sexta-feira, 18 de junho de 2021

Atos 16:39-40

Atos 16:39-40 - E, vindo, lhes dirigiram súplicas; e, tirando-os para fora, lhes pediram que saíssem da cidade. E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram.
E, VINDO, LHES DIRIGIRAM SÚPLICAS. Os magistrados haviam mandado os quadrilheiros com a ordem que o carcereiro soltasse a Paulo e a Silas, porem, Paulo replicou que eles mesmos viessem e lhes soltassem, certamente esperando um pedido de desculpas. Na realidade, depois que os magistrados souberam que os missionários eram cidadãos romanos, então vieram pessoalmente para soltar os prisioneiros. Agora, se rebaixaram e suplicaram aos homens de Deus que lhes desculpassem pela injustiça. E TIRANDO-OS PARA FORA. Paulo havia mandado o recado aos magistrados que eles não iriam sair da prisão enquanto as autoridades romanas não viessem eles mesmos lhes soltar. Atos 16:37 - Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora. Humilhados diante daquela situação, vieram e atenderam a Paulo. LHES PEDIRAM QUE SAÍSSEM DA CIDADE. Os magistrados não exigiram, mas solicitaram a Paulo e a Silas que eles fossem embora da cidade de Filipos, porque os missionários tinham contrariado a interesses da classe mais rica daquela cidade. A verdade é que Mamom dominava completamente a elite econômica de Filipos, ao ponto dos homens mais ricos daquela cidade fazerem de tudo para se vingar deles. E SAÍNDO DA PRISÃO. Deus agiu poderosamente em todos os momentos para que isso realmente viesse a acontecer. O grande terremoto, que abalou completamente toda a estrutura da cadeia pública, ao ponto das paredes virem ao chão e todas as portas se abrirem, foi à demonstração do grande poder de Deus em favor dos seus servos para que eles não ficassem presos. Agora, Paulo e Silas estavam libertos da prisão. ENTRARAM EM CASA DE LÍDIA. Lídia era aquela mulher que havia escutado a palavra de Paulo e passou a crer no evangelho de Cristo. Atos 16:14 - E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. É dado por certo que Lídia, que era influente, tenha ajudado a libertar os missionários. E, VENDO OS IRMAOS, OS CONFORTARAM. O Espírito Santo de Deus trabalhava de maneira extraordinária para convencer os ouvintes do evangelho de que deveriam se converter ao reino de Cristo. Os poucos momentos que os missionários tiveram naquela cidade pregando o evangelho foi o suficiente para que muitas pessoas aceitassem a Cristo. Certamente Paulo contou o grande milagre que Deus fez por eles. E DEPOIS PARTIRAM. O que tinha de ser feito, os homens de Deus já haviam feito na cidade de Filipos, e o que aconteceu com Paulo e Silas era o suficiente para que o testemunho deles convencesse a muita gente do poder de Deus. Os missionários não poderiam mais permanecer naquele lugar, porque corriam o risco de suas próprias vidas, pois, os inimigos estavam furiosos. Muitos trabalhos ainda tinham que ser feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...