terça-feira, 29 de junho de 2021

Atos 19:19-20

Atos 19:19-20 - Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.
TAMBÉM MUITOS DOS QUE SEGUIAM ARTES MÁGICAS. Não somente o que aconteceu com os sete filhos de Ceva, em que o homem possesso por um espírito maligno se apoderou deles e os envergonhou diante de toda a sociedade de Éfeso. Mas principalmente pelo progresso do evangelho nesta cidade é que os seguidores da magia estavam se convertendo. Para aquela época, o exorcismo, a magia negra, o baixo espiritismo, o demonismo, e toda forma de ocultismo eram as artes mágicas. TROUXERAM SEUS LIVROS. A bíblia é considerada pelos que temem a Deus como sendo o livro que contem a palavra de Deus e que expressa a vontade do Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas. Na cidade de Éfeso, como em outros lugares do mundo antigo, sempre existiram os livros de magia negra e outras literaturas envolvendo o ocultismo, porque por estes livros os mágicos exerciam seus rituais. E OS QUEIMARAM NA PRESENÇA DE TODOS. Na verdade, formaram uma grande pilha de livros, provavelmente em praça pública, e tocaram fogo em todos aqueles livros de magia negra. Percebe-se o poder do evangelho de Cristo, que quando bem acolhido na vida das pessoas, transforma o mais vil pecador em uma pessoa temente ao Deus verdadeiro. Neste momento, na cidade de Éfeso, o ocultismo do engano foi derrotado. E FEITA A CONTA DO SEU PREÇO. O demonismo, a arte mágica e o ocultismo vinham rendendo muito dinheiro para os líderes religiosos destas seitas malignas. Tudo indica que as atividades ocultistas da religiosidade herética se tornara um meio cultural para o povo de Éfeso, ao ponto dos escritures dedicarem muitos livros aos assuntos voltados ao charlatanismo religioso. Estes livros eram muito caros para a época. ACHARAM QUE MONTAVA A CINQUENTA MIL PEÇAS DE PRATA. Há quem diga que o escritor, Lucas, esteja se referindo a moeda romana chamada de denário, que era justamente alcunhada em prata. Para aquela época, conjectura-se que um denário correspondia a um dia de serviço de um trabalhador. Assim sendo, temos então, um valor estimado de cinquenta mil dias de trabalho, o que representa um grande valor. ASSIM A PALAVRA DO SENHOR CRESCIA. A presença de Paulo na cidade de Éfeso funcionou como um instrumento de motivação para que muitos ouvissem o evangelho das boas novas de Cristo. No entanto, o mais importante era o efeito da palavra de Deus que estava transformando vidas para o reino da luz. Com certeza, o evangelho estava superando todas as demais literaturas, inclusive das artes mágicas, ocultistas. PODEROSAMENTE E PREVALECIA. Todas as ciências do saber são importantes para o crescimento cultural da sociedade, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual. Mas, nenhuma ciência humana ou científica pode superar o poder que há na palavra de Deus. A cidade de Éfeso dava um valor muito elevado a todo tipo de cultura, como era natural para sua época. Mas o evangelho prevalecia poderosamente nesta cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...