terça-feira, 22 de junho de 2021

Atos 17:31

Atos 17:31 - Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
PORQUANTO, TEM DETERMINADO UM DIA. Nos versículos anteriores, o pregador vinha apresentando o lado doce de sua mensagem, apesar de combater de forma muito educada as várias formas de idolatria dos moradores de Atenas. Já neste versículo, Paulo transmite uma mensagem mais forte, no sentido de chamar a responsabilidade de cada um dos seus ouvintes, para o deve que cada ser humano tem para com o Criador de todas as coisas. O dia do julgamento há de vir para todos. EM QUE COM JUSTIÇA. O que o missionário diz nesta sua colocação é que o Deus único e verdadeiro julgará com imparcialidade a todos os filhos dos homens. Deus é pura justiça, por isso que ele dará a cada um segundo a sua obra. Os seres humanos nunca terão condições de praticarem a verdadeira justiça, porque não conhecem toda a verdade. Mas o Deus do céu é Onipresente e Onisciente, por isso julga com justiça. HÁ DE JULGAR O MUNDO. Há quem diga que Cristo julgará a igreja, 2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. E Deus julgará o mundo dos ímpios, apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. POR MEIO DO HOMEM. Como sempre Paulo fazia em suas pregações, agora ele coloca o Senhor Jesus no centro de sua mensagem, como sendo o juiz dos vivos e dos mortos. Este homem não é nenhum outro, senão o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, João 5:22-23 - E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo. Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. QUE DESTINOU. Tudo que aconteceu durante a vida e o ministério de Jesus de Nazaré já estava previsto e determinado pelo Deus de Israel, ele que não fará nada, sem antes revelar seus segredos aos seus servos, os profetas. Assim como os acontecimentos futuros da humanidade já está também preordenado pelo Deus que conhece todas as coisas, antes mesmos delas acontecerem. Jesus é o juiz dos vivos e dos mortos. E DISTO DEU CERTEZA A TODOS. Provavelmente, muitos ou quase todos os ouvintes de Paulo naquele Areópago, não tinham conhecimento destas verdades anunciadas pelo pregador do evangelho da verdade. Mas agora, não eram mais inocentes sobre a responsabilidade que tem diante de Deus. O evangelho tem chegado aos quaro cantos do mundo, justamente para que os moradores da terra tenham certeza da verdade. RESSUSCITANDO-O DENTRE OS MORTOS. A ressurreição de Cristo foi à aprovação de Deus sobre tudo que dele já estava escrito, bem como a certeza de que as coisas futuras terão o seu fiel cumprimento na pessoa bendita de Cristo Jesus. Quando Deus pelo seu grande poder ressuscitou a Jesus, Ele estava exaltando de maneira sublime o seu Filho, o colocando acima de tudo e de todos, como sendo o Senhor e seu Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...