domingo, 20 de junho de 2021

Atos 17:19-20

Atos 17:19-20 - E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto.
E TOMANDO-O, O LEVARAM. Realmente, os filósofos foram impactados com a pregação de Paulo, e podemos ter certeza que o apóstolo falou coisas extraordinárias a respeito de Jesus Cristo. Além do mais, o que Paulo falou sobre a vida após a morte, ou seja, sobre a ressurreição dos mortos, deve também ter causado espanto nos seus ouvintes, porque eles achavam que a vida se resumia apenas nesta existência terrena. Não sabemos se forçaram a Paulo ir ao Areópago, mas o levaram para lhe ouvirem. AO AREÓPAGO, DIZENDO. Este era um lugar que ficava próximo à praça onde Paulo estava pregando para os filósofos sobre Jesus Cristo e sobre a ressurreição dos mortos. O Areópago era uma colina alta de mais de cem metros de altura, onde o conselho municipal de Atenas se reunia para julgar as questões filosóficas e religiosas dos atenienses. No caso de Paulo, se tratava de uma questão de cunho mais religiosa. PODEREMOS NÓS SABER. Não que o missionário estivesse sendo julgado por suas opiniões, mas os filósofos queria conhecer mais sobre as ideias do pregador, e isso na presença do conselho municipal de Atenas. Tudo indica que todos os costumes da cidade de Atenas eram controlados pelos líderes da filosofia bem como pelas autoridades locais, que não aceitavam que novos conceitos fossem ensinados ali. QUE NOVA DOUTRINA É ESSA QUE NOS FALAS. Podemos observar que não há uma acusação negativa por parte dos filósofos contra o apóstolo dos gentios, porem, um tom forte de curiosidade, por parte daqueles que eram considerados os homens do conhecimento de Atenas. A pregação do evangelho feita por Paulo na praça pública chamou a atenção dos homens do saber, porque eles nunca tinham ouvido tal coisa. POIS COISAS ESTRANHAS. Ao falar sobre Jesus, certamente o pregador deve ter anunciado sobre sua obra perfeita de redenção, que traz consigo a esperança de perdão dos pecados, bem como a justificação das falhas praticadas pelos filhos dos homens, isso, mediante o sacrifício de expiação e propiciação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ninguém antes havia falado em Atenas sobre estas coisas. NOS TRAZES AOS OUVIDOS. Os entrevistadores de Paulo já haviam falado sobre todos os assuntos mais relevantes daquela época, mas nunca tinham ouvido falar das novas ideias trazidas pelo pregador do evangelho das boas novas de Cristo. Quem conhece o poder do evangelho da verdade não se espanta com o que estava acontecendo em Atenas, mas quem é incrédulo fica chocado com o poder do evangelho libertador. QUEREMOS, POIS, SABER O QUE VEM A SER ISTO. Não temos como saber quais as intenções reais deste interrogatório, se eles estavam querendo ou não colher provas para incriminar a Paulo. Mas lemos no final deste capítulo que o resultado foi positivo, em que muitos creram na pregação de Paulo. Atos 17:34 - Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros. Paulo pregou o evangelho com ousadia do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...