quarta-feira, 23 de junho de 2021

Atos 18:3-4

Atos 18:3-4 - E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
E, COMO ERA DO MESMO OFÍCIL. Os pais judeus pelo menos tinham como responsabilidade três coisas importantes para com seus filhos, que eram elas: Circuncidar o menino, se possível ao oitavo dia do seu nascimento, ensinar a criança as sagradas letras de legislação de Moisés, e por fim, ensinar ao seu filho uma profissão para que no futuro ele pudesse se manter e dar conta de sua família. No caso de Paulo, seus pais lhe ensinaram a trabalhar de forma artesanal com o couro, isso desde sedo. FICOU COM ELES, E TRABALHAVA. Como missionário transcultural, e ministro do evangelho de Cristo, o apóstolo dos gentios não tinha morada certa, mais o próprio livro de Atos dos Apóstolos bem como suas cartas nos mostram que Paulo era como um peregrino. Em seu ministério, Paulo não aceitava ser sustentado por quem quer que seja, mas ele trabalhava com suas mãos para se manter e cumprir a sua missão. POIS TINHAM POR OFÍCIO FAZER TENDAS. A informação que Lucas nos traz é importante, porque nos faz saber que um dos maiores evangelistas daquela época para a igreja de Cristo, além de exercer seu ministério, ele também exercia uma profissão como qualquer outro. Essa colocação feita no texto, nos fala a respeito dos vários ofícios na arte de se trabalhar com o couro, além da fabricação de tendas. E TODOS OS SÁBADOS. Durante a semana, o apóstolo dos gentios trabalhava juntamente com Áquila e sua mulher Priscila nas atividades de artesanatos manuais com o couro, que poderia ser na própria fabricação de tendas, pois naquela região haviam muitos viajantes que precisavam de tendas portáteis em suas viagens. Mas o dia de sábado era um dia especial em que Paulo parava tudo para pregar a palavra. DISPUTAVA NAS SINAGOGAS. Como sempre fazia, pois era um costume seu, bem como um compromisso do apóstolo de Cristo, procurar uma sinagoga para pregar o evangelho da circuncisão para os seus conterrâneos judeus. Essa disputa sobre a qual escreve o Dr. Lucas, nos fala das estratégias de Paulo em pregar sobre os textos das Escrituras dos judeus que anunciavam as profecias messiânicas, que falava de Cristo. E CONVENCIA. Ao estudarmos o ministério de Paulo descobrimos que ele tinha um poder de persuasão muito grande por meio de suas mensagens. Já no próximo versículo ficamos sabendo que o teor de suas pregações eram sempre Cristocêntricas, ou seja, no centro de suas pregações, o missionário do reino de Deus sempre apresentava Jesus Cristo como único Redentor, libertador e Salvador da humanidade. A JUDEUS E A GREGOS. Quando aos judeus, apesar de serem duros de coração, no sentido de deixarem o judaísmo, mas Paulo os convencia com facilidade, porque o apóstolo apresentava as próprias profecias de suas literaturas religiosas como prova de que efetivamente Jesus Cristo era o Messias de Deus. Neste caso, os gregos a que se refere o texto, eram prosélitos do judaísmo, eles que frequentavam as sinagogas dos judeus. Pelo menos em seu começo, a igreja era composta de judeus e gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...