sábado, 19 de junho de 2021

Atos 17:3

Atos 17:3 - Expondo e demonstrando que convinha que Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
EXPONDO E DEMONSTRADO. Como os missionários estavam pregando para os judeus, em um local totalmente voltado para o judaísmo, nada mais conveniente do que se utilizar das próprias Escrituras dos hebreus, a fim de convencê-los da verdade anunciada. Paulo era profundamente conhecedor das Sagradas Escrituras dos judeus, até porque antes de ter um encontro com Cristo Jesus, na estrada de Damasco, ele era um fariseu. Desta forma, o apóstolo dos gentios passeava pelas Escrituras deles. QUE COVINHA QUE CRISTO. Tudo já estava na presciência de Deus, conforme é dito em Atos 2:23 - A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos. Já no tempo da queda da raça humana, por meio de Adão e Eva, que havia a promessa da parte de Deus quanto à redenção da humanidade, por meio do Cordeiro de Deus, Cristo Jesus. PADECESSE. Um dos textos utilizados como prova disto era Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si, e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O texto nos fala a respeito do sacrifício de expiação e propiciação de Cristo, o Redentor. E RESSUSCITASSE DENTRE OS MORTOS. Deus ressuscitou ao Senhor Jesus ao terceiro dia, Atos 2: 24 - Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Isso porque Cristo é a ressurreição e a vida, João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. Jesus esteve por três dias no ceio da terra, mas ressuscitou. E ESTE JESUS. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, que é uma transliteração do nome de Josué, e que tem o significado de: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados, Mateus 1:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Este Jesus também ficou sendo conhecido como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo por meio da expiação e da redenção. QUE VOS ANUNCIAMOS. Paulo sempre apresentava o Salvador da humanidade para seus ouvintes com uma mensagem Cristocêntrica, o que todo pregador do evangelho deveria fazer em suas pregações. O apostolo dos gentios andou por muitos países e até por continentes inteiros pregando a mensagem do evangelho das boas novas sobre Jesus de Nazaré, o apresentando como o Cristo prometido nas profecias messiânicas. DIZIA ELE, É O CRISTO. O adjetivo Cristo, ou como alguns dizem, o sobrenome Cristo nos fala a respeito do Messias de Deus, aquele que estava exposto em muitas partes das Escrituras dos hebreus, como sendo o cumprimento das mais preciosas promessas de Deus. Cristo já era anunciado pelos profetas de Deus como sendo o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens para salvar os homens. Falar a respeito de Cristo é falar também da missão de Jesus, o Filho de Deus, como sendo o ungido ou enviado do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...