sábado, 19 de junho de 2021

Atos 17:5

Atos 17:5 - Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo.
MAS OS JUDEUS DESOBEDIENTES. Ao chegar em Tessalônica, Paulo e seus companheiros de missão foram direto a sinagoga dos judeus como era de costume, e no versículo anterior, Lucas afirma que alguns dos judeus creram no evangelho da circuncisão pregado pelo apóstolo dos gentios. Entretanto, a maioria dos que faziam parte do ministério da sinagoga local, não crerem a mensagem dos missionários, pelo contrário se posicionaram como inimigos do evangelho das boas novas de Cristo Jesus. MOVIDOS DE INVEJA. A inveja negativa, como um sentimento diabólico sempre tomou aos adversários do reino de Deus para que muitos se levantassem contra a obra de Cristo. Isso aconteceu contra o Senhor Jesus, Marcos 15:10 - Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado. Os líderes religiosos da sinagoga vendo que perderam muitos prosélitos ficaram possuídos de inveja. TOMARAM CONSIGO ALGUNS HOMENS PERVERSOS. Quem conhece a história da humanidade sabe que sempre existiram homens perversos que por motivos qualquer investem contra os homens de bem. Logicamente que os chefes da sinagoga de alguma forma subornaram, e podemos dizer que eles compraram o apoio destes malfeitores para que se levantassem contra os pregadores do evangelho de Cristo. DENTRE OS VADIOS E, AJUNTANDO O POVO. Como os judeus conheciam bem os habitantes de Tessalônica, e sabiam onde ficavam os desocupados dentre os cidadãos daquela cidade, não tiveram dificuldade para subornar os que queriam ganhar naquele dia uma certa quantidade em dinheiro. Os baderneiros sempre estão disponíveis, bem como os malfeitores para fazerem levantes por qualquer motivo, desde que pagos. ALVOROÇARAM A CIDADE. O que os judeus queriam mesmo era provocar uma revolta popular contra os homens de Deus, coisa que eles sempre faziam para alcançarem os seus objetivos. Cidade pequena do interior se torna fácil para que as notícias cheguem a todos os recantos porque todos se conhecem, com isso, facilitou para que os líderes do judaísmo rapidamente fizessem um levante contra os missionários e pregadores. E ASSALTANDO A CASA DE JASOM. Aqueles que se dão ao estudo da transliteração dos nomes bíblicos chegam à conclusão que o nome Jasom era uma alteração sonora do nome de Josué, que feita à transliteração para o aramaico tinha o significado de Jesus. Há quem diga que este Jasom era um dos seguidores do judaísmo da sinagoga judaica que havia se convertido ao cristianismo e que estava acolhendo aos missionários, razão porque os judeus e os subornados por eles foram a sua residência. PROUCURURAM TRAZÊ-LO PARA JUNTO DO POVO. O próximo versículo afirma que não encontraram os missionários, por isso que procuravam arrastar a Jasom para o meio da multidão alvoroçada. Atos 17:6 - E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui. A igreja sempre foi perseguida neste mundo hostil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...