quarta-feira, 30 de junho de 2021

Atos 19:26

Atos 19:26 - E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
E BEM VEDES E OUVIS. Verdade é que naquela época, não tinha um sistema de comunicação sofisticado e eficiente como temos nos dias atuais, mas naquela época a comunicação oral era muito mais eficiente que nos dias de hoje. Desta forma, as notícias corriam como uma velocidade muito grande, uma vez que as novidades eram trocadas de boca em boca. O que nos é dito por Demétrio nesta sua colocação nos ensina sobre o gigante que era o apóstolo Paulo em termos de evangelização. QUE NÃO SÓ EM ÉFESO. Na cidade de Éfeso, já não havia mais lugares que a mensagem do evangelho pregado por Paulo não tivesse chegado, ao ponto dos ouvintes de Demétrio já terem visto com os próprios olhos e ouvido com seus ouvidos as pregações do grande apóstolo dos gentios. Portanto, o grande comercio de nichos de Diana, bem como das outras falsas divindades estava em constante ameaça. MAS ATÉ QUASE EM TODA A ÁSIA. Paulo já vinha a um bom tempo evangelizando a Ásia toda, conforme aprendemos em Atos 19:10 - E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos. Destacando que esta Ásia citada por Lucas era muito maior que a chamada Ásia Menor, onde muitas igrejas foram fundadas por Paulo. ESTE PAULO TEM CONVENCIDO. A chamada de Paulo pelo Senhor Jesus Cristo foi com propósitos bem definidos em que ele serviria de salvação para os povos. Atos 13:47 - Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra. Com o poder do Espírito Santo em sua vida, as pregações do apóstolo dos gentios chegavam à alma e o espírito dos seus ouvintes. E AFASTADO UMA GRANDE MULTIDÃO. Demétrio teve uma percepção muito aguçada dos resultados das campanhas evangelísticas realizadas pelo apóstolo Paulo, não somente na cidade de Éfeso, mais em todas as cidades circunvizinhas, a que o autor chama de Ásia. Todos aqueles que verdadeiramente se convertiam ao cristianismo autêntico pregado por Paulo, se afastavam dos ídolos e das imagens de esculturas. DIZENDO QUE NÃO SÃO DEUSES. Por que os idólatras adoram e veneram os ídolos e as imagens de esculturas? Porque elas são ensinadas pelos falsos líderes religiosos que tais objetos representam os deuses ou santos. Ficamos sabendo aqui por Demétrio que a pregação de Paulo era no combate aos ídolos e as imagens de esculturas, estas coisas que geravam um grande comercio não só em Éfeso, mas em toda a Ásia. OS QUE SE FAZEM COM AS MÃOS. Isaías falou sobre este tipo de arte, em Isaías 40:19-20 - O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece, artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover. Como que estes objetos, que não vêm, não ouvem, não se movem, nem nada sabem, podem ser comparados a um deus? Paulo combatia fortemente a idolatria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...