terça-feira, 22 de junho de 2021

Atos 17:34

Atos 17:34 - Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.
TODAVIA, CHEGANDO ALGUNS. Foi efetivamente um dia de muito trabalho, em que com coragem e dedicação, o apóstolo dos gentios enfrentou os moradores de Atena, mesmo sozinha, enquanto esperava a chegada de Silas e Timóteo. O comportamento religioso dos moradores de Atenas chamou a atenção de Paulo e seu espírito se comoveu de compaixão daquela gente, porque viu que todos estavam desviados do verdadeiro Deus, adorando e venerando os falsos deuses, por meio das suas imagens. HOMENS A ELE. O Espírito Santo de Deus colocou na boca de Paulo as devidas palavras que não se transformaram somente em sua voz fraca e frágil, mas o evangelho que estava em sua mensagem surtiu o efeito esperado, e alguns homens dentre a multidão se achegaram ao pregador. Certamente, essa cena foi a mais linda aos olhos de Paulo, porque seu maior objetivo era ver vidas se rendendo a Cristo Jesus, o nosso Redentor. CRERAM. Este verbo utilizado pelo escritor de Atos dos Apóstolos foi um resumo de tudo que representa a rendição de pessoas para o reino de Cristo Jesus. Estes homens deram crédito a tudo que o pregador havia explicado naquele momento, aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador e assumiram o compromisso de andarem conforme o evangelho da verdade. Este crer significa se transformar em discípulo de Cristo Jesus. ENTRE OS QUAIS FOI DIONÍSIO. Não temos como saber quantas pessoas se converteram ao evangelho de Cristo naquele dia, porque este “alguns homens” do começo do versículo é um número arredondado. A citação do nome de Dionísio foi significativo, porque este homem era de grande importância para os moradores de Atenas. Os homens de classe elevada da sociedade daquela época eram pessoas que influenciavam a muitos outros, dos seus familiares, parentes, amigos e conhecidos. AREOPAGITA. Ser uma areopagita era fazer parte do mais importante colegiado de autoridades da cidade de Atenas, porque neste colégio de líderes haviam doze deles, dos homens mais importante daquela cidade. Os historiadores nos fazem saber que para se tornar um areopagita alguém tinha que anteriormente ter sido governador de Atenas, além de ser um homem da elite daquela sociedade, homem de cultura e saber. UMA MULHER POR NOME DÂMARIS. Em todo o conteúdo deste livro histórico do Novo Testamento, vem se destacando a importância das mulheres na formação da igreja de Cristo, o que não acontecia no tradicional judaísmo entre os judeus. O fato de Lucas citar o nome de Dâmaris, isso é significativo também, porque nos faz conjecturar que esta mulher era também uma personagem importante da sociedade de Atenas. E COM ELES OUTROS. Não se pode dizer, como alguns tentam destacar, que os resultados do trabalho de Paulo em Atenas tenham sido sem importância. No começo deste versículo Lucas nos fala de “Alguns homens”, cita duas pessoas importantes da sociedade ateniense, Dionísio e Dâmaris, e agora ele afirma que “outros” também se converteram para o reino de Deus. É preciso lembrar que uma alma vale mais que o mundo todo. Então, pode-se dizer que o resultado foi positivo para Paulo em Atenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...