domingo, 20 de junho de 2021

Atos 17:18

Atos 17:18 - E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.
E ALGUNS DOS FILÓSOFOS. A cidade de Atenas era de fato, naquele mesma época, o berço da filosofia, cultivando as inúmeras ideias de Sócrates, e seus sucessores, que apenas desenvolveram várias ramificações de suas teses filosóficas. Não há dúvida que Paulo conhecia os vários ramos da filosófica, que para ele, poderiam ser tomado por empréstimo para pregar verdades espirituais, com base na teologia judaico-cristã. Há quem diga que Paulo não combatia a filosofia, mas a compreendia teologicamente. EPICUREUS E ESTÓICOS. Sobre os filósofos epicureus, se fala que o mais conhecido foi Epicuro, seguido por Teodoro e Hegesias. Estes pensadores defendiam as teses do pleno materialismo, apoiados nas ideias de que este mundo se rege pelas leis naturais. Já os Filósofos estóicos, podemos citar os nomes de Zenão, Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto e outros. O estoicismo defendia que tudo é Deus e Deus é tudo, panteísmo. CONTENDIAM COM ELE. Assim como Paulo debatia com os judeus na tentativa de provar, pelas Sagradas Escrituras dos hebreus que as profecias messiânicas se cumpriam em Jesus Cristo. Da mesma forma, Paulo se utilizava dos próprios argumentos dos filósofos para provar que Deus é a razão de tudo, e não que apenas as coisas desta vida é que são importantes. Paulo defendia que só há um único Deus. E UNS DIZIAM: QUE QUER DIZER ESTE PAROLEIRO? Os filósofos que já eram conhecidos na cidade de Atenas, e que suas ideias já vinham a muitos anos sendo defendidas como verdades, se sentiram ameaçados pelas pregações de Paulo, por isso tentavam lhe desclassificar o chamando de paroleiro. Essa designação feita ao apóstolo dos gentios era uma forma de dizer que ele não pregava coisa com coisa. PARECE QUE É PREGADOR DE DEUSES ESTRANHOS. Não, Paulo não era pregador de deuses estranhos, mas ele pregava a um único Deus verdadeiro Criador dos céus e da terra. Porem, no fundo, no fundo, o Deus que Paulo anunciava era estranho para os habitantes de Atenas, eles que de forma exagerada adoravam aos seus inúmeros ídolos e imagens de esculturas. Em seu discurso para mostra quem era o seu Deus. PORQUE LHES ANUNCIAVA A JESUS. A pregação de Paulo era sempre Cristocêntrica, voltada a mostrar quem na realidade era o Messias de Deus. Paulo não defendia seus próprios interesses como defendiam os filósofos suas próprias ideias ou forma de pensar, porque o objetivo principal do apóstolo de Cristo era mostrar o plano da salvação de Deus, por intermédio de Cristo, o Cordeiro de Deus com sua missão. E A RESSURREIÇÃO. Ao pregar sobre a ressurreição, podemos dizer que Paulo falava a respeito de Cristo como sendo a ressurreição e a vida (João 11:25), e que Jesus de Nazaré morreu de fato, mais ressuscitou de entre os mortos. Certamente ele falava que os salvos e redimidos por Cristo também hão de ressuscitar na eternidade. Porem, acima de tudo, Paulo também pregava que todos os filhos dos homens também hão de ressuscitar para comparecer diante do tribunal do juízo final para prestação de contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...