quarta-feira, 30 de junho de 2021

Atos 19:22-23

Atos 19:22-23 - E, enviando à Macedônia dois daqueles que o auxiliavam, Timóteo e Erasto, ficou ele por algum tempo na Ásia. E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.
E, ENVIANDO À MACEDÔNIA. A Macedônia era um dos maiores países do continente europeu, desta mesma época, e que serviu de porta para que o apóstolo dos gentios levasse as boas novas de Cristo na Europa. Era limitada ao sul pelo Egito, ao norte pela Dalmácia, Mísua e Trácia, ao oriente se limitava com o Golfo do mar Egeu e ao ocidente pelo mar Jônico. Paulo esteve na Macedônia por ter uma visão. O apóstolo ainda pretendia ficar mais um pouquinho na Ásia, por isso mandou seus auxiliares. DOIS DOS QUE O AUXILIAVAM. Neste mesmo tempo, o apóstolo dos gentios já dispunha de um grande ministério, e a obra que ele vinha realizando no mundo gentílico era muito vasta. Portanto, precisava de amigos de ministério para que pudesse cooperar nas igrejas por ele fundadas. Se fôssemos catalogar os nomes dos companheiros de ministério de Paulo, seria muito grande, ele não trabalhava sozinha. TIMÓTEO E ERASTO. Sobre o jovem Timóteo, era de mãe judia e de pai grego, e que vinha sendo preparado desde criança nos caminhos do Senhor pela sua mãe Eunice e por sua avó Loide. Depois que foi conhecido por Paulo, Timóteo passou a ser seu auxiliar permanentemente. Erasto era também um dos cooperadores de Paulo, que neste momento foi enviado com Timóteo para fazer um importante trabalho social. FICOU ELE POR ALGUM TEMPO NA ÁSIA. De acordo com alguns comentaristas do Novo Testamento, esta Ásia citada no texto por Lucas, não se resume apenas ao que pode ser chamada de Ásia Menor, nem muito menos a região do continente asiático. Essa Ásia corresponde ao território que se limita com Lícia e Frígia ao oriente, o mar Mediterrâneo ao sul, o mar Egeu a oeste e a Paflagônia a norte, uma grande região. E NAQUELE MESMO TEMPO. As coisas tinham que acontecer como o Senhor já havia comunicado com o seu servo o apóstolo Paulo, ele que já tinha sentido em seu espírito de viajar para Jerusalém. Os trabalhos estavam sólidos em toda aquela região da Ásia, tendo a cidade de Éfeso como quartel general do missionário. Por permissão de Deus, então, naquele mesmo tempo surgiram muitas perseguições com Paulo e o evangelho. HOUVE UM NÃO PEQUENO ALVOROSO. Geralmente, as perseguições contra o apóstolo dos gentios surgiam da parte dos judeus, seus compatriotas, para quem Paulo pregava o evangelho da circuncisão. Mas, há quem diga, que neste caso de Éfeso, também surgiram perseguições por parte da sociedade de um modo geral, porque Paulo se pôs a pregar contra Diana, a principal deusa dos moradores de Éfeso. ACERCA DO CAMINHO. Na realidade, este caminho a que se refere o texto diz respeito ao verdadeiro cristianismo, que era a nova religião fundada por Cristo e que estava sendo desenvolvida pelos apóstolos e líderes da igreja primitiva. Foram muitas e em vários lugares as perseguições contra o cristianismo, uma vez que, onde o evangelho das boas novas de Cristo era pregado, as pessoas se convertiam, e com isso, vinham às oposições dos judeus, do império romano e das demais seitas heréticas daquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...