segunda-feira, 14 de junho de 2021

Atos 15:34-35

Atos 15:34-35 - Mas pareceu bem a Silas ficar ali. E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.
MAS PARECEU BEM A SILAS. A igreja matriz de Jerusalém já tinha lideranças demais, uns se chocando com os outros. Não sabemos qual era de fato a ocupação de Silas na obra de Deus ali na Judéia, mas tudo indica que ele não estava produzindo o quanto pretendia efetivamente. Agora, em Antioquia, Silas percebeu que tinha como fazer uma grande obra para o reino de Cristo, como pregador da palavra de Deus e como alguém que poderia ser muito mais útil do que estava realmente sendo em Jerusalém. FICAR ALI. Há quem diga que Silas tenha retornado a Jerusalém, mas somente o tempo o suficiente para buscar seus pertences e mudar de vez para a igreja gentílica de Antioquia da Síria, onde ele foi muito bem acolhido por Paulo, Barnabé e toda a igreja do Senhor naquela cidade. Deus tinha uma nova missão para a vida de Silas, o que o desenrolar dos fatos passa a nos mostrar, além de que ele seria útil a Paulo na missão. E PAULO E BARNABÉ. Até o momento, estes dois homens de Deus estavam com o mesmo propósito em fazerem a obra de Deus juntos, com uma amizade proveitosa em torno dos mesmos propósitos e missão. Barnabé vem se destacando como aquele homem de Deus que deu todo apoio a Paulo para que este se tornasse quem ele já era como liderança do cristianismo, sempre avançando mais e mais na obra de Cristo. FICARAM EM ANTIOQUIA. Quando a Barnabé, na realidade ele era um missionário da igreja de Jerusalém, enviado pelos apóstolos, pelos anciãos e pela comunidade cristã da capital de Israel. Já quanto a Paulo, não temos como saber se ele já era adotado como missionário oficial dos líderes de Jerusalém, o que podemos perceber é que ele tinha total apoio de Barnabé, como sendo o líder local de Antioquia e que a igreja de Cristo lhe fornecia absoluto apoio, como pregador do evangelho e ensinador. ENSINANDO E PREGANDO. Temos aqui duas palavras que parecem querer dizer a mesma coisa, mas no fundo, no fundo, tratam de coisas diferentes. O ensino da palavra de Deus se trata do discipulado cristão, bem como da transmissão das doutrinas fundamentais do cristianismo. Já a pregação se trata mais da divulgação do evangelho das boas novas de Cristo para aquelas pessoas não convertidas a Cristo. COM MUITOS OUTROS. Como núcleo das igrejas gentílicas, Antioquia da Síria passou a ser um grande centro de atividades da igreja de Cristo. Certamente, esta comunidade cristã passou a receber muitos outros pregadores itinerantes, os chamados evangelistas vindos de Jerusalém e de Israel, além dos próprios discípulos que eram treinados por Barnabé, Paulo e Silas. Esta igreja crescia e se desenvolvia na graça. A PALAVRA DO SENHOR. Podemos conjecturar que Antioquia passou a ser um centro de preparação de pregadores da palavra de Deus, que se espalhavam por todas as partes cumprindo missões em prol do reino dos céus. O evangelho precisava chegar aos povos não alcançados, e os discípulos de Cristo em Antioquia entenderam muito bem o ide imperativo do Senhor Jesus. Não é a toa que esta igreja do mundo gentílico se tornou um celeiro de missionários enviados a outras partes do mundo gentílico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...