domingo, 27 de junho de 2021

Atos 19:10

Atos 19:10 - E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.
E DUROU ISTO POR ESPAÇO DE DOIS ANOS. Paulo já estava ha alguns meses na cidade de Éfeso pregando o evangelho na sinagoga dos judeus, mas como sempre acontecia, os lideres do judaísmo se levantaram contra o servo de Deus, tentando desfazer do evangelho que Paulo pregava. Os dois anos a que se refere o escritor, nos fala a respeito do tempo em que Paulo esteve usando a escola de Tirano para pregar a palavra de Deus aos moradores de Éfeso, bem como para os que lhe visitavam ali. DE TAL MANEIRA QUE TODOS. A escola de tirano era apenas um prédio onde o apóstolo se reunia na cidade de Éfeso para realizar os cultos e pregar o evangelho para os visitantes, bem como discipular e doutrinar os que faziam parte do corpo de Cristo. Certamente todos os moradores de Éfeso e cidades circunvizinhas vinham à escola de tirano, que era muito conhecida para ouvirem as boas novas do evangelho de Cristo. OS QUE HABITAVAM NA ÁSIA. Como um gigante da evangelização, Paulo fez da escola de Tirano seu quartel general, mas que não resumia suas atividades somente na cidade de Éfeso, mas com disposição de falar a respeito de Cristo, realizou suas campanhas missionárias em toda a região da Ásia. No livro de Apocalipse capítulos dois e três fala a respeito das sete principais igrejas que surgiram das atividades evangelistas de Paulo, que são as seguintes: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, e Laodicéia. OUVIRAM A PALAVRA. O apóstolo cumpriu em seu ministério o ide imperativo do Senhor Jesus, que nós encontramos em Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Como também Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. DO SENHOR JESUS. O apóstolo dos gentios era quem pregava a palavra, mais a sua mensagem era do Senhor Jesus Cristo, porque a pregação de Paulo era sempre Cristocêntrica. Diante do que nos é dito nesta colocação de Lucas, podemos imaginar que Paulo tinha o maior prazer em anunciar as boas novas do evangelho de Cristo, sempre mostrando aos seus ouvintes o plano da salvação de Deus pela redenção. ASSIM JUDEUS. Por onde Paulo passava pregando o evangelho ele tinha por costume pregar primeiro a palavra de Deus para os seus compatriotas judeus. Na cidade de Corinto, o apóstolo teve sérios problemas com os líderes do judaísmo, ao ponto de afirmar que não pregava mais para os judeus, porem mudou de opinião depois. Paulo pregava para os judeus o evangelho da circuncisão, sempre procurando provar pelas Escrituras dos hebreus que as profecias messiânicas se cumpriram em Jesus Cristo. COMO GREGOS. Deus havia falado com Paulo a respeito do seu ministério para com os gentios, conforme está registrado em Atos 13:47 - Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra. Na realidade, para a sua época, o apóstolo foi considerado o maior evangelista dos gentios, por isso que ficou conhecido como o apóstolo dos gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...