terça-feira, 29 de junho de 2021

Atos 19:14-15

Atos 19:14-15 - E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
E OS QUE FAZIAM ISTO. Não é qualquer um que pode realizar a libertação de uma vida dos demônios. Ainda quando o Senhor Jesus estava exercendo o seu ministério, aconteceu um caso em que um pai trouxe até os discípulos o seu filho que sofria com a intervenção do espírito mal e os discípulos não puderam expulsar o demônio do menino. Jesus chegou, resolveu aquele problema, expulsou o demônio, o menino ficou liberto e uma grande lição ficou registrada na palavra de Deus, (Mateus 17:14-21). ERAM SETE FILHOS DE CEVA, JUDEU. Estes sete homens eram exorcistas profissionais que de maneira clandestina exerciam suas atividades religiosas. Como sempre aconteceu na história da humanidade, homens enganadores criam suas próprias religiões para tirarem proveito dos incautos. Hoje, o que mais têm são supostos líderes religiosos de seitas heréticas, que usando a bíblia se passam por exorcistas religiosos. PRINCIPAL DOS SACERDOTES. No caso do judaísmo, este era o principal líder religioso do povo hebreu, o que de acordo com a tradição dos judeus eram chamados de sumo sacerdotes. Mas, no caso de Ceva, podemos afirmar que ele não era um sumo sacerdote do tradicional judaísmo, porque se fosse, estaria em Jerusalém e não em Éfeso. Provavelmente, este era um sacerdote de uma seita do judaísmo, charlatão. RESPONDENDO, POREM, O ESPÍRITO MALIGNO, DISSE. Existem casos registrados nos evangelhos em que a pessoa era possessa por muitos demônios, o que foi chamado de casta de demônios. Mas neste caso, era apenas um espírito maligno que tomava conta de uma pessoa, que estava sendo exorcizada pelos filhos de Ceva. Em vez de expulsar o demônio, o espírito maligno debochou dos exorcistas e charlatões da religiosidade. CONHEÇO A JESUS. Quando o Senhor Jesus esteve exercendo seu ministério entre os homens, como sendo o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens aconteceram vários casos de manifestação dos demônios como reconhecendo em Jesus a pessoa do Filho de Deus. Ainda que de maneira implícita, o demônio estava dizendo aos praticantes do exorcismo, que eles é quem não conheciam a Jesus, a quem invocavam. BEM SEI QUEM É PAULO. Desde o momento de seu encontro com Cristo na estrada de Damasco, que Saulo de Tarso foi transformado no apóstolo Paulo, para ser um homem de Deus, representando o reino de Cristo neste mundo. Portanto, revestido da autoridade do nome de Cristo, os demônios temiam e tremiam do poder do Espírito Santo que estava sobre a vida do apóstolo dos gentios, porque Cristo era com ele. MAS VÓS QUEM SOIS? Essa pergunta do demônio aos exorcistas ambulantes foi uma colocação de debocha do espírito maligno contra os charlatões da religiosidade, tirando deles qualquer possibilidade de expulsá-lo daquela pessoa. Nem todas as pessoas estão autorizadas a usarem o nome de Deus ou de Jesus para realizar o trabalho de libertação de uma vida. Na realidade, somente aquelas pessoas que são capacitadas por Deus é que estão aptas e exercerem o ministério de libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...