domingo, 27 de junho de 2021

Atos 19:9

Atos 19:9 - Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano.
MAS, COMO ALGUNS DELES. Em um primeiro momento, principalmente na primeira visita de Paulo aos judeus de Éfeso, eles foram muito gentis para com o servo de Deus ao ponto de solicitarem que Paulo permanecesse no meio deles pregando a palavra de Deus. Com a volta de Paulo, chegando de Jerusalém, do mesmo modo, os judeus o receberam de princípio muito bem, em que com muita ousadia e poder, o missionário de Cristo pregava para seus compatriotas o evangelho das boas novas de Jesus Cristo. SE ENDURECESSEM. Até que os judeus começaram a realmente mostrar quem efetivamente eles eram. Este era um povo obstinado em seguir suas tradições, costumes e principalmente os ditames da lei de Moisés. Ouviram as mensagens de Paulo por meses, gostavam de suas pregações, mas quando o pregador lhes chamou a responsabilidade do evangelho, seus corações estavam fechados e endurecidos. E NÃO OBEDECERAM. Durante suas pregações, o apóstolo Paulo fez a exposição detalhada das profecias messiânicas contidas nos escritos dos hebreus, mostrando e provando que Jesus Cristo era na verdade o Messias prometido por Deus. Certamente, agora, depois do ensino da palavra de Deus, o pregador chamava para que os judeus aceitassem a nova realidade de um tempo de reconciliação com Deus e com Cristo. FALANDO MAL DO CAMINHO. Porem, a reação dos judeus foi negativa, no sentido de não aceitarem os conselhos de Paulo, em que o servo de Cristo mandava que seus ouvintes se convertessem do judaísmo para o cristianismo. Podemos afirmar que os principais da sinagoga dos judeus se rebelaram contra a pregação de Paulo e passaram a falar mal do evangelho pregado por Paulo, como sendo uma heresia humana. PERANTE A MULTIDÃO. Paulo havia chegado a pouco tempo na cidade de Éfeso, ainda não era conhecido como devia da sociedade daquela cidade, mas os judeus já estavam naquele lugar a muito tempo, ao ponto de ter já uma comunidade judaica formada em Éfeso. Não foi difícil para os líderes do judaísmo entrarem em contato com as pessoas daquela cidade, e por inveja e pura maldade, falarem mal do evangelho e do pregador. RETIROU-SE DELES, E SEPAROU OS DISCÍPULOS. Antes que os líderes da sinagoga judaica começassem uma perseguição mais hostil contra Paulo, o apóstolo mesmo tomou a atitude de não mais pregar a palavra de Deus para os judeus. Chegou o momento de separar o joio do trigo, quando Paulo chama para se aqueles que desejavam seguir o caminho do evangelho de Cristo, por isso que separou os cristãos. DISPUTANDO TODOS OS DIAS NA ESCOLA DE UM CERTO TIRANO. Paulo percebeu que o ambiente da sinagoga judaica se tornou impróprio para suas atividades de pregação do evangelho, porque assim como em outras cidades por onde ele havia passado, em Éfeso terminaria em perseguição dos judeus. Havia, portanto, uma escola de um certo homem chamado por Tirano, que era um salão de ensino, em que certamente Paulo alugou para pregar o evangelho de Cristo e falar das coisas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...