terça-feira, 29 de junho de 2021

Atos 19:17-18

Atos 19:17-18 - E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos.
E ISTO FOI NOTÓRIO A TODOS OS QUE HABITAVAM EM ÉFESO. Os exorcistas ambulantes, que eram charlatões da religiosidade tinham que aprender a lição que não se brinca com o nome de Jesus. Lucas registra este fato para ensinar a todos que somente aqueles que são verdadeiros servos de Cristo serão honrados pelo poder do Espírito Santo, mas aqueles que não militam legitimamente na obra de Deus, mais cedo ou mais tarde serão envergonhados. Esse foi um fato púbico para toda a cidade. TANTO JUDEUS COMO GREGOS. Provavelmente, havia na cidade de Éfeso uma grande comunidade de Judeus, tanto daqueles que seguiam o tradicional judaísmo, que era ligado a Jerusalém, como também os que seguiam as seitas judaicas, que eram falsas ramificações do judaísmo. Estes gregos a que se refere o texto, dizem respeito aos gentios, pagãos e incrédulos de Éfeso, que tomaram conhecimento do que aconteceu. E CAIU TEMOR SOBRE TODOS ELES. A repercussão que deu este acontecimento chocou a sociedade de Éfeso, ao ponto das pessoas ficarem admiradas e perplexas com tudo. Acreditamos que este fato deve ter gerado preocupação para aqueles que de maneira clandestina praticavam o exorcismo e as artes mágicas. Por outro lado, a partir de agora, os trabalhos de Paulo seriam facilitados, e sua mensagem recebida. E O NOME DO SENHOR JESUS. Os sete filhos do principal sacerdote, Ceva, estavam tentando confrontar as atividades de Paulo na cidade de Éfeso, porque tudo que Paulo fazia e realizava era em nome de Jesus. Aqueles praticantes do charlatanismo diziam que tinham condições de fazerem as mesmas coisas que Paulo fazia, como se o exorcismo fizesse parte do cristianismo e que podiam até usar o nome de Jesus Cristo. ERA ENGRANDECIDO. Havia por traz das intenções dos sete filhos de Ceva, o firme propósito de debocharem de Paulo, do cristianismo, e do nome do Senhor Jesus. Mas como o reino de Deus e da luz nunca perde para o reino dos homens e do mal, então este acontecimento rendeu glórias ao nome de Cristo. A partir de então, o evangelho ficou fortalecido nesta cidade, porque as pessoas acreditavam no nome de Jesus. E MUITOS DOS QUE TINHA CRIDO VINHAM. Deus estava no controle de todas as coisas e a mensagem do evangelho estava sendo bem recebida na cidade de Éfeso. O Senhor estava cooperando com o ministério de Paulo e o nome de Cristo estava sendo engrandecido de maneira extraordinária. Os objetivos da missão de Paulo estavam sendo alcançados, porque os ouvintes estavam crendo no nome do Senhor Jesus. CONFESSANDO E PUBLICANDO OS SEUS FEITOS. Podemos entender o seguinte desta colocação feita por Lucas: primeiro que os feitos dizem respeito ao que o nome de Jesus vinha prodigalizando em favor dos que se convertiam na cidade de Éfeso. Depois, pode ser que o escritor tenha a intenção de falar que os novos convertidos vinham testemunhando e publicando os seus testemunhos a respeito das bênçãos recebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...