quarta-feira, 16 de junho de 2021

Atos 16:13

Atos 16:13 - E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
E NO DIA DE SÁBADO. Paulo e os missionários que com ele estavam realizando esta tão importante missão guardavam seus sentimentos religiosos dos hebreus, em que nos sábados reservavam o tempo para se dedicarem as coisas de Deus. Os judeus especificamente tinham um respeito muito grande pelo dia de sábado, como um dia sagrado, porque isso fazia parte do judaísmo como algo indispensável. Certamente, Paulo tomou conhecimento de que havia uma comunidade judaica na cidade. SAÍMOS PARA FORA DA PORTA. Na dispersão, ou seja, nos lugares mais distantes de Israel, os judeus costumavam edificar suas sinagogas em lugares mais reservados, e de preferência perto dos rios e lagos para que pudessem realizar seus ritos de purificação. Geralmente estas cidades pagãs estavam cheias de templos e ídolos pagãos, o que para os judeus era coisa abominável, por isso que, se reunião fora das cidades. PARA A BEIRA DO RIO. Havia de fato um riacho que ficava não muito distante desta cidade, que em determinadas épocas do ano, principalmente no tempo do inverno se transformava em um rio. Não somente os judeus, mas também os gentios daquela época acreditavam que a beira dos rios se desfrutava de mais paz, do que nos centros urbanos agitados daquela época, por isso que este lugar era usado para as orações. ONDE SE COSTUMAVA FAZER ORAÇÕES. Observa-se que este era basicamente um ambiente judaico em que havia por ali certamente uma sinagoga e ao redor do prédio havia um gramado em que os seguidores do judaísmo faziam suas orações. Era uma tradição dos judeus helenistas da dispersão comprarem uma granja fora das cidades romanas, de preferência junto a um rio ou lago, para dedicarem as suas orações. E, ASSENTANDO-NOS. Como de costume, Paulo e seus amigos de missão, ao chegarem a um novo campo missionário procuravam nos dias de sábado as sinagogas judaicas para pregar a palavra de Deus, primeiro para os judeus. Neste momento não estava acontecendo à celebração do culto dentro da congregação, mas sim, o momento de oração, em que as pessoas ficavam mais a vontade, assentadas no gramado, orando. FALAMOS ÀS MULHERES. Comumente, os homens ficavam mais dentro da sinagoga, ocupando os primeiros assentos da congregação, e estavam mais envolvidos diretamente com os elementos do culto. Já as mulheres ficavam em lugares mais reservados, porque era assim que acontecia no templo de Jerusalém, onde as nem podiam entrar no recinto principal do templo. Portanto, ficavam ao redor da sinagoga. QUE ALI SE AJUNTAVAM. Como Paulo sempre tinha problema com os principais das sinagogas judaicas, então, chegando no ambiente e dando uma olhada, viu que poderia se aproximar do grupo mais frágil para pregar o evangelho de Cristo. Estas mulheres poderiam ser judias casadas com homens gentios, ou elas eram mulheres do mundo gentílico casadas com judeus, ou simplesmente prosélitas do judaísmo. Estas mulheres estavam orando e tiveram o privilégio de ouvirem o evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...