sábado, 19 de junho de 2021

Atos 17:1-2

Atos 17:1-2 - E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras.
E PASSANDO POR ANFÍPOLIS E APOLÔNIA. Anfípolis era a cidade mais próxima de Filipos, seguindo é claro a estrada militar conhecida como Via Egnatia, que dava acesso direto a cidade de Roma. Já quanto a Apolônia, ficava a acerca de vinte e sete milhas romanas de Anfípolis, com a mesma distância da próxima cidade de Tessalônica, seguindo a mesma Via Egnatia rumo a capital do império político de Roma. Os missionários não se demoraram nestas duas cidades, mas apenas passaram por elas. CHEGARAM A TESSALÔNICA. Podemos dizer que Tessalônica era uma das cidades mais importantes da grande região da Macedônia, vindo a se tornar a capital dos romanos naquela região. Por ser uma cidade que ocupava uma localização geográfica bastante relevante na estrada que ligava a Itália aos muitos países do Oriente, por isso cresceu de forma muito rápida. Realmente Paulo queria chegar nesta cidade. ONDE HAVIA UMA SINAGOGA DE JUDEUS. Nesta mesma época, o judaísmo havia se tornado muito forte, não somente no próprio país de Israel, mas também nas principais cidades onde o império romano tinha o seu domínio. Os judeus da dispersão, onde moravam de todas as formas procuravam cultivar a fé dos seus antepassados, por isso que, sempre que possível construíam suas próprias sinagogas. E PAULO, COMO TINHA POR COSTUME. Seguindo o conselho dos líderes de Jerusalém, o apóstolo Paulo, sempre que chegava a um novo campo missionário transcultural, procurava saber se havia naquela localidade uma sinagoga dos judeus. Além de que, o apóstolo dos gentios reconhecia que os judeus eram muito importantes no novo programa da graça de Deus, para u mundo, por meio dos judeus. FOI TER COM ELES. É claro que de princípio, Paulo não se apresentava como líder do cristianismo, mas como judeu que era, procurava pregar para seus compatriotas o evangelho da circuncisão. Quando analisamos o honestamente o Novo Testamento, neste sentido, aprendemos que a igreja de Cristo teve seus primeiro momentos a sua grande maioria de convertidos judeus, vindo só mais tarde, a crescer entre os gentios. E POR TRÊS SÁBADOS DISPUTAVA COM ELES. Esse compromisso de Paulo em pregar, primeiro o evangelho da circuncisão para os judeus, fez com que o apóstolos dos gentios se demorasse um pouco na tentativa de convencer aos seus compatriotas de que Jesus era o Messias prometido por Deus, conforme as profecias do Velho Testamento. Essa disputa, em alguns casos, gerava verdadeiras batalhas com os judeus, ao ponto dos seguidores do tradicional judaísmo perseguir o apóstolo Paulo. SOBRE AS ESCRUTURAS. Neste momento da história, haviam três Cânones das Escrituras dos judeus, que era o dos judeus ortodoxos, os cinco livros de Moisés. O Cânon dos fariseus, que se tornou na atualidade a bíblia dos evangélicos, e o Cânon da dispersão, que é a bíblia do império religioso de Roma. A grande disputa de Paulo com os judeus era na tentativa de provar, dentro das Escrituras, que Jesus era o Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...