quarta-feira, 23 de junho de 2021

Atos 18:6

Atos 18:6 - Mas, resistindo os judeus e blasfemando eles, Paulo sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios.
MAS, RESISTINDO OS JUDEUS. Leiamos o que está escrito no versículo anterior, em Atos 18:5 - E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. O que nós temos aqui é uma ação repetitiva da parte de Paulo, em pregar o evangelho da circuncisão para seus compatriotas, os irmãos judeus. E sistematicamente, os seguidores do judaísmo resistiam às provas apresentadas por Paulo sobre Jesus Cristo como sendo o Messias. E BLASFEMANDO ELES. Mesmo antes da manifestação do Messias de Deus sobre a terra, era dado por certo que ele seria rejeitado pelo seu povo (Isaías 53:1-3). Jesus quando esteve entre os judeus disse que um profeta não teria honra, senão entre os seus irmãos. João escrevendo seu evangelho deixou registrado que Ele não foi não foi recebido pelos seus (João 1:11). Os judeus não aceitaram a Jesus como o Emanuel. PAULO SACUDIU AS VESTES, E DISSE-LHES. Este foi um gesto da parte de Paulo que aconteceu de fato e de verdade, como era um costume antigo entre os hebreus como repúdio sobre as ações de rejeição dos outros. Ao mesmo tempo, esta ação era uma metáfora que falava justamente sobre a revolta dos que desta forma procediam, em dizer que estava revoltado porque agindo correto, estava sendo mal interpretado. O VOSSO SANGUE SEJA SOBRE A VOSSA CABEÇA. Paulo não respondia pelos demais apóstolos de Cristo, eles que continuavam pregando o evangelho da circuncisão, por acreditarem que a igreja de Cristo deveria ser composta de judeus. Mas podemos conjecturar que esta atitude da parte de Paulo representava suas atividades a partir de agora, mais voltada inteiramente para a pregação do evangelho da incircuncisão. EU ESTOU LIMPO. Na realidade, sempre que Paulo e seus amigos de missão chegavam a um novo campo missionário, ou seja, a uma nova cidade, eles procuravam pregar primeiro o evangelho para os judeus. O apóstolo dos gentios se declarou sem culpa a partir de agora, por não ter mais essa obrigação com seus conterrâneos, uma vez que, Paulo fez de tudo para que o maior número possível de Judeus aceitasse a Cristo Jesus. E DESDE AGORA PARTO. No que diz respeito a pregar o evangelho da circuncisão para os seguidores do judaísmo, podemos afirmar que Paulo chegou ao seu limite. Era muito boa a vontade da parte de Paulo para com os seus irmãos judeus, enquanto isso, os seus compatriotas só davam com os pés contra a quem estava cheio de boa vontade para com eles. Neste aspecto o apóstolo não suportava mais tanta ingratidão. PARA OS GENTIOS. Há quem diga que desde o início de sua chamada, que Paulo tinha consigo este desejo de pregar apenas o evangelho da incircuncisão para os gentios, mas que os líderes de Jerusalém haviam pedido que primeiro ele pregasse para os judeus e só depois para os gentios. É claro que Paulo não cumpriu a risca esta sua atitude, mas podemos dizer que ele se dedicou mais ao seu ministério aos gentios, por isso que ficou sendo conhecido no cristianismo, como o grande apóstolo dos gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...