segunda-feira, 21 de junho de 2021

Atos 17:21-22

Atos 17:21-22 - (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade). E, estando Paulo de pé no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto religiosos.
POIS TODOS OS ATENIENSES. Temos a nossa frente à revelação de uma das mais marcantes características dos moradores de Atenas, por isso que os tornava um povo que não se acomodava diante da curiosidade, até que descobrissem a razão de ser das coisas. Quando Paulo apareceu de repente pregando sobre o que eles chamaram de nova doutrina, não perderam tempo, sem que o levasse ao lugar ideal de pregar, que era o Areópago. Sempre que aparecia alguém de boa retórica, eles queriam ouvi-lo. E ESTRANGEIROS RESIDENTES. Como Atenas era a capital da cultura, da filosofia e da arte, então, vinham pessoas de todas as partes do mundo civilizado daquela época morar naquela cidade do saber. Portanto, quem fixava residência em Atenas, não demorava muito tempo até que absorvesse seus hábitos e costumes. Os filósofos pregavam que o homem é produto do meio em que vive, e todos se tornavam comuns. DE NEHUMA OUTRA COISA SE OCUPAVAM. De todas as partes do mundo antigo daquela época os pais que tinham mais condições financeiras enviavam seus filhos ainda bem jovens para morar e estudar em Atenas. Os atenienses, nativos ou naturalizados, não faziam outra coisa, senão se ocuparem na arte de fazer sermões ou ouvirem os melhores oradores daquela cidade, que eram os homens da filosofia. SENÃO DE DIZER E OUVIR ALGUMA NOVIDADE. Não temos como saber se o evangelho já havia sido pregado em Atenas, mas pelo que podemos ver, Paulo estava com o queijo, o prato e a faca, naquilo que ele mais gostava de fazer, que era efetivamente pregar as boas novas do evangelho glorioso de Cristo Jesus. Podemos dizer que as multidões se aglomeravam neste momento em torno do apóstolo Paulo. E ESTANDO PAULO DE PÉ NO MEIO DO AREÓPAGO. Os historiadores nos fazem saber que o Areópago era um quadrado, em que em três dos seus lados ficavam as multidões para ouvirem os oradores. Já no seu principal palco, ficava em uma plataforma muito alta em que o orador seria visto e ouvido por todos os que estavam presentes. Deus estava dando a Paulo uma oportunidade boa para pregar o evangelho. DISSE: HOMENS ATENIENSES, EM TUDO VOS VEJO. Dependendo do público para que o apóstolo se dirigia, era um costume seu falar diretamente aos seus cidadãos, como em muitos casos, Paulo dizia, “homens israelitas” quando pregava para os judeus. Neste caso, se dirigindo aos atenienses, foi uma forma de chamar a atenção de todos para o seu discurso. O apóstolo já tinha feito uma profunda analise sobre aquele povo. UM TANTO RELIGIOSOS. E o pregador fala justamente sobre suas conclusões a que chegou sobre os moradores de Atenas. Logo que chegou naquela cidade, uma das primeiras coisas que Paulo percebeu foi que o povo era idólatra. Os atenienses eram muito devotos aos seus ídolos e imagens de esculturas, e foi justamente por esse caminho que o missionário entrou para falar a respeito do Deus único e verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...