sexta-feira, 18 de junho de 2021

Atos 16:33-34

Atos 16:33-34 - E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.
E, TOMANDO-OS ELE CONSIGO. O carcereiro vivia em seu mundo hostil da sobrevivência, em que ninguém perdoava a quem quer se seja, porem, ao ver que tinha encontrado pessoas diferentes, ele ficou admirado de ter recebido uma palavra de esperança, da parte daqueles que deveriam ter ódio ele. Ao que tudo indica, Paulo e Silas tinham como que convencido aos presos todos, que não fugissem, porque Deus estava no controle de todas as coisas, agora, o carcereiro agradecia pela sua vida. NAQUELA MESMA HORA DA NOITE. Logo após o grande terremoto, em que não ficou nada de paredes da cadeia em pé, o carcereiro se aproximou de Paulo e Silas, com gesto de gratidão por estes ter-lhe poupado à vida, porque se os presos tivessem fugido, os magistrados poderiam matar aquele homem, porque era assim que determinavam as leis e os costumes daquela época, conforme determinava Roma. LAVOU-LHES OS VERGÕES. Não temos como ter certeza sobre o que Lucas está falando ao citar os vergões de Paulo e Silas. Estes vergões podem ser que se refiram aos vergões que Paulo e Silas levaram dos açoites que eles haviam recebido no dia anterior. Mas, estes vergões também podem ser que estes tivessem sofrido em consequência do grande terremoto, pois eles estavam nos porões da cadeira pública. E LOGO FOI BATIZADO, ELE E TODOS OS SEUS. O fato do carcereiro se submeter ao batismo cristão, e acreditamos que este foi o batismo em água, isso prova que ele realmente se converteu ao cristianismo, e que estava disposto a seguir ao evangelho pregado por Paulo e Silas. Quando Lucas afirma que os “seus” foram também tabizados, pode ser que se refira aos subordinados do carcereiro, ou os de sua casa. E, LEVANDO-OS À SUA CASA, LHES PÔS A MESA. O carcereiro sentiu em sua alma o gozo de ter recebido a Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador, e em gratidão a Paulo e Silas pelo feito maravilhoso em sua vida, os levou para dentro do seu próprio lar, a fim de que seus familiares conhecessem os homens de Deus. Já na sua casa, junto com seus parentes fez uma grande festa, alimentando os famintos Paulo e Silas. E, NA SUA CRENÇA EM DEUS. Não podemos prever a que religião pertencia aquele carcereiro antes desta noite de sua conversão ao evangelho de Deus, mas podemos conjecturar que ele era um gentio que seguia os costumes religiosos de Roma. Mas agora, depois de ouvir o evangelho pregado por Paulo e Silas, aquela autoridade romana seguia a sua nova fé em Deus, confiando na salvação proporcionada por Jesus. ALEGROU-SE COM TODA A SUA CASA. Se o carcereiro tivesse cometido o suicídio, consequentemente toda aquela casa neste momento estava mergulhada em profunda tristeza e angustia. Mas como a palavra de Paulo mudou o pensamento e a atitude do responsável pela cadeia púbica, então, agora era momento de comemorar a vida e a salvação. Sem falar no contentamento que o plano da salvação produz na vida daquelas pessoas novas convertidas, que era o caso do carcereiro e de sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...