quarta-feira, 16 de junho de 2021

Atos 16:15

Atos 16:15 - E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao SENHOR, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
E, DEPOIS QUE FOI BATIZADA. Lídia acreditou na mensagem poderosa do evangelho de Cristo que Paulo lhe transmitiu a respeito de Cristo Jesus, o Filho de Deus e tudo que ele fez na cruz do Calvário em favor da humanidade. Tendo pois, recebido a Jesus como Senhor e Salvador foi batizada em águas, como comprovação de um verdadeiro arrependimento das coisas passada, assumindo um novo compromisso de uma nova vida em Cristo Jesus. Agora, aquela mulher da alta sociedade era seguidora de Cristo. ELA E SUA CASA. Com Lídia, se cumpria aquela palavra que está escrita em Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Não somente aquela vendedora de púrpura, mas toda a sua família se converteu para o reino de Deus. Lucas não nos fala sobre a sua estrutura familiar, mas se ela tinha marido, filhos e filhas, todos de sua casa foram batizados porque creram em Jesus. NOS ROGOU, DIZENDO. Lídia era uma mulher que tinha boas condições financeiras, e vendo que os missionários não tinham onde ficar, porque estavam apenas de passagem por Filipos, então ela foi compassiva em oferecer apoio e hospitalidade aos homens de Deus. A expressão utilizada por Lucas neste texto nos faz compreender que Lídia não somente pediu algo aos missionários, mas ela implorou para que atendesse. SE HAVEIS JULADO. Podemos perceber que Lídia, apesar de ser uma mulher da alta sociedade de Filipos, mas ela agiu com humildade ao se dirigir aos missionários com toda a simplicidade possível. Aquela mulher poderia auto se justificar que agora era membro do corpo de Cristo, e que era digna de receber aos homens de Deus em sua residência, mas não, ela suplica que os servos de Deus julgassem a sua fé em Cristo. QUE EU SEJA FIEL AO SENHOR. Este novo agir de Lídia era a comprovação de que realmente ela havia nascido de novo para o reino de Deus, porque estava realmente dentro dos padrões da humildade e da simplicidade. O que Lídia estava expondo diante dos missionários era que eles mesmos analisassem a sua conduta de fé, e se eles achavam que ela efetivamente tinha condições de servir e seguia a Cristo, então que os homens de Deus dessem o privilégio de lhes hospedar em sua casa e residência. ENTRAI EM MINHA CASA, E FICAI ALI. O que se ver no coração daquela mulher é que ela foi tomada pelo segundo mandamento da lei de Cristo, em que o Mestre amado ensinou aos seus discípulos que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Lídia queria ter o privilégio de servir da melhor maneira possível aos homens de Deus, lhes fornecendo comida, dormida e todo o apoio que eles precisavam em Filipos. E NOS CONSTRANGEU A ISSO. Paulo era um missionário que não gostava de depender de quem quer que seja para realizar a obra de Deus, e dentro dos seus escritos encontramos provas de que ele não aceitava ajuda financeira nem mesmo das igrejas fundadas por ele, por isso que trabalhava com suas próprias mãos para se sustentar. Mas a forma com que Lídia suplicou este negócio, então ele aceitou esta ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...