segunda-feira, 21 de junho de 2021

Atos 17:25

Atos 17:25 - Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.
NEM TAMPOUCO É SERVIDO. Em sua pregação, Paulo mostra a diferença entre o Deus de Israel, o Todo-poderoso e as falsas divindades do panteão dos atenienses. Os deuses dos idólatras são inúteis, porque para vir a ser adorado e venerado pelos seus seguidores, os ídolos e as imagens de esculturas têm que serem feitos pelas mãos dos homens, depois servidos pelos seus devotos que cuidam deles em seus santuários e altares. O Deus Criador não precisa de ninguém para cuidar dEle, Ele é independente. POR MÃOS DE HOMENS. A bíblia diz que o artífice vai ao busque, corta um tronco de madeira e dele faz um ídolo inútil que precisa ser lapidado pelas mãos do artista, moldado conforme sua imaginação, e servido pelos seus devotos, o que acontecia justamente com os religiosos de Atenas. O Deus do céu é completamente diferente, Ele não foi feito pelas mãos dos homens, pelo contrário, o homem foi criado por Ele. COMO QUE NECESSITANDO DE ALGUMA COISA. Certamente, Paulo deve ter visto os religiosos de Atenas andando com seus ídolos e imagens de esculturas nos ombros sendo carregados de um lado para outro. Os devotos dos seus ídolos ofereciam presentes caros a tais deuses na tentativa enganosa de ganhar suas graças, quando sabemos que o ídolo e a imagem de escultura é um deus morto, que não sabe de nada. POIS ELE MESMO. Quem é o Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas? Ele é o Onipotente, Aquele que tem todo poder no céu, na terra e em todos os lugares, sobre tudo e sobre todos. Ele é o Onipresente, o Deus que está presente em todos os lugares e em qualquer tempo. Como também o Deus de Paulo é Onisciente, ele conhece todas as coisas, bem como sabe de tudo que acontece em todos os lugares. Nenhum dos ídolos e das falsas divindades dos atenienses tinha estes atributos. É QUEM DÁ A TODOS. Com a defesa desta tese, o apóstolo dos gentios estava confrontando diretamente os conceitos filosóficos dos oradores de Atenas, aqueles que pregavam sobre o deísmo, ensinando ao povo que, mesmo que houvesse um Deus que criou todas as coisas, mas este mesmo Deus havia abandonado a sua criação a própria sorte, sendo esta governada pelas leis naturais, o que não era verdade. A VIDA E A RESPIRAÇÃO. É evidente que Paulo, neste momento, estava pensando no que está escrito em Gênesis 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. O homem que foi formado do pó da terra era um boneco inanimado e sem vida, até que Deus soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ter a vida de Deus. E TODAS AS COISAS. O homem natural não acredita nestas verdades, porque os incrédulos vivem somente para as coisas terrenas, desta dimensão da existência humana. Com esta pregação, Paulo derriba por terra todos os conceitos materialistas dos filósofos atenienses, bem como com os conceitos de todos aqueles que imaginam que por méritos pessoas ou por sorte são contemplados com as coisas boas desta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...