quinta-feira, 24 de junho de 2021

Atos 18:12-13

Atos 18:12-13 - Mas, sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo, e o levaram ao tribunal. Dizendo: Este persuade os homens a servir a Deus contra a lei.
MAS, SENDO GÁLIO PROCÔNSUL DA ACAIA. Este Gálio era irmão do tão conhecido poeta grego Sêneca, sobre quem o seu irmão escreveu dois de seus muitos livros. Conforme o que sobre ele foi escrito, era um homem muito gentil, tinha uma educação por excelência e tratava dos negócios públicos com muita seriedade. A Acaia era uma pequena região da Grécia, chamada de província senatorial e não imperial. A figura de procônsul era a de um governador, que também era um juiz das causas da sociedade. LEVANTARAM-SE OS JUDEUS. Esta era a segunda vez que os judeus se levantavam contra Paulo na cidade de Corinto, o que em outras cidades também aconteceram por onde o apóstolo já havia passado. A realidade é que na cidade de Corinto Paulo vinha promovendo um grande desfalque no judaísmo, porque figuras importantes da sinagoga já haviam se convertido para o cristianismo, como Crispo, seu líder principal. CONCORDEMENTE CONTRA PAULO. Neste caso da cidade de Corinto, Paulo teve a ousadia de realizar os cultos de pregação justamente em frente à sinagoga dos judeus, e isso foi uma grande afronta e desafora contra os líderes do tradicional judaísmo. Por que os judeus sempre se levantavam contra o apóstolo dos gentios? O fato é que Paulo conhecia profundamente as Escrituras dos judeus e usava-as a favor de Jesus. E O LEVARAM AO TRIBUNAL. Não temos como saber se estes judeus sabiam ou não que Paulo tinha cidadania romana, o que não poderia ser linchado em praça pública pela sociedade, mas como as leis determinavam, ele deveria ser levado para ser julgado pelas autoridades romanas. Foi justamente o que aconteceu, os judeus, que eram influentes na cidade de Corinto, conseguiram uma audiência com o procônsul. DIZENDO: ESTE PERSUADE OS HOMENS. Efetivamente o apóstolo dos gentios tinha um poder muito grande de persuasão, mas não no sentido negativo ou por meio da enganação, como os judeus estavam interpretando. A realidade é que o evangelho das boas novas de Cristo tinha em sua essência um poder de convencimento, que não era simplesmente um dote de Paulo, mais era o poder da mensagem sobre Cristo Jesus. A SERVIR A DEUS. Os opositores de Paulo se referem às doutrinas cristãs e ao discipulado aplicado pelo apóstolo, no tocante a nova vida dos convertidos ao cristianismo. Em vez de estarem com raiva de Paulo, os líderes do judaísmo deveriam estar felizes por ver que Paulo estava levando a muitas pessoas a servir a Deus. A defesa de uma religião e não do reino de Deus é que levam a muitos líderes a pensarem que somente a sua denominação é que está certa, e não a dos outros. CONTRA A LEI. Os judeus não estavam se referindo as leis romanas que regiam a sociedade de Corinto, porque Paulo conhecia bem as leis romanas, por ser cidadão romano, mas os opositores de Paulo se referem à lei de Moisés. Paulo não era contra a legislação de Moisés, o que ele fazia era dá o devido valor à lei de Moisés, dizendo que os gentios convertidos ao cristianismo não tinham a obrigação de guardar a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...