terça-feira, 22 de junho de 2021

Atos 17:32-33

Atos 17:32-33 - E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. E assim Paulo saiu do meio deles.
E, QUANDO OUVIRAM FALAR. A esta altura dos acontecimentos, o apóstolo dos gentios se dava por satisfeito por ter tido o privilégio de poder pregar a verdade, as multidões dos atenienses, e podemos dizer que a elite cultural daquela cidade. Tudo indica que o auditório ouviu com toda a atenção possível a pregação feita com inteligência pelo homem de Deus. Isso posto, cabia aos ouvintes do pregador em decidir, se passavam a acreditar ou não na mensagem do evangelho das boas novas. DA RESSURREIÇÃO. Certamente, o missionário de Cristo deve ter dado os detalhes da ressurreição do Senhor Jesus, conforme o escritor nos deixa transparecer no versículo anterior. E podemos crer que a ressurreição do Cristo de Deus é o modelo do que vai acontecer com os filhos dos homens. A diferença é que Cristo é as primícias da ressurreição, porque o seu caso representa a derrota da morte do diabo e do inferno. DOS MORTOS. Mas Paulo pregou, não somente sobre a ressurreição de Cristo de entre os mortos, mas ele também deve ter pregado sobre a ressurreição de todos os seres humanos. Na verdade, os remidos de Cristo hão de ressuscitar na volta do Filho de Deus para arrebatar a sua igreja amada. Já os demais mortos, ressuscitação nos fins dos tempos para comparecerem diante do grande trono branco a um acerto de contas. UNS ESCARNECIAM. O fato é que havia na cultura de Atenas o conceito materialista que a existência humana só é válida para esta dimensão da vida terrena, muitos acreditavam que quando morrer, o homem deixaria de existir. Como nos dias de hoje essa mesma crença ainda prevalece na grande maioria dos incrédulos, eles acham que quando morrerem tudo se acabou. Essa tese diminui em muito o valor real do homem. E OUTROS DIZIAM: ACERCA DISSO. Mas, do outro lado, existiam entre os moradores de Atenas aqueles que acreditavam na imortalidade da alma, o que até certo ponto era ensinado por alguns dos seus próprios poetas e filósofos. Para esta banda dos ouvintes de Paulo se despertou a curiosidade em conhecer mais o assunto de suma importância sobre a subsistência da alma a morte física, o que representa a verdade. TE OUVIREMOS OUTRA VEZ. Os assuntos pregados por Paulo criou uma expectativa muito grande nos que creram na sua mensagem, ao ponto destes desejarem mais uma vez ouvir a explicação do missionário. Nestes corações a semente do evangelho encontrou um terreno favorável, no sentido de frutificar para o nascimento da fé cristã. Quem prega o evangelho tem que saber que uns escarnecem, e outros creem. E ASSIM PAULO SAIU DO MEIO DELES. Pelo que o escritor de Atos dos Apóstolos nos diz, nesta sua colocação, houve tranquilidade no final deste trabalho de Paulo, diferente de outros lugares em que ele teve que sair fugindo para não ser perseguido, preso ou morto. Acreditamos que da parte do apóstolo dos gentios, sua alma se dava por satisfeita, em cumprir mais uma de suas missões em pregar o evangelho das boas novas em um novo campo missionário, o que Paulo fazia com alegria em seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...