sexta-feira, 25 de junho de 2021

Atos 18:25

Atos 18:25 - Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.
ESTE ERA INSTRUÍDO NO CAMINHO. Essa declaração feita pelo escritor nos faz entender que Apolo era de fato um homem zeloso das coisas de Deus, praticando no seu dia a dia tudo aquilo que determinava as Sagradas Escrituras. Provavelmente, Apolo vinha estudando de forma criteriosa as literaturas dos hebreus, o seu povo, e Deus estava lhe preparando para ser um eloquente pregador do evangelho das boas novas da graça divina. Esse caminho tanto pode ser do judaísmo como do cristianismo. DO SENHOR. No Velho Testamento, a palavra “Senhor” com sua inicial maiúscula, diz respeito ao Deus de Israel, Ele só que é o Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas. No Novo Testamento, esta palavra tanto se refere ao Deus de Israel, como também ao Senhor Jesus Cristo, Ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Portanto, Apolo, antes era um seguidor do judaísmo, mas agora era seguidor de Jesus. E, FERVOROSO DE ESPÍRITO. Algumas versões bíblicas tem a palavra “Espírito” com sua inicial maiúscula, já em outras esta mesma palavra está posta com sua inicial minúscula, se referindo ao espírito de Apolo. Assim sendo, podemos dizer que Apolo era um pregador profundamente espiritual, mas também podemos declarar que ele era um servo de Cristo, cheio do Espírito Santo de Deus, isso tudo é cabível no texto. FALAVA E ENSINAVA DILIGENTEMENTE. No versículo anterior nos foi informado que Apolo era um pregador eloquente e poderoso nas Sagradas Escrituras, e isso, nos faz compreender que ele era um homem que tinha tremendas habilidades na transmissão da sua mensagem. O que o Dr. Lucas nos passa de informação é que Apolo se aplicava de forma zelosa no aprendizado para transmitir com perfeição a palavra do evangelho. AS COISAS DO SENHOR. Tenho um amigo e irmão, que está começando no ministério da pregação do evangelho, e já lhe ouvi dizer várias vezes, que o ministério de pregação é muito difícil, porque requer muita dedicação e preparação para pregar bem o evangelho da verdade. Todo aquele que prega ou ensina a palavra de Deus tem que se dedicar ao máximo para transmitir com perfeição o que diz as Sagradas Escrituras. CONHECENDO SOMENTE. Um homem extremamente dedicado ao estudo das Sagradas Escrituras, que falava e ensinava de forma perfeita a palavra do Senhor, mas que tinha suas limitações. Apolo pregava aquilo que ele havia aprendido com as Escrituras dos hebreus, portanto, ele ainda não conhecia bem a totalidade do evangelho de Cristo. Tem muitos pregadores e ensinadores que não conhecem o evangelho pleno, porque ele só conhece o quadrado teológico de sua denominação. O BATISMO DE JOÃO. Essa colocação feita por Lucas a respeito de Apolo nos faz pensar que, apesar de Apolo ser um pregador de mão cheia e um ensinador por excelência, mas ele precisa de algo mais. João Batista apresentava aos seus ouvintes o batismo de arrependimento como necessidade de mudança de vida. Por outro lado, este batismo de João pode ser o de Jesus, apresentando o Mestre como o Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...