sábado, 19 de junho de 2021

Atos 17:4

Atos 17:4 - E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais.
E ALGUNS DELES. O trabalho que Paulo fazia, juntamente com seus amigos de ministério de evangelização de seus compatriotas judeus, não era em vão, porque de alguma forma havia colheita de bons resultados. Verdade era que também havia resistência por parte dos seguidores do judaísmo ao que Paulo pregava, com a exposição das Escrituras, tentando provar que Jesus de Nazaré era o Messias prometido por Deus. O fato é que os judeus foram importantes na formação da igreja. CRERAM. Somente o Espírito de Deus é que tinha o poder de convencimento dos judeus para que viessem a crer em Jesus Cristo como sendo o cumprimento das profecias messiânicas do Velho Testamento, isso porque, muitos dos judeus não aceitavam qualquer forma de politeísmo. Deus estava trabalhando nos corações dos judeus para que alguns cressem que a vinda de Jesus era de acordo com sua vontade. E AJUNTARAM-SE. Os líderes do judaísmo, não somente em Israel, mas em qualquer parte do mundo, lutavam com todas as forças não perderem adeptos da religião oficial de Israel. De maneira que, chegavam a perseguir de forma implacável aqueles que confessassem o cristianismo como sua nova religião. Era preciso ter coragem para romper com o antigo sistema religioso, optando por seguir a Cristo Jesus, o Senhor. COM PAULO E SILAS. Os missionários eram judeus, e de maneira incansável procuravam transmitir o evangelho da circuncisão para os seus compatriotas judeus, em que em alguns lugares, não obtinham sucesso, mais em outras localidades o evangelho encontrava lugar no coração dos judeus. O apóstolo Paulo tinha consciência da importância dos judeus para a formação da base da igreja de Cristo em seus começos, razão porque, mesmo sendo perseguido, mas evangelizava aos judeus. E TAMBÉM UMA GRANDE MULTIDÃO. Mais uma vez fica demostrado que com o passar do tempo à igreja remida de Cristo passou a ser composta em sua grande maioria de gentios convertidos ao cristianismo. Cristo chamou a Paulo e lhe fez entender que sua missão era levar o evangelho da incircuncisão aos povos de outras nações. E o apóstolo dos gentios viu com seus olhos o resultado dos seus trabalhos. DE GREGOS RELIGIOSOS. É provável que Lucas esteja se referindo aos pagãos que frequentavam as sinagogas dos judeus, e que também haviam aceito a Cristo como Senhor e Salvador com a pregação de Paulo e Silas. Mas também podemos conjectura que estes gregos religiosos eram pessoas que seguiam outras religiões mais antigas, porem, tendo ouvido o evangelho das boas novas se converteram para Cristo Jesus. E NÃO POUCAS MULHERES PRINCIPAIS. De acordo com a cultura judaica, as mulheres eram tremendamente discriminadas, em todos os aspectos, mas principalmente no que diz respeito a religiosidade. No tocante a cultura dos macedônios ou dos tessalonicenses, tudo indica que as mulheres já haviam alcançado grande sucesso no tocante a conquista de seus direitos, por isso se fala em mulheres principais. Quanto ao cristianismo, houve um avanço significativo na participação religiosa das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...