sábado, 19 de junho de 2021

Atos 17:9-10

Atos 17:9-10 - Tendo, porém, recebido satisfação de Jasom e dos demais, os soltaram. E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
TENDO, POREM, RECEBIDO SATISFAÇÃO DE JASOM. As acusações dos judeus e dos homens perversos, bem como dos desocupados de Tessalônica não foram o suficiente para alcançar seus objetivos. Os magistrados devem ter tomado conhecimento do que tinha acontecido em Filipos, porque estas duas cidades não ficavam distantes uma da outra. Jasom era um homem respeitado em Tessalônica, todos o conheciam como homem de bem, correto em seus procedimentos e palavras, portanto, creram nele. E DOS DEMAIS, OS SOLTARAM. Estes demais, sobre os quais fala o escritor de Atos, dizem respeito aos que creram, conforme Atos 17:4 - E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas, e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais. Era grande a multidão dos opositores, mas pessoas importantes da sociedade também defendiam o evangelho e os missionários cristãos. E LOGO OS IRMÃOS ENVIARAM DE NOITE. Talvez, Paulo, Silas e os demais de sua equipe até desejassem permanecer em Tessalônica para continuarem pregando as boas novas de Cristo. Mas, os irmãos que conviviam naquele lugar, conhecendo os moradores daquele lugar, sabiam que não havia condições deles permanecerem naquela cidade. A semente do evangelho estava plantada, era hora de partir. A PAULO E SILAS. Essa parceria foi correta entre Paulo e Silas na missão que Deus havia determinado para eles dois realizarem, assim como foram importantes os trabalhos realizados com Paulo e Barnabé. Paulo era um gigante na obra de evangelização, mas nos deixa o exemplo que a obra de Deus não se faz sozinha, porem, com companheiros que são igualmente chamados para o mesmo ofício. A BERÉIA. Tudo estava sendo acompanhado por Deus e o Senhor desenhava os pontos a serem alcançados por Paulo e Silas em suas realizações missionárias. Percebe-se que o Criador de todas as coisas desejava que o evangelho chegasse a mais localidades, por isso permitia as perseguições. Beréia ficava a cerca de quinhentas milhas romanas de Tessalônica, na direção de mais uma cidade importante da Macedônia, Atenas. E ELES CHEGANDO LÁ. É bem provável que alguns dos irmãos de Tessalônica tenham acompanhado os missionários até a cidade de Beréia, como de costume. Uma nova porta se abria para que o evangelho chegasse a mais pessoas, em que Deus confirmava o ministério de Paulo como apóstolo dos gentios, fazendo com que este homem de Deus desbravasse sempre novos campos missionários no continente europeu. FORAM A SINAGOGA DOS JUDUES. Paulo tinha quase que como uma obrigação, levar primeiro o evangelho da circuncisão, aos seus compatriotas irmãos judeus, sempre que chegava a uma nova cidade. Se tinha uma boa tradição entre os judeus da dispersão, era justamente o acolhimento que eles davam uns aos outros, quando se encontravam em terras distantes de Israel. Desta forma, logo no sábado seguinte, Paulo e seus amigos de missão foram a sinagoga para transmitir o evangelho de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...