar com os salvos suas virtudes também. Esta vida, que é o principal, que o Senhor Jesus nos presenteou, foi justamente a vida espiritual, quando do novo nascimento, que nos tornou em novas criaturas para o reino de Deus. E a vida de piedade, diz respeito ao modo de vida cristã que nos é proposta a levar de forma digna na presença de Deus e para com o nosso próximo. Portanto, tudo depende da operosidade da virtude de Cristo em nossas vidas.

PELO CONHECIMENTO DAQUELE. Todos aqueles que conhecem o teor da mensagem da legislação mosaica sabem que a antiga aliança de Deus era nacionalista, ou seja, exclusiva com Israel. Mas a nova aliança de Deus por meio de Cristo é universal e individual, com qualquer pessoa que conhecendo a missão de Cristo e os muitos benefícios que ela trouxe para a humanidade, e aceitam a mensagem do evangelho, como sendo a nova aliança da graça divina para salvação dos remidos. “Daquele” diz respeito a Cristo Jesus, o Salvador, que se manifestou para trazer a esperança para os gentios, e para todos aqueles que desejarem atender o chamado de Deus para a vida plena.

QUE NOS CHAMOU. Há um mistério entre Cristo e os que são remidos. Quando se olha pela visão do evangelho da nova aliança, também se pode sustentar ou defender a tese de uma predestinação, pela chamada divina de Cristo para os eleitos de Deus. Foi o próprio Jesus quem falou: João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Efésios 1:5 -E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Pode-se ver ainda em (Romanos 8:29-30), que trata mais ainda sobre este tema.

PELA SUA GLÓRIA E VIRTUDE. A nossa chamada da parte de Cristo, pelo seu poder e glória para a vida e para a disposição em servi-lo, vem justamente pela eficácia da virtude de Cristo que opera favoravelmente em nossa direção. Com isto, entende-se que não adianta resistir à chamada de Cristo, porque ela se torna irrecusável.

2 Pedro 1:2

2 Pedro 1:2 - Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor.
GRAÇA. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus, eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus com o seu povo. Na nova aliança foram todos alcançados pela graça de Cristo Jesus. A palavra graça quer dizer: favor não merecido, porque na realidade a nova aliança da graça de Deus recaiu sobre os gentios, que não mereciam este favor divino.

E PAZ. Em termos de Saudação, era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação, realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

VOS SEJAM MULTIPLICADAS. O que o escritor deseja para os seus leitores, é que todos fossem realmente alcançados abundantemente com a graça de Deus e de Cristo, e que a paz entre o Criador e as suas criaturas fosse o vínculo mais forte de ligação entre ambas às partes. Esta graça e a paz como pontes de ligação entre os homens e Deus, por meio de Cristo e mediante o evangelho das boas novas, resulta em reconciliação plena em todo o cosmo. E a multiplicação destas dádivas divina na vida dos cristãos, tem como efeito a salvação e a vida eterna. O autor desta carta já desfrutava destes benefícios de Deus por meio de Cristo, e ao mesmo tempo deseja que esta mesma graça chegue aos seus leitores, como algo que produz paz e reconciliação.

PELO CONHECIMENTO DE DEUS. O fato de crescermos no conhecimento de Deus, é que nos leva a receber mais e mais desta graça e paz. Quanto mais buscarmos ao Senhor, mais ele vai se revelar para nós. E buscar conhecer a Deus é viver uma vida intensa de comunhão com ele. Quanto mais conhecemos ao Senhor é que nos faz buscamos realizar a sua vontade. E este conhecimento de Deus está disponível na sua palavra. Além de todas as coisas criadas, de alguma forma, revelarem quem é o Criador.

E DE JESUS NOSSO SENHOR. Para se desfrutar da graça de Deus, e ser beneficiado pela sua paz, se faz necessário conhecer quem é efetivamente O Senhor Jesus Cristo, e o que ele fez em favor de toda a criação, e em especial pela sua igreja que ele comprou e remiu pelo seu sacrifício. A história de Jesus Cristo ensina sobre a reconciliação entre Deus e os homens, e representa as misericórdias do Criador com sua criação inteira, principalmente com a igreja remida.

2 Pedro 1:1

2 Pedro 1:1 - Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.
SIMÃO PEDRO. Pedro também é chamado de Simão. Ele é o irmão de André, os dois primeiros discípulos que Cristo convidou para serem pescadores de homens, e não mais de peixes. Simão, filho de Jonas, pescador de Betsaida da galileia, foi incluído no número dos 12 Apóstolos, Negou a Cristo três vezes na hora da provação. Confessou que Cristo era o filho de Deus, era o discípulo mais chegado de Jesus dentre todo o grupo dos doze, e provavelmente o porta voz de todos. Teve uma grande importância para o ministério de Cristo, e exerceu um papel fundamental no início da igreja primitiva. Era uma pessoa de temperamento forte, ao que tudo indica só veio a se converter de verdade, depois da ressurreição de Cristo, apesar de andar e seguir a Cristo, o Mestre.

SERVO E APÓSTOLO DE JESUS CRISTO. A menção feita pelo autor como apóstolo de Jesus Cristo confere autoridade ao conteúdo de sua epístola. Até porque o título de apóstolo neste tempo da igreja primitiva estava revestido de uma importância muito grande. Enquanto Cristo estava entre o grupo dos doze, todas as atenções estavam voltadas para o Mestre, dada a sua importância para o cristianismo, Com a saída de Cristo da terra, o grupo dos doze passou a ter um papel fundamental como autoridade da igreja. E Pedro se encaixa bem no perfil de apóstolo, pelo fato de que ele esteve o tempo todo com Jesus, durante o seu ministério. Como servo Pedro demostra sua simplicidade diante do grande e importante ofício apostólico que lhe foi confiado.

AOS QUE CONOSCO ALCANÇARAM FÉ IGUALMENTE PRECIOSA. Esta expressão feita pelo Apóstolo Pedro denota o caráter universal de sua carta, quando não é direcionada a nenhuma comunidade cristã específica, mas a todos que em qualquer lugar confessam a preciosa fé em Cristo Jesus, o Salvador. A fé cristã não vem por meio de tradições religiosas, mas é a busca individual por ela, que faz com que o ser humano possa confessar ser um cristão verdadeiro. Todo aquele que verdadeiramente alcançam esta preciosa fé no nome glorioso de Cristo pode dizer que é um cristão.

PELA JUSTIÇA DE NOSSO DEUS. A maioria dos comentaristas e interpretes do evangelho concordam de que, esta frase diz respeito a Jesus Cristo, como sendo Deus. E a vida e o ministério do Senhor Jesus, dá provas cabais e irrefutáveis de que ele era, é, e sempre será Deus. Antes mesmo da vinda do Messias, um dos seus títulos já o classificava como Deus. “Emanuel”, que quer dizer; Deus conosco. João 10:30 – Disse Jesus; Eu e o Pai somos um. Os seus atributos também comprovam a sua divindade.

E SALVADOR JESUS CRISTO. O próprio nome do Filho de Deus o define como Salvador, por que o Nome “Jesus”, quer dizer Salvador, porque ele veio salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). E Cristo nos fala da missão do Messias e de quem ele realmente é. Jesus Cristo é o Messias de Deus, enviado e ungido do Senhor, que também é o Emanuel de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...