segunda-feira, 14 de junho de 2021

Atos 15:37-38

Atos 15:37-38 - E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E BARNABÉ ACONSELHAVA QUE TOMASSE CONSIGO. Barnabé queria ajudar a João Marcos, assim como deu todo apoio a Paulo ainda quando ele não tinha muita experiência na obra missionária. Neste aspecto podemos dizer que Barnabé era aquele tipo de obreiro que gostava de dar oportunidade até mesmo àqueles outros inexperientes companheiros de ministério. Há quem diga que Barnabé quando foi enviado a fazer missões em Antioquia, estava como João Marcos um pouco duvidoso. A JOÃO, CHAMADO MARCOS. Os comentaristas do Novo Testamento afirmam que Joao Marcos era parente primo de Barnabé, por isso que Barnabé queria lhe dar uma oportunidade na obra para que este pudesse se engajar na obra de missões. Este João, chamado Marcos é o mesmo escritor do segundo livro do Novo Testamento, que conforme os estudiosos é o mais antigo dos evangelhos, porque foi escrito primeiro. MAS A PAULO PARECIA RAZOAVÁVEL. Barnabé era parente de João Marcos e desejava que Paulo tomasse consigo a Marcos para que este aprendesse com o grande apostolo dos gentios a fazer missões. Há muitas conjecturas sobre este tema e uma delas é que Barnabé não se dava muito bem com João Marcos, é por isso queria que ele fosse com Paulo, e ele, Barnabé iria com Silas que estava disponível para a missão. QUE NÃO TOMASSE CONSIGO. Por outro lado, alguns acham mesmo que Paulo quem neste momento não estava em perfeita comunhão de ideias com João Marcos, vindo assim a discordar de Barnabé, que seu parente fosse com ele nesta tão importante missão. Porem, mais tarde em seu ministério, o próprio Paulo chama para junto de si a João Marcos, dizendo que este lhe era muito útil ao ministério, mudando de opinião. AQUELE QUE DESDE A PANFÍLIA. Paulo lembra, do que aconteceu na primeira viagem missionária e que esta escrito em Atos 13:13 - E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. Dentro das especulações que se tem levantado sobre o retrocesso de Marcos para Jerusalém, uma deles é que ele foi para escrever seu livro ou evangelho. SE TINHA APARTADO DELES. De acordo com o que temos neste ponto, o que teria acontecido para que João Marcos voltasse para Jerusalém? São muitas as especulações que se tem levantado sobre tais motivos, e além do que falamos anteriormente, apontam que ele teve sérios problemas com a forma com que Paulo trabalhava, evangelizando principalmente os gentios, de quem mais tarde se tornou apóstolo. E NÃO OS ACOMPANHOU NAQUELA OBRA. Se de fato, João Marcos se apartou dos missionários Barnabé e Paulo, porque o apóstolos dos gentios tinha mais a tendência de evangelizar os gentios e não os judeus. Então, Paulo entende que não dava certo que João Marcos fosse com ele, porque o principal foco dos trabalhos de evangelização de Paulo era justamente os gentios. Mesmo que Lucas tente mostrar o motivo da recusa de Paulo em levar consigo a João Marcos, porem, há muitas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...