domingo, 20 de junho de 2021

Atos 17:11-12

Atos 17:11-12 - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.
ORA, ESTES FORAM MAIS NOBRES DO QUE OS QUE ESTAVAM EM TESSALÔNICA. O escritor do livro de Atos dos Apóstolos fala a respeito dos judeus que estavam na cidade da Beréia, para quem Paulo e seus amigos de missão se chegaram naquela cidade. Quando o texto afirma que os judeus de Beréia foram mais nobres, isso nos fala da forma educada como receberam a equipe, diferente dos judeus de Tessalônica. PORQUE DE BOM GRADO RECEBERAM A PALAVRA. Deus colocou graça no coração dos judeus para que dessem um bom acolhimento de princípio aos homens de Deus que estavam passando por Beréia com o objetivo de semear o evangelho de Cristo. Paulo não pregava suas próprias ideologias, mas buscava com grande esforço anunciar a palavra de Deus, ela só que poderia encontrar guarida nos corações dos ouvintes. EXAMINANDO CADA DIA NAS ESCRITURAS. Nas sinagogas eram nos dias de sábado que os judeus buscavam estudar com zelo as Sagradas Escrituras dos seus antepassados, principalmente a lei de Moisés. Mas nada impedia que procurassem a Paulo e seus companheiros de ministério todos os dias para examinar as Escrituras. Os cristãos primitivos não escolhiam das ou dias, mais sempre buscaram aprender mais. SE ESTAS COISAS ERAM ASSIM. Não temos dúvida que Paulo e os demais missionários faziam a exposição dos textos do Antigo Testamento, onde haviam profecias messiânicas, na tentativa de provarem que Jesus de Nazaré era realmente o Messias prometido por Deus. Certamente, Paulo tinha uma lista de textos já catalogados, em que apontava diretamente para o Messias de Deus, que se cumpriu em Jesus Cristo. DE SORTE QUE CRERAM MUITOS DELES. A paz que até então estava reinando entre os judeus de Beréia e a equipe de missionários cristãos foi o terreno propício para que o evangelho chegasse ao mais profundo dos corações dos judeus. E todos aqueles que receberam de bom grado a palavra de Deus pregada pelos homens de Deus creram de verdade, em tudo que as profecias messiânicas falavam sobre Jesus, o nosso Redentor. E TAMBÉM MULHERES GREGAS DA CLASSE NOBRE. É perceptível, neste livro de Atos, que o cristianismo fez uma abertura notável para a participação das mulheres na vida religiosa da igreja de Cristo. Estas mulheres nobres eram em muitos casos esposas de pessoas importantes do comercio local, bem como mulheres de fazendeiros, além das esposas dos altos oficiais das autoridades do império romano, a elite da sociedade. E NÃO POUCOS HOMENS. Em Beréia, assim como em outros lugares também, o evangelho havia alcançado os judeus, provavelmente os líderes do tradicional judaísmo local, grande parte das mulheres nobres daquele lugar, além dos homens da alta sociedade também, isso por meio da influencia de suas esposas. A missão de Paulo e seus amigos de ministério, estava andando de acordo com o que os homens de Deus desejavam, em que o resultado era salvação e libertação de vidas para Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...