terça-feira, 22 de junho de 2021

Atos 17:29

Atos 17:29 - Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
SENDO NÓS, POIS, GERAÇÃO DE DEUS. Neste ponto de seu discurso, o apóstolo dos gentios se inclui, juntamente com seus ouvintes, que eram os homens mais influentes de Atenas, para que todos viessem a pensar com racionalidade sobre suas palavras e sua mensagem. Um pouco antes, o pregador havia falado a respeito das origens dos seres humanos, incluindo os moradores de Atenas, e deixou bem claro que o Deus único e verdadeiro, foi quem criou todas as coisas, pois somos geração de Deus. NÃO HAVEMOS DE PENSAR. Paulo com muita habilidade tenta mudar as ideias dos seus ouvintes, quando aponta que o raciocínio dos filósofos e artistas estava errado ao darem seus próprios conceitos sobre o Deus Criador de todos os homens. Nenhum homem natura ou simplesmente terreno possui o conceito correto sobre Deus, porque o Todo-poderoso não se define pelos conceitos e inteligência humana deste mundo. QUE A DIVINDADE. O Deus soberano não pode ser comparado com nada que há neste mundo material e transitório, uma vez que, a essência de Deus é infinitamente superior a tudo que os seres humanos possam imaginar. Esta divindade sobre a qual o pregador se refere diz respeito ao Deus do céu, aquele que é o verdadeiro, Criador de todas as coisas, que de um só fez toda a geração dos homens, inclusive os atenienses. SEJA SEMELHANTE AO OURO. Paulo usou de uma sabedoria muito grande para combater a idolatria dos moradores daquela cidade, quando não falou diretamente sobre seus ídolos e imagens de esculturas, mais em uma comparação bem feita, ele desqualificou o politeísmo de modo geral. Podemos conjecturar que os habitantes de Atenas seguiam os mesmos padrões da idolatria dos tempos mais antigos, em que os líderes religiosos banhavam com outro os seus ídolos e imagens de esculturas. OU A PRATA, OU A PEDRA. Os ídolos e as imagens de esculturas mais conhecidos eram banhados em partes com ouro, os menos conhecidos eram banhados com prata, que era um metal mais barato. Já outros ídolos e imagens de esculturas eram apenas feitos e fabricados de pedras. Paulo estava admirado que os homens sábios de Atenas, não fossem inteligentes o suficiente querendo comparar divindade a tais objetos. ESCULPIDA POR ARTIFÍCIO. O que Paulo estava pregando para os moradores de Atenas era algo parecido com o que ele escreveu em Romanos 1:22-23 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. O trabalho dos artífices em vez de enobrecer a Deus, tenta e diminuir a divindade. E IMAGINAÇÃO DOS HOMENS. Com suas palavras, ainda que tratando os idolatras com educação, mas Paulo mostra que as imagens de esculturas não representam a verdade nem a realidade, porque não passam de imaginação dos seus escultores ou fabricantes. Não podemos deixar de dizer aos desavisados que a adoração ou veneração aos ídolos e as imagens de esculturas são combatidas pela palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...