quarta-feira, 30 de junho de 2021

Atos 19:21

Atos 19:21 - E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma.
E, CUMPRIDAS ESTAS COISAS. Paulo já estava ha bastante tempo realizado seus trabalhos na cidade de Éfeso, cumprindo sua missão em pregar as boas novas do evangelho de Cristo. É bem provável que neste tempo já havia uma comunidade cristã bem solidificada nos caminhos do reino de Deus, porque a presença de Paulo proporcionava o adequado ensino das doutrinas cristãs para o desenvolvimento dos membros do corpo de Cristo e o apóstolo se dava por satisfeito pelo que já realizara. PAULO PROPÔS, EM ESPÍRITO. Essa é uma colocação que nos faz ver que Deus estava no controle da vida de Paulo, e que seus passos na obra missionária eram dirigidos pelo Espírito Santo. Esse desejo de ir mais uma vez a cidade de Jerusalém nasceu no mais íntimo do ser do apóstolo, porque os propósitos de Deus tinham que se cumprir. Este propósito não era um projeto pessoal, mais sim, era a comunicação de Deus. IR A JERUSALÉM. Desta vez, ir a Jerusalém significava mais do que uma visita à igreja matriz do cristianismo, bem como cumprir algum voto no templo da cidade santa. Mas esta chegada de Paulo a cidade de Deus cumpria propósitos mais elevados, porque de lá, o apóstolo dos gentios seria encaminhado a capital de Roma. Todavia, no fundo do seu coração, Paulo já nos finais de sua missão queria chegar a Jerusalém, sua terra. PASSANDO PELA MACEDÔNIA. A Macedônia era um dos maiores países do continente europeu, desta mesma época, e que serviu de porta para que o apóstolo dos gentios levasse as boas novas de Cristo na Europa. Era limitada ao sul pelo Egito, ao norte pela Dalmácia, Mísua e Trácia, ao oriente se limitava com o Golfo do mar Egeu e ao ocidente pelo mar Jônico. Paulo esteve na Macedônia por ter uma visão. E PELA ACAIA, DIZENDO. A Acaia era uma pequena região da Grécia, chamada de província senatorial e não imperial da qual o governo estava sob o comando do procônsul Gálio, que também era juiz. O trajeto de Paulo até a cidade de Jerusalém tinha também como objetivo passar de visita pelos campos missionários evangelizados por ele para saber do estado das comunidades cristãs, fundadas por ele e seus amigos. DEPOIS QUE HOUVER ESTADO ALI. As visitas de Paulo a Macedônia e a Acaia tinha também como objetivo fazer uma campanha de arrecadação de alimentos para que levasse aos irmãos de Jerusalém e da Judéia, porque Paulo não queria chegar de mãos vazias em Jerusalém. E foi justamente o que aconteceu, o apóstolo dos gentios retornou a cidade de Jerusalém, para depois cumprir outros propósitos na missão. IMPORTA-ME VER TAMBÉM ROMA. Depois de muitos anos servindo ao reino de Deus em várias partes do mundo, o apóstolo dos gentios expressa um antigo desejo seu de também pregar o evangelho da verdade em Roma, que era a sede do governo e do império político de Roma. O ministério de Paulo já havia realizado sua missão em grande parte com os gentios, mais havia profecias de que Paulo deveria pregar para reis e grandes autoridades, e isso se cumpriria na vida de Paulo na Roma imperial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...